Primal Fear: Conjunto forte, entrosado, e grande performance ao vivo
Resenha - Primal Fear (Canecão, Rio de Janeiro, 15/06/2004)
Por Rafael Carnovale
Postado em 15 de junho de 2004
O Primal Fear chegou ao Brasil escorado por um de seus melhores cd’s. A boa repercussão de "Devil’s Ground" na Europa e o alto nível dos shows já credenciavam esta turnê como imperdível. Criticar a falta de personalidade da banda, chamando-a de clone de Judas Priest, pode até ser aceito em alguns momentos, mas a verdade é que a banda, formada por Mat Sinner no baixo, Tom Naumann e Stefan Leidibing nas guitarras, Ralph Scheepers no vocal e Randy Black na bateria possui um conjunto forte e entrosado, proporcionando grandes "performances" ao vivo.
Esta segunda passagem pelo Brasil foi marcada pela escolha de um local mais agradável para o show, o Canecão, e por um público bem abaixo do esperado. Apesar disso a banda não se fez de rogada. Sejam 10000, 1000 ou 100 pessoas, o Primal Fear faz o seu show sem medo e sem receio. Um dia antes do show (14 de junho), a banda concedeu uma tarde de autógrafos para cerca de 100 fãs na Hard and Heavy do Flamengo, aonde todos atenderam com bastante simpatia a todos os presentes, autografando cd’s, tirando fotos e esbanjando bom humor.
No dia seguinte, cerca de 500 pessoas compareceram ao Canecão para presenciar a segunda passagem da banda pelo Rio de Janeiro. Um público pequeno? Sim... mas não menos vibrante, que foi a loucura perto de 21:45, quando "Devil’s Ground" começou a soar pela casa. A banda entra com tudo executando "Angel In Black", emendada com "Chainbreaker". Apesar do entusiasmo inicial, o som estava meio embolado, e os vocais de Ralph um tanto quanto desafinados em algumas partes das músicas.
"Suicide and Mania" e a excelente "Running in the Dust" foram executadas com um som bem melhor e a voz de Ralph literalmente explodiu na casa. Como o cara canta, e ainda se dá ao luxo de ter um "backing" como Mat Sinner, que faz com esmero os vocais de apoio. Músicas como "Visions of Fate", "Nuclear Fire" e a balada "The Healer" (dedicada por Ralph aos casais de namorados presentes no local) foram bem recebidas, mas o público queria pancadaria, e "Batalions of Hate" veio para satisfazer a vontade da galera.
Randy Black (recém integrado a banda) aproveitou o momento para fazer um solo curto, porém marcante, aonde mostrou porque atualmente ocupa as baquetas da banda, e "Under the Spell" foi executada, junto com "Silver and Gold" e "Metal Is Forever" (que levaram ao público ao delírio). Neste momento Ralph, um excelente "frontman" (apesar de algumas coreografias no mínimo estranhas, dá uma pausa para introduzir a banda, e deixa Mat Sinner por último, sendo que na hora H a banda executa uma "Jam" estilo "country", para introduzir o baixista ao público, que reage com uma salva de palmas. Mat pega o microfone e mostra que também sabe mexer com o público, introduzindo Ralph Scheepers. "Final Embrace" é executada e a banda sai do palco, deixando os fãs ansiosos para o primeiro bis.
Rapidamente o Primal Fear volta em ação com "Tears of Rage", "Heart of hte Brave" e sai de novo, para um segundo bis, que começa com "Colony 13" e finaliza com "Fear". A banda possui um dos melhores entrosamentos do metal atual, seja na hora de agitar, seja na precisão dos músicos. Foram poucas pessoas ao show? Foram.... mas quem foi vibrou muito.... e quem não foi... perdeu uma boa chance de ver uma das melhores bandas do heavy metal atual em ação.
Agradecimentos:
Hard and Heavy
Mirian Hinds
Andrea Santos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda de metal que revelou que está quebrada mesmo após tocar dois meses em arenas
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
Iron Maiden: as 20 melhores músicas da "Era de Ouro"
"Freddie Mercury me odiava porque ele me ouviu cantar", brinca ex-vocalista do Fastway
Doro fala sobre suas novas bandas preferidas e cita nome brasileiro


Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



