Resenha - Kiko Loureiro (Workshop, Cine Teatro, Contagem, 08/11/2005)
Por Julio Di Buccio
Postado em 11 de dezembro de 2005
Na terça-feira, dia 8 de Novembro, foi realizado no antigo prédio do Cine Teatro de Contagem (MG) um workshop com a participação do guitarrista de maior renome atualmente no país, Kiko Loureiro. Teve também a participação especial de Wanderson Rodrigues, guitarrista e produtor do evento. Como já era de se esperar, o público foi composto majoritariamente de adolescentes, e, em sua maioria, fãs da banda de heavy metal Angra.
Fotos: Suelen Pessoa
As apresentações foram iniciadas pelo guitarrista Wanderson Rodrigues, que é um nome de destaque na cena da cidade e que anteriormente se apresentou também com outro renomado guitarrista, Eduardo Ardanuy. Executando alguns covers de artistas já consagrados, mostrou muita técnica e habilidade na execução de músicas como "Technical Difficulties", de Paul Gilbert, que, talvez por ironia do título, teve que ser interrompida e re-executada por falha no equipamento. Após, tocou "Erotomania" do Dream Theater e, em seguida "Searching for Ligth" de Edu Ardanuy. Wanderson mostrou-se bastante seguro e desenvolto em sua performance, que ia desde simples bases até solos virtuosos.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
O workshop foi seguido pelo guitarrista que, segundo as maiores revistas do ramo, é um dos maiores/melhores do país, e dispensa maiores apresentações. Kiko Loureiro sobe ao palco empunhando a guitarra e vai ao microfone para conversar com a platéia. Após algumas palavras diz: "Posso tocar um pouquinho?" e a platéia cai aos seus pés. Começou executando as músicas "Escaping" e "Pau-de-Arara", de seu CD solo intitulado "No Gravity". Na seqüência, abriu-se a primeira sessão de perguntas do público. Respondeu muito polidamente desde as clássicas perguntas de fãs, como "Por que o Angra se separou?", "Quantas horas por dia você treina?", até as curiosas como "Quanto custa uma Tagima K1?", "Por que largou a faculdade de Biologia pra tocar numa banda?", passando pelas polêmicas "É verdade que você e André Matos brigaram?" e "Por que o DVD do Angra não será gravado em BH se ganhamos a enquete do site?".
O workshop seguiu com mais músicas do álbum solo executadas pelo guitarrista, entre elas "Enfermo" e "Endangered Especies", sempre com espaços para perguntas do público. Ensinou superficialmente como faz sua técnica de two-hands com os quatro dedos das duas mãos e seguiu exemplificando outras técnicas que utiliza em suas composições. Deu ainda toques de como funciona a indústria fonográfica brasileira e mundial, e mostrou mais uma vez que seu forte é o virtuosismo mesclado com o suingue da música brasileira e muito feeling.
Após mais essa pausa interativa com os fãs, tocou a faixa quatro de seu CD solo, a homônima "No Gravity" e convidou Wanderson Rodrigues para subir ao palco e participar com ele em uma Jam Session. Os dois tocaram um bom e velho blues, com muitas improvisações das duas partes, mostrando muito pique nas frases rápidas.
O Gran Finale foi Kiko Loureiro fazendo um grande medley de várias músicas consagradas da carreira do Angra. Atendendo aos pedidos dos fãs, tocou trechos de "Nova Era", "Speed", "Angels and Deamons", "Acid Rain", "Temple of Hate" e "Spread Your Fire".
A noite terminou com Kiko Loureiro atendendo os fãs numa sessão de autógrafos e fotos, na qual se mostrou bastante atencioso com os mesmos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps