Testament, Cannibal Corpse, Genocídio: três lendas no palco em SP
Resenha - Testament, Cannibal Corpse, Genocídio (Carioca Club, São Paulo, 21/11/2015)
Por Vitor Franceschini
Postado em 03 de dezembro de 2015
Uma lenda do Thrash Metal mundial, um ícone do Death Metal mundial e uma das mais importantes bandas do Metal extremo nacional. O último dia 21 de novembro foi um dia em que nenhum headbanger de origem tupiniquim, principalmente os paulistas e paulistanos fãs de Metal extremo poderiam reclamar. Afinal, não é sempre que Testament, Cannibal Corpse e Genocídio sobem no mesmo palco e destilam o que de melhor sabem fazer.
Em um dia típico da capital paulista, o Carioca Club (casa que ainda sofre com o calor excessivo no caso de lotação, que foi o caso) recebeu headbangers de todo país. Mas, ainda com o público chegando, o grande Genocídio subiu ao palco que lhe é tão familiar. Mesmo com menos tempo e divulgando seu mais recente trabalho, "In Love With Hatred" (2013), além de comemorar o relançamento do clássico "Posthumous" (1996), a banda ousadamente conseguiu passar por boa parte de sua carreira destilando sons de seus principais álbuns como Encephalic Disturbance do "Depression" (1990), Up Roar de "Hoctaedrom" (1993) e Cloister do "Posthumous", por exemplo. Chamou atenção como a mais recente Kill Brazil de "In Love..." já virou um clássico. O ponto alto foi para o cover de Come To The Sabbath (Mercyful Fate) que deveria fechar o set list, o que não aconteceu. Nem precisa comentar a performance do ‘Genoca’, que tem em seus integrantes segurança e experiência necessárias.
Apesar de ser a primeira vez deste que vos esceve acompanhando ‘in loco’ o Cannibal Corpse, quem conhece um show da banda sabe que os caras são praticamente os ‘Ramones’ do Death Metal. Não, esse não é um comentário pejorativo, pelo contrário. A banda sabe bem onde pisa, não ousa e os movimentos são ‘quase’ que calculados. Quem conhece sabe que, mesmo com disco recente na praça, o Cannibal Corpse dificilmente dispensa os clássicos e foi a mescla que vimos. Com a banda sendo direta e mostrando sua técnica e precisão de sempre, Sentenced To Burn, I Cum Blood, Unleashing The Bloodthirsty, Make Them Suffer, A Skull Full Of Maggots, Hammer Smashed Face, Devoured By Vermin tiveram como aliadas as mais recentes Evisceration Plague, Kill Or Become e Sadistic Embodiment em um set list também abrangente e que conta um pouco mais da história dessa que, talvez seja o maior nome do Death Metal mundial em atividade. Como atração, George ‘Corpsegrinder’ Fisher e seu pescoço avantajado sempre fazendo um ‘headbanging’ que ajudou a ventilar no calor escaldante do Carioca Club.
Público nada cansado, casa abarrotada e a ansiedade para ver um dos maiores nomes do Thrash Metal mundial. Após o ‘tolerável’ tempo pra se ajeitar tudo no palco, as cortinas se abrem e o Testament surge com a sua linha de frente clássica: os guitarristas Alex Skolnick e Erick Peterson, e o ‘homem-montanha’ Chuck Billy rindo à toa e executando um dos maiores clássicos, Over The Wall. Como se não fosse o suficiente a cozinha mais técnica da história do grupo – com Steve Digiorgio (baixo, Sadus, ex-Death e vários outros) e Gene Hoglan (bateria, ex-Dark Angel, Death, Fear Factory, etc) – mostrou sua pegada, ali, diante de todos, no palco. Impressiona como a banda consegue transformar sua fase mais clássica em atual e sua fase atual em clássicos. Exemplo disso é a execução de sons como More Than Meet The Eye, The Formation of Damnation, Rise Up, Native Blood que soam como verdadeiros hinos, sendo cantadas por todos, mesmo sendo composições dos dois últimos álbuns. De qualquer forma, o ápice ficou bem evidente em composições como The Preacher, True Believer (que peso absurdo essa música ao vivo) e Disciples Of The Watch. A grande surpresa foi para Dog Faced Gods, do ótimo e injustiçado "Low" (1994). Aliás, injustiça mesmo é o Testament não poder tocar por umas três horas e incluir em seu setlist faixas dos clássicos "Practice What Your Preach" (1989), "Souls of Black" (1990) e "The Ritual" (1992), o que é compreensível (eu não disse aceitável, risos) para uma banda de uma discografia tão rica. Enfim, presença de palco matadora, carisma acima do normal e um show impecável provaram a força do Testament no Brasil. Como se isso precisasse ser provado. Infelizmente tudo acaba, e esse dia memorável já ficou pra história.
Fotos: Junior Moreira
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
David Gilmour revela seu letrista favorito de todos os tempos — não é Roger Waters
Casagrande pergunta a Paulo Miklos se havia rivalidade ou amizade entre bandas dos anos 80
Atacante da Série A diz que curte Nirvana, mas não se ouve rock nos vestiários

10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Alex Skolnick relembra momento de rivalidade entre Testament e Exodus
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A música do Testament que expressa a luta dos povos indígenas
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



