Aerosmith: Quase duas horas de Hard Rock em São Paulo
Resenha - Aerosmith (Arena Anhembi, São Paulo, 30/10/2011)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 31 de outubro de 2011
Esse ano de 2011 tem sido realmente especial quando o assunto é show internacional em terras brasileiras. Além de grandes festivais, como o Rock In Rio e o SWU que está por vir, tivemos bandas que nos visitaram pela primeira vez, como MÖTLEY CRÜE, ACCEPT e MACHINE HEAD.
Fotos: Rafael Koch Rossi
Ficou claro também que o Brasil entrou definitivamente na rota de shows da maioria das bandas de Rock e muitas delas têm se tornado "figura carimbada" por aqui. Esse é o caso do AEROSMITH, que nos últimos anos veio ao país em 2007 e 2010, retornando agora em 2011 para apresentação única em São Paulo.
Marcado para 20hs, as luzes se apagaram somente às 20:15h, quando a canção de ópera "Cavalgada das Valquírias" (do compositor Richard Wagner) começou a ser tocada, para logo depois ser interrompida por um curto vídeo que se encerrou com o logotipo do AEROSMITH no telão.
Pronto, os fãs presentes sabiam que estava para começar mais um concerto desse verdadeiro mostro do Hard Rock, que é o grupo AEROSMITH. Com Steven Tyler e Joe Perry surgindo bem próximos do público, em uma extensão central do palco, "Draw The Line" deu o tom do que viria adiante: uma noite de muito Hard Rock.
Embora tivesse chovido bastante antes do show começar, parecia que teríamos uma trégua de São Pedro quando o AEROSMITH subiu ao palco. Mas foi só impressão mesmo, pois logo na primeira canção da noite a chuva começou forte, fazendo com que boa parte dos presentes recorresse às capas plásticas (aquelas que aumentam consideravelmente de preço à medida que a chuva se aproxima).
E não teve jeito, praticamente o show inteiro aconteceu debaixo d´água, embora nem o público nem os músicos tenham se importado com isso: Tyler e Perry circularam pelo palco como se não estivesse chovendo.
Com um set list bastante diferente do último show realizado por aqui, o AEROSMITH trouxe a São Paulo muitos clássicos tocados em seus primeiros álbuns, lançados na década de 70, como a ótima "Mama Kin", "Last Child" e ainda "Combination", cantada pelo guitarrista Joe Perry, música que não tinha sido tocada nos shows anteriormente realizados na América do Sul.
Apesar de todos os contratempos vividos por Steven Tyler nos últimos dias – problemas com sua voz no Peru, intoxicação alimentar e desmaio no Paraguai, com direito a marcas no rosto e dentes quebrados – o vocalista mostrou que é um excelente "frontman" e sabe como ninguém comandar um show de Rock. Carismático, simpático e performático, soltou a voz aos 63 anos e não teve chuva que o segurasse.
Além de fazer suas tradicionais caras e bocas para as câmeras, ainda proporcionou momentos hilários, como quando anunciou "Sweet Emotion", mas na verdade a música a ser tocada era "Amazing".
Os telões traziam as imagens dos músicos e ainda trechos de clipes, fotos da banda e vídeos com muitas cores, contribuindo para deixar o espetáculo mais bonito. O público se dividia entre aqueles fãs mais antigos e aqueles que certamente estavam no Anhembi para curtir sucessos mais comerciais da década de 90, como "Cryin’" e "I Don´t Want to Miss a Thing".
O set list variado acabou por agradar a todos, com direito a duas surpresas. Embora o show inicialmente tenha se encerrado com "Sweet Emotion" e um bis de três canções até o fechamento com "Walk This Way", os brasileiros foram privilegiados.
Eram muitas as faixas e cartazes com o nome da canção "Angel" e Tyler falou ao microfone: "vocês querem ‘Angel’?" Todos queriam e a música foi então tocada, surpreendendo a todos, afinal nas últimas três apresentações da banda na América do Sul o show havia sido mesmo finalizado com "Walk This Way" e o próprio vocalista anunciou que "Angel" não era tocada há 5 anos pela banda.
Mas não foi só isso. Teve mais. O AEROSMITH ainda tocou "Train Kept-A-Rollin’", um blues originalmente composto por Tiny Bradshaw, Howard Kay e Lois Mann, gravado no segundo álbum lançado pelo grupo, "Get Your Wings", em 1974.
Ao final, com quase duas horas de show, Tyler finalizou a noite com a apresentação de todos os músicos da banda e foi também apresentado por Joe Perry, que o anunciou como o "The Demon Of Screaming", para depois saudar o público e agradecer a presença de todos ao show.
Nós é que agradecemos, por mais esse show inesquecível. Agora é recorrer às fotos, matérias e vídeos para recordar essa marcante passagem da banda pela "terra da garoa", como é conhecida a cidade de São Paulo, torcendo para que o AEROSMITH não demore a voltar como tem acontecido nos últimos anos.
Agradecimentos a Guilherme Oliveira (T4F) pela atenção e credenciamento. Fotos gentilmente cedidas pela Time For Fun.
Banda:
Steven Tyler – vocal
Tom Hamilton – baixo
Joey Kramer – bateria
Joe Perry – guitarra
Brad Whitford – guitarra
Russ Irwin - teclado
Set List:
01. Draw The Line
02. Same Old Song And Dance
03. Mama Kin
04. Janie’s Got A Gun
05. Livin’ On The Edge
-Solo de bateria-
06. Rag Doll
07. Amazing
08. What It Takes
09. Last Child
10. Combination
11. I Don’t Want To Miss A Thing
12. Cryin’
13. Sweet Emotion
-Bis-
14. Dream On
15. Love In An Elevator
16. Walk This Way
-Bis 2-
17. Angel
18. Train Kept-A-Rollin’
Outras resenhas de Aerosmith (Arena Anhembi, São Paulo, 30/10/2011)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps