Europe: um show incrível, com um fechamento memorável
Resenha - Europe (HSBC Brasil, São Paulo, 05/11/2010)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 08 de novembro de 2010
Pela primeira vez no Brasil, a banda sueca EUROPE fez uma única apresentação em São Paulo na última sexta-feira 05/11, com a proposta de divulgar seu mais recente trabalho, o álbum "Last Look At Eden", além de mostrar ao vivo seus maiores clássicos e principalmente uma das músicas mais conhecidas do planeta: "The Final Countdown".
Sem dúvida, essa canção é a marca registrada da banda e um hit universal, mas vale aqui um registro inicial. Eu portava um pequeno papel para anotações e nele estava impresso o possível set list do show, quando já na segunda música fui abordado por um homem que estava ao seu lado, com a seguinte pergunta: "Você está com a lista de músicas? Posso ver?". Respondi que sim e entreguei o papel à pessoa. Em seguida veio o comentário: "Ah, tá. Aquela música mais famosa será tocada somente no final. Obrigado." O rapaz cochichou algo com a namorada/esposa, virou as costas e saiu da pista. A música que ele se referia era obviamente "The Final Countdown".
Certamente muitas pessoas, como esse homem que me abordou, associam o EUROPE ao seu mais famoso hit e nada mais do que isso. Mas o EUROPE vai muito além de ser simplesmente uma banda de um único hit e mostrou isso nesta apresentação em território brasileiro! E mais: o público, que praticamente lotou o HSBC Brasil, mostrou que não estava lá somente para ver o mega hit "The Final Countdown", pois agitou em todas as músicas tocadas, inclusive nas mais recentes!
"Acho legal ver os casais no meio do público. Mas nosso show é para pular. Fazemos rock". Essa foi a afirmação do vocalista Joey Tempest em entrevista concedida ao Jornal da Tarde nessa semana, e EUROPE cumpriu à risca o que disse seu vocalista.
Das 22:15hs às 23:50hs o que se viu foi um excelente show de Rock. Da abertura da apresentação com a faixa-título do álbum "Last Look At Eden", seguida por "The Beast", também do trabalho mais recente da banda, ao fechamento com o hit "The Final Countdown", o público pôde vivenciar um verdadeiro show de Rock, enérgico e empolgante.
Com exceção do primeiro disco auto-intitulado da banda e do álbum "Start From The Dark", o set list escolhido trouxe músicas de todos os trabalhos do EUROPE. Canções mais pesadas, extraídas do "Secret Society", e clássicos dos discos lançados na década de 80, como "Let The Good Times Rock" e "Cherokee".
Sem contar que o próprio vocalista anunciou que a banda escolheu tocar músicas que não eram executadas ao vivo há bastante tempo, como "More Than Meets The Eye" e "Wings Of Tomorrow", nome também do segundo disco da banda, de 1984.
Foram muitos momentos emocionantes e marcantes: enquanto "Rock The Night" foi a responsável por fazer todos os fãs pularem, como prenunciava Joey Tempest na entrevista citada, a clássica balada "Carrie" fez todos se emocionarem e cantar juntos, até mesmo os marmanjos cabeludos que trajavam camisetas de bandas mais pesadas, como METALLICA.
"Supertitious" fechou o show antes da volta para o bis e foi cantada em uníssono do começo ao fim. Após o apagar das luzes por alguns poucos minutos, o EUROPE voltou para arrancar os últimos suspiros do público, com "Ready Or Not" e, é claro, "The Final Countdown", a música mais esperada pelo casal que estava ao meu lado no início do show.
Aqui abro um parêntese: foi literalmente de arrepiar ouvir essa canção ao vivo! Podem falar o que quiser, que é música Pop, que não é Rock, que é só sintetizador e teclado. Não importa. A sensação de estar na pista e ver todos os presentes vibrarem já nos primeiros acordes de teclado da música é indescritível. Só estando lá para entender. Show incrível, com um fechamento memorável.
Ao final, o vocalista Joey Tempest, que interagiu bastante com o público durante todo o show e arranhou muitas palavras em português, declarou: "Voltaremos logo." É torcer para que isso aconteça, pois essa primeira passagem do EUROPE pelo Brasil ficou marcada e renderá boas lembranças aos fãs presentes e a este redator que vos escreve...
Banda:
Joey Tempest : vocal
John Norum : guitarra
John Levén : baixo
Mic Michaeli : teclado
Ian Haugland : bateria
Set List:
1. Prelude
2. Last Look At Eden
3. The Beast
4. Rock The Night
5. Scream Of Anger
6. Let The Good Times Rock
7. Carrie
8. Solo guitarra
9. Seventh Sign
10. New Love In Town
11. More Than Meets The Eye
12. Wings Of Tomorrow
13. Forever Travelling
14. Love Is Not The Enemy
15. Solo bateria
16. Cherokee
17. Superstitious
-----
18. Ready Or Not
19. The Final Countdown









Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Outras resenhas de Europe (HSBC Brasil, São Paulo, 05/11/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Robert Trujillo fala da promessa feita para Cliff Burton, e diz que nunca pisará na bola
Serj Tankian diz que tentou sair do System Of A Down e que o grupo tentou outro vocalista
As bandas de rock que o lendário diretor de cinema Martin Scorsese adora ouvir

Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
Europe anuncia turnê celebrando 40 anos de "The Final Countdown"
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente

