2Cellos: Paixão e energia ao extremo em POA
Resenha - 2Cellos (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 22/09/2016)
Por Karen Waleria
Postado em 27 de setembro de 2016
Porto Alegre teve o privilégio, na última quinta-feira, dia 22 de setembro, de abrir a "An evening with 2Cellos", série de shows que o 2CELLOS fez no Brasil no corrente mês.
Esta é a terceira vez que os violoncelistas se apresentam no país e, segunda vez na capital gaúcha, aliás não faz nem um ano que os músicos se apresentaram na capital gaúcha, e já retornaram, para alegria dos fãs.
Contrariando a velha premissa de que o rock afronta o clássico e o tradicionalismo e vice-versa, a dupla apresentou uma performance irretocável que teve duração de mais de 90 minutos e fez um apanhado dos três álbuns lançados por eles: 2CELLOS (2011), In2ition (2013) e o mais recente Celloverse (2015).
Logo após a primeira música apresentada, "Benedictus", o esloveno Luka interagiu pela primeira vez com a plateia. Deu boa noite ao público e falou da satisfação de estar retornando à cidade em tão pouco tempo, em menos de um ano. E obviamente o croata Stjepan também interagiu com os presentes arrancando além de suspiros, muitos risos.
Luka Sulic e Stjepan Hauser mostraram suas releituras repletas de paixão e energia de Karl Jenkins, U2, Coldplay, Muse, Michael Jackson, AC/DC, Hans Zimmer, Nirvana, Rolling Stones, Led Zeppelin, Avicii, Rihanna e Sting, Um setlist coeso, tão envolvente que arrisco dizer que todos os presentes no show, que abriu a mini-tour brasileira, nem sentiram o tempo passar.
Durante o show, mais precisamente, durante a execução das músicas do Rei do Pop me pego pensando diversas vezes...Será que Michael Jackson pensou que suas músicas iriam ficar tão belas nessa roupagem que mescla erudição com rock, metal? Gênios interpretando um gênio...
Incrível como o violoncelo se presta, combina com o rock e com o heavy metal, não é mesmo? Ao ver a dupla em ação nem se percebe a falta da guitarra, instrumento tão peculiar ao estilo.
A paixão e energia que os músicos demonstraram no palco contagiou o público que lotou o Auditório Araújo Vianna. Um público heterogêneo, que abrangia pessoas de todas as faixas etárias - o público infantil em comparação com o ano passado aumentou, fato que endossa o fato dos músicos, que misturam com total maestria estilos como o rock, pop, soul, clássico, influencia e muito os jovens a estudarem cello, a não terem preconceito em relação a estilos musicais.
Esse tipo de show faz com que o futuro da boa música esteja garantido.
E pensar que num passado próximo essa dupla eslovena/croata chegou a competir entre si, hoje; impossível imaginá-los separados. Talvez esteja aí o um dos segredos do sucesso do duo. Gênio quem teve a ideia de formar esse duo.
É incrível ver a sensação dos que os assistem pela primeira vez e ao mesmo tempo instigante ver os que os assistem pela segunda vez, terceira vez...
Não sei se todos irão concordar comigo mas o público gaúcho, a meu ver, é um público que à primeira vista é um pouco contido, com o decorrer dos shows ele se solta e foi o que se viu nessa quinta. Mas depois que ele se solta é inigualável.
Luka Sulic e Stjepan Hauser tiveram dificuldade para deixar o palco, o público não os deixava ir embora...Pedindo bis várias vezes.
Dušan Kranjc, o baterista que se junta à dupla da metade do show em diante é um show à parte, encaixa-se ao duo perfeitamente, agregando mais peso ao show com a condução espetacular, de tirar o fôlego, de suas baquetas.
Arrebatadora é o adjetivo que melhor descreve a performance assistida.
Quando assisti Luka e Stjepan, pela primeira vez, no ano passado, pensei comigo mesma, não pode melhorar...Ledo engano, eles conseguiram se superar...O tempo só faz melhorar o que parecia e é sempre perfeito.
Rock e Heavy Metal para amantes da música clássica ou erudição para roqueiros???? Importa a resposta? A dupla agrada qualquer amante de música de boa qualidade, retifico, de ótima qualidade.
Agora é aguardar o retorno da dupla à capital gaúcha, por que quem assiste uma vez a dupla eslovena/ croata quer reviver as emoções que esses malucos, no bom sentido, como costumo dizer, proporcionam uma, duas, três... Música boa nunca é demais!!
Setlist:
1- Benedictus
2- Where the Streets Have No Name
3- Viva La Vida
4- Resistance
5- With or Without You
6- Human Nature
7- Smooth Criminal
8- Thunderstruck
9- Drum solo
10- Mombasa
11- They Don't Care About Us
12- Smells Like Teen Spirit
13- You Shook Me All Night Long
14- Highway to Hell
15- Satisfaction
16- The Trooper (Overture)
17 - Whole Lotta Love
Bis
18- Wake Me Up
19- We Found Love
20- Fields Of Gold
Parabéns à Opus Promoções pela produção impecável.
Agradecimentos à Agência Cigana pelo credenciamento.
Fotos: Sônia Butelli
Veja mais fotos no link a seguir.
http://bit.ly/2cVSPcW
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps