Foo Fighters: resenha do show em Porto Alegre/2015
Resenha - Foo Fighters (Estacionamento da FIERGS, Porto Alegre, 21/01/2015)
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 16 de dezembro de 2017
Com a turnê marcada a passar pelo Brasil em Fevereiro/Março de 2018 junto com o QUEENS OF THE STONE AGE, que tal relembrar a apresentação do FOO FIGHTERS em 2015 na cidade de Porto Alegre/RS?
A 1ª passagem do FOO FIGHTERS como atração principal em território nacional nesta atual turnê teve início na cidade de Porto Alegre, local que a banda nunca havia tocado antes. O show fez parte da turnê de divulgação do novo álbum de estúdio, "Sonic Highways" (8º disco, 2014). Mais de 37.000 mil pessoas lotaram o estacionamento da FIERGS no dia 21/01/2015, local onde foi realizado o show.
Presenciado "in loco" por este que vos fala, já era noite quando após um piscar de luzes o FOO FIGHTERS timidamente subiu ao palco em silêncio com um pequeno atraso de 05 minutos. Os fãs, que foram à loucura ao verem Dave Grohl (vocalista/guitarrista) e sua turma no palco, só fizeram silêncio após Dave pedi-lo a todos com o simbólico gesto do dedo na ponta dos lábios. A calma era devido à cadência da música "Something From Nothing", escolhida para abrir o show e também é a música que abre o novo álbum de estúdio.
Em seguida, nada de músicas calmas, pois só havia espaço para os arrasa quarteirões como as canções "The Pretender", "Learn to Fly", "Breakout", "Arlandria", "Generator" e "My Hero".
Dave comentou que era a 1ª vez da banda em Porto Alegre e por isso eles teriam muitas músicas para tocar, avisando que o show seria muito longo chegando a 03 horas de duração - o que realmente aconteceu. E disse mais, informando que a banda tocaria músicas do 1º álbum, do 2º álbum, do 3º álbum, do 4º álbum, e assim foi ele dizendo até o 8º álbum, gerando gargalhadas da plateia ao dizer que eles iriam tocar as músicas do 9º álbum também, dizendo depois que não, pois eles nem possuem ainda um 9º disco.
Antes da música "Congregation" ser executada - canção que também pertence ao novo disco - Dave falou um pouco sobre o método de gravação desse álbum, explicando que cada música do disco foi gravada em uma cidade diferente dos EUA. Deste álbum, a banda ainda executou as músicas "In The Clear" e "Outside", fechando assim 04 músicas apresentadas do novo disco.
Foi com uma cerveja na mão que o frontman do FOO FIGHTERS apresentou toda a banda, começando por Chris Shiflett, que fez um ótimo solo de guitarra após Dave induzir a plateia para que Chris fizesse mais solos, fato que foi correspondido novamente pelo guitarrista. A introdução dos membros continuou em Nate Mendel (baixo), Taylor Hawkins (bateria), Pat Smear (guitarra) e Rami Jaffee (teclado).
Após as belas apresentações das músicas "Walk", "Cold Day in The Sun" (cantada por Taylor) e "I'll Stick Around", a canção "Monkey Wrench" ferveu mais ainda o público que já se encontrava em êxtase total e no momento em que esta música foi prolongada no meio da canção, o público acendeu isqueiros e luzes de celulares durante a "viagem" sonora da guitarra de Dave, abusando (no bom sentido) simultaneamente das distorções "Chrous" e "Delay" da sua guitarra totalmente azul da marca Gibson.
Depois, apenas com o seu violão, Dave atravessou toda a passarela e tocou a música "Skin and Bones" junto com Rami Jaffee, que estava acompanhado da sua sanfona. Na canção seguinte, "Wheels", teve apenas a presença de Dave no violão, sendo que já na sequência a clássica música "Times Like These", metade foi executada apenas com Dave no violão e o restante com toda a banda juntos, pois eles surgiram em um pequeno palco no meio da passarela, mas que não era apenas um palco: era um palco giratório, onde a banda ficava de frente, de costas e de lado para todo o público, sendo que o giro do palco ocorria após cada música executada - na verdade, depois de cada cover apresentado.
Pois foi bem nessa hora que o FOO FIGHTERS preparou um setlist especial neste 2º palco. Os covers de "Detroit Rock City" (KISS) teve a formação normal da banda, já em "Miss You" (ROLLING STONES) os vocais foram feitos pelo baterista Taylor, assim como em "Tie Your Mother Down" (QUEEN) que além de Taylor nos vocais, teve também o frontman Dave Grohl na bateria. Isso mesmo!!! Quem esteve no show pôde ver a proeza de assistir o baterista do NIRVANA descascar a batera!!! O set especial neste mini palco foi finalizado com a belíssima versão da música "Under Pressure" (QUEEN / DAVID BOWIE), sendo executada novamente com a formação original da banda.
Dave disse que ainda teria muito show pela frente, porém todos sabiam que a apresentação estava se encaminhando para o final. Retornaram para o grande palco com a música "All My Life", que levou o público novamente à loucura, pois todos já estavam com saudades das músicas próprias do FOO FIGHTERS. Dave disse ainda que ele não gosta de sair do palco para retornar para o bis, que a banda apenas toca e toca até realmente ficarem cansados. Dizendo ainda que ele não gosta de despedidas, a banda tocou as músicas "These Days", "Rope" e "Best of You", sendo esta última cantada em coro uníssono pelo público que não terminou nem mesmo quando a música já havia sido executada, fazendo os olhos de Dave brilharem emocionados podendo ser notados através de 01 dos 03 telões armados para o show.
Finalizando o show com a mais do que a clássica canção "Everlong", com uma receptividade impecável dos fãs que acenderam isqueiros e celulares novamente e cantaram usando o máximo das suas vozes.
A iluminação e as imagens do telão tiveram efeitos que maximizaram a apresentação da banda, com imagens temáticas às músicas ou às capas dos álbuns daquela tal canção que estava sendo tocada, alternando com imagens do próprio show.
Com a promessa de Dave Grohl dizendo que a banda irá retornar algum dia para Porto Alegre mas sem ter a mínima ideia de quando isso irá acontecer, os fãs puderam voltar para casa com a esperança de que essa não foi a última vez em que eles viram um show do FOO FIGHTERS ao vivo nas suas vidas.
Setlist:
1- Something From Nothing
2- The Pretender
3- Learn to Fly
4- Breakout
5- Arlandria
6- Generator
7- My Hero
8- Congregation
9- Walk
10- Cold Day in The Sun
11- In The Clear
12- I'll Stick Around
13- Monkey Wrench
14- Skin and Bones
15- Wheels
16- Times Like These
17- Detroit Rock City (cover KISS)
18- Miss You (cover ROLLING STONES)
19- Tie Your Mother Down (cover QUEEN)
20- Under Pressure (cover QUEEN / DAVID BOWIE)
21- All My Life
22- These Days
23- Rope
24- Outside
25- Best of You
26- Everlong
Outras resenhas de Foo Fighters (Estacionamento da FIERGS, Porto Alegre, 21/01/2015)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta

O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
A inusitada homenagem de Dave Grohl ao Korn que fez banda reagir nas redes
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


