Gamma Ray: dever cumprido em uma apresentação impecável
Resenha - Gamma Ray (Santana Hall, São Paulo, 09/05/2010)
Por Diego Camara
Postado em 11 de maio de 2010
Novamente a chuva e o clima nublado da cidade de São Paulo recepcionaram outro grande artista internacional. O Gamma Ray, banda criada pelo lendário guitarrista Kai Hansen (ex-Helloween), detonou em uma apresentação fantástica que deu gosto de ver. Dois anos depois da última apresentação da banda em terras brasileiras, os alemães voltaram cheios de fôlego, trazendo os grandes clássicos que fizeram a banda mundialmente famosa, os famosos covers do Helloween da era-Hansen e as músicas da divulgação do novo álbum dos alemães, "To The Metal".
O Gamma Ray entrou no palco em torno das 19 horas, apresentado ao som da boa e velha "Welcome". O primeiro a aparecer foi o baterista Dan Zimmerman, que girou as baquetas atrás de sua bateria e encheu os fãs de entusiasmo. Com a entrada do resto da banda eles já encaixam com o clássico "Gardens of the Sinner", onde a platéia cantou junto o tempo inteiro. Diferente do show de abertura do Chimerah, o som estava muito bom, o que ficou ainda mais claro com o solo de guitarra.
A tocada de "New World Order" já mostrava ao público o que eles poderiam esperar durante todo o show, uma banda super empolgada e disposta a dar o melhor de si. A platéia retribuiu o tempo inteiro, em um jogo de empolgação que duraria toda a noite.
Kai se mostrou bastante alegre ao apresentar as músicas de divulgação do novo álbum da banda, "To The Metal". A primeira a ser tocada foi "Empathy", tocada em uma performance minuciosa. Depois veio "Deadlands", onde o público cantou junto o refrão, mostrando conhecer também o novo repertório do Gamma Ray.
Depois da apresentação da ótima "Fight", a única das remanescentes do álbum "Majestic", Kai agradeceu a todos os presentes e dedicou "Mother Angel" a todas as mães do mundo. Na música seguinte, "No Need to Cry", o foco se manteve o tempo inteiro em Kai Hansen, que cantou devagar a introdução em forma de balada, enquanto o público acompanhou com palmas. No meio da música ele apresentou o baixista Dirk Schlächter, que com um violão em mãos cantou um dos trechos finais da música.
O frontman então avisou que era hora de cantar junto, e com a abertura da intro de "Abyss of the Void" do álbum clássico "Land of the Free", se viu um dos momentos mais emocionantes da noite, com a platéia cantando e pulando durante toda a música. A grande performance da música foi logo encaixada com um solo de cair o queixo do baterista Dan Zimmerman, que mostrou todo o controle da bateria e uma técnica extrema que levou o público a loucura.
A próxima música foi "Armageddon", também recebida muito bem pelo público. Além da música ser um pouco longa, Kai Hansen ainda resolveu no meio da música encaixar um longo solo de guitarra, que acabou não empolgando muito o público. Nada que pudesse retirar o ânimo dos fãs, que se empolgaram e cantaram junto com a nova "To The Metal".
Um dos pontos mais altos da noite veio em seguida, com os clássicos "Rebellion in Dreamland" e "Man on a Mission". Os dois clássicos do "Land of the Free" foram interpretados magnificamente pelos alemães, com direito a uma leva de "air guitars" dos fãs durante os solos. Kai Hansen, visivelmente emocionado, repetiu junto com a platéia várias vezes o refrão de "Man on a Mission" antes de deixar o palco.
Poucos minutos depois retornou Kai Hansen ao palco, fumando – parece que não avisaram a ele da nova lei anti fumo da cidade, espero que nenhum fiscal tenha visto – e a platéia pediu por "Ride The Sky", prontamente tocada pela banda. A outra música tocada no bis foi "I Want Out", outro grande clássico da era Hansen no Helloween. A performance impecável das músicas só não foi superior a performance impecável dos fãs, que curtiram ao máximo os momentos finais do show.
A banda ainda retornaria para um segundo bis, quando Kai Hansen conversou um pouco com a platéia falando sobre o final desta perna da turnê e do retorno deles a Alemanha. Então começou um solo de guitarra que aos poucos se transformou na introdução de "Future World", arrancando gritos e chifres da platéia. O vocalista ainda provocou a platéia, perguntando se eles ainda estavam acordados, e como recebeu um sonoro sim como resposta prontamente encaixou "Send me a Sign", que fechou com chave de ouro um show com quase 2:20 horas de duração.
No final os alemães ainda ficaram um bom tempo no palco, jogando palhetas, baquetas e vários outros itens para a platéia. Dan Zimmerman ainda fez questão de torcer sua camisa molhada de suor no meio do palco. No final os quatro sentaram no palco e se curvaram pela última vez antes de deixar o público, em uma sensação de dever cumprido em uma apresentação mais que impecável.
Setlist:
1. Welcome
2. Gardens of the Sinner
3. New World Order
4. Empathy
5. Deadlands
6. Fight
7. Mother Angel
8. No Need to Cry
9. Abyss of the Void
10. Solo de Bateria de Dan Zimmerman
11. Armageddon (com solo de guitarra de Kai Hansen)
12. To The Metal
13. Rebellion in Dreamland
14. Man on a Mission
Bis 1:
15. Ride The Sky
16. I Want Out
Bis 2:
17. Future World
18. Send me a Sign
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Outras resenhas de Gamma Ray (Santana Hall, São Paulo, 09/05/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Por que Legião Urbana não fez igual ao Barão Vermelho e seguiu com outro vocalista?
O único guitarrista que pode assumir o lugar de Eddie Van Halen, de acordo com Sammy Hagar
A banda gringa que gostou tanto do Angra que se virou para comprar álbum antes de todos


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Cinco músicas de bandas de Heavy Metal que exploram a vastidão do cosmos
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


