Deep Purple: a volta dos dinossauros em Porto Alegre!

Resenha - Deep Purple (Auditório Araújo Viana, Porto Alegre, RS, 15/11/2014)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Tony Velho
Enviar Correções  

Um sábado a noite agradável em Porto Alegre se torna ainda melhor ao receber dinossauros do Hard Rock/Heavy Metal como os do DEEP PURPLE.

Newsonic: confira cover de "Perfect Strangers" do Deep Purple

Metallica: Casal toca "Master" no casamento e ganha encontro com a banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não sei dizer qual a capacidade máxima do Auditório Araújo Viana, só posso dizer que estava lotado. E era difícil ver algum cabelo comprido.

Pois bem, as 21h em ponto, uma voz chata anuncia no PA que o espetáculo estava prestes a começar. Apagadas as luzes, com uma breve introdução - "Mars, The Bringer Of War" de Gustav Holst - sobem ao palco os veteranos do Rock.

O time formado por Ian Gillan (voz), Steve Morse (guitarra), Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria) e Don Airey (teclados), abre a noite com o clássico absoluto "Highway Star", do disco "Machine Head".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Auditório proporcionou uma acústica muito boa e a performance da banda foi matadora.

Em seguida, a pesadíssima "Into The Fire", do álbum "In Rock", dobradinha perfeita para abrir uma noite com o Purple.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não pude deixar de notar que os amigos que assistiram os shows aqui no Brasil, que antecederam o de Porto Alegre, se queixaram um pouco da performance de Ian Gillan, alegando estar "quase morrendo em cima do palco".

Devo observar que as músicas no geral pareceram um pouco mais 'lentas' e em determinados momentos, como em "Vicent Price", faixa do ultimo CD da banda, "Now What?!", ou em "Perfect Strangers", do álbum homônimo, as mesmas pareciam bem mais 'pesadas', pelo menos em comparação com outros shows, e quem vos escreve já teve oportunidade de ver a banda outras três vezes.

Levando em conta que a performance de Gillan foi excelente aqui em Porto Alegre, chego a conclusão de que o vocalista deve ter sentido um pouco o peso da idade (ele esta com quase 70 anos!), sendo assim, a banda deve ter optado por baixar um pouco o tom dos instrumentos, atitude que facilitaria a vida de Gillan.

Apesar de soar um pouco mais 'lento' e 'pesado', o show foi impecável.

Seguindo o baile, os ingleses mandaram ainda "Lazy", também do álbum "Machine Head", que contou com um Ian Gillan blueseiro, solando na harmônica. Show de bola!

Entre uma música e outra houve solos brilhantes do virtuoso Steve Morse, psicodélicos do tecladista Don Airey e ate um curto solo de bateria de Ian Paice.

Fechando o primeiro ato, como não poderia faltar, a música mais conhecida do grupo, e talvez a primeira música que todo estudante de guitarra deva ter aprendido, "Smoke On The Water" levou o "caramujo" abaixo!

Uma breve saída do palco. Ao retornar, Ian Paice saúda os gaúchos, tomando uísque. O restante da banda retorna e fecha a noite com "Hush" e "Black Night". Melhor final, impossível!

Gillan pode ter tido um dia ruim em Brasília, mas em Porto Alegre, o povo gaúcho não tem do que se queixar, referente ao show de uma das melhores bandas de Hard Rock/Heavy Metal da historia!

Vida longa ao Deep Purple!

Setlist:
01 - Intro (Mars, The Bringer Of War)
02 - Highway Star
03 - Into The Fire
04 - Hard Lovin' Man
05 - Strange Kind Of Woman
06 - Vincent Price
07 - Contact Lost
08 - Uncommon Man
09 - The Well-Dressed Guitar
10 - The Mule
11 - Lazy
12 - Hell To Pay
13 - Perfect Strangers
14 - Space Truckin'
15 - Smoke On The Water

Encore:
16 - Hush
17 - Black Night


Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt