Dire Straits Legacy: uma noite mágica em POA
Resenha - Dire Straits Legacy (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 05/05/2017)
Por Karen Waleria
Postado em 06 de maio de 2017
O DIRE STRAITS, banda criada em 1977, surgiu com um som leve em uma época marcada pelo punk rock. Sua música se encaixava no chamado "pub rock", uma espécie de movimento que prezava por uma sonoridade mais simples que fugisse da ostentação do progressivo e do glam.
Já se passaram mais de duas décadas desde o último show oficial do DIRE STRAITS, e desde então os fãs foram pedindo pela volta da banda. Principalmente aqui no Brasil onde a banda de rock britânica nunca se apresentou.
Até que alguns dos ex-integrantes se reuniram em Milão, em 2013, para apresentar o projeto liderado por Marco Caviglia, fã apaixonado pela música da banda britânica, mentor dessa reunião exitosa, e que assume a guitarra e vocais ao lado de alguns de seus ídolos.
A primeira turnê com alguns dos ex-integrantes da banda foi um sucesso, com cinco shows esgotados na Itália; e ontem, dia 05 de maio, chegou à capital gaúcha, exatamente no ano em que se completa o aniversário de 40 anos do DIRE STRAITS.
A megabanda formada por Phil Palmer (Guitarras e Vocais), Alan Clark (Piano, Órgão Hammond e Teclados), Danny Cummings (Percussões e Vocais), Mel Collins (Sax), Andy Treacey (Bateria), Mickey Feat (Baixo), Primiano Dibiase (Teclados) e Marco Caviglia (Voz e Guitarra), apresentou-se durante mais de duas horas no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre. Músicos de fases diferentes do DS o que transformou o show em algo muito próximo de uma jam entre velhos amigos tocando suas músicas preferidas.
O público, formado por todas as faixas etárias, que compareceu a tradicional casa de shows porto-alegrense pode conferir esses músicos experientes e consagrados fazendo o que melhor sabem fazer. Essa simplicidade muito bem executada que fez a fama da banda inglesa, num show recheado de clássicos que marcaram uma geração como "Sultans of Swing", "Walk of Life" e "Money for Nothing". Abre aspas, algumas das versões apresentadas no palco foram mais longas que as originais. O Dire Straits Legacy não usa templates, tão comuns hoje em dia. O que você escuta do palco é real, sem trilhas de fundo ou truques técnicos.
Inclusive houve a execução de "Jesus Street", música inédita da banda, lançada aqui no Brasil.
Infelizmente nenhum dos integrantes originais do DIRE STRAITS integram atualmente o Dire Straits Legacy; mas a diferença sonora é pequena. Quem é fã da banda, com certeza, aprovou a performance. Faltaram alguns hits, na minha opinião, no setlist, mas foi um bom show em homenagem ao legado da banda, ainda que sem o Mark Knopfler. Mas se fossem esperar por ele, que está focado há muito tempo na sua carreira solo, uma reunião como a que vimos ontem, nunca aconteceria. Embora uns mais e outros menos, todos ali fizeram parte do grupo como bem disse numa entrevista Phil Palmer que além de músico agrega a função de diretor musical do espetáculo.
Setlist:
-Private investigation
-Walk of life
-Expresso Love
-Down to the waterline
-Romeo & Juliet
-Tunnel of love
-Six blade knife
-Setting me up
-Sultans of swing
-Your Latest trick
-Jesus Street
-On every street
-Telegraph Road
--
-Brothers in arms
-Money for nothing
-The bug
-Portobello Belle
Agradecimentos à Opus Promoções e Agência Cigana.
Fotos: Sônia Butelli
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
Técnico do Metallica explica tino visionário de James Hetfield: "Nenhuma banda usava"
Quando Sílvio Santos fez piada com a montagem onde aparece como Steve Harris
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O solo que Mark Knopfler fez "todo errado", mas considera perfeito
O guitarrista que fez Eric Clapton se sentir inseguro no palco
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
As bandas cultuadas que Mark Knopfler não curte por serem o oposto do que ele busca na música
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



