Shaman: Deve-se elogiar a competência de cada musico do grupo
Resenha - Shaman (Campestre, Sorocaba, 23/04/2004)
Por Rodrigo Garcia
Postado em 23 de abril de 2004
Fotos: Luiz Campos Jr.
Sábado 23 de Abril de 2004, o local escolhido para a passagem da turnê RITUAL LIVE da banda SHAMAN por Sorocaba foi o Clube Recreativo Campestre. Nesta noite acontecia um concurso chamado CAÇA BANDAS patrocinado por uma emissora de rádio local. O grupo foi o atrativo a mais para o publico da região sorocabana ir prestigiar o evento.
As dez horas da noite subiram ao palco em ordem alternada as bandas: Ghost Empire, Pentecost, Seu Otto, Strategy, Warlike e Velotrol. Após esse espaço para divulgação de bandas novas, apagam-se as luzes e todos os quase 6 mil presentes começam a gritar o nome da banda de metal nacional que mais vem crescendo em todo o cenário mundial. O SHAMAN sobe ao palco por volta de meia noite e ao som de ANCIENT WINDS começa o que seria naquela noite uma primorosa apresentação.
André Matos e companhia enlouquecem o local emendando na seqüência as músicas do primeiro álbum da banda HERE I AM, DISTANT THUNDER, TIME WILL COME e a sensacional FOR TOMORROW.
Uma pergunta que não queria calar durante essa seqüência maravilhosa e executada de forma fiel pela banda era a seguinte: "Quando tocarão alguma música da fase ANGRA?" Nem deu tempo de responder quando os toques no teclado dados por André Matos levaram a galera ao delírio, ou seja, era a introdução do clássico LISBON.
Após o céu vir abaixo literalmente, Hugo Mariutti a cada dia mais versátil e Ricardo Confessori que já assegurou seu espaço entre os grandes bateristas do metal mundial, executam um a cada vez um solo de deixar a todos de queixo caído.
Após os solos vem a faixa título do cd da banda RITUAL. Esta por sua vez é o abre alas para a seqüência de músicas mais cantadas e gritadas pela platéia durante a apresentação. Um solo rápido de teclado é o suficiente para avisar que lá vem ela. FAIRY TALE é sem sombra de dúvidas o maior clássico da banda até hoje e a cena de isqueiros acesos durante sua execução lembra o ocorrido durante a apresentação do grupo na abertura do show do Iron Maiden em Janeiro no Pacaembu em SP.
PRIDE em seguida abre as portas a uma homenagem ao pai do metal Ozzy Osbourne, MR. CROWLEY e NO MORE TEARS mostram o quanto a banda, em especial André Matos admiram o cantor. Nem preciso falar a reação do publico ao ouvir esses petardos sendo executados pelo SHAMAN.
Fim de apresentação?? Que nada. Chegou a hora de tomar um aguinha e se preparar para o BIS. UNFINISHED ALLEGRO anuncia o que as 6 mil pessoas queriam, chegou a hora de CARRY ON. Levando os fãs da fase gloriosa do Angra as lágrimas a banda encerra sua apresentação e sua passagem por Sorocaba com a bela LASTING CHILD.
Nesse show deve-se elogiar a competência de cada musico do grupo, pois além de o local apresentar uma acústica horrível os equipamentos cedidos pelos organizadores não eram lá essas coisas. Após a apresentação o que se viu foi uma banda madura e muito, mas muito humilde. Atendendo aos fãs sempre com sorrisos na face o SHAMAN se despede a promete voltar assim que o próximo álbum for lançado.
Realmente os fãs têm razão. André Matos, Hugo Mariutti, Luís Mariutti e Ricardo Confessori, sabem como diz o nome da banda, curar utilizando a música.
Queria agradecer ainda ao assessor, roadie e paizão da banda SÍLVIO que sempre com um sorriso e educação atendeu a mim e a meu amigo que por lá passamos para realizarmos entrevistas e cobrirmos o evento. Valeu SÍLVIO!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


