Shaaman: Com um "a" a mais no nome e disco recém lançado
Resenha - Shaaman (Mythos, Santos, 23/04/2005)
Por Fernando De Santis
Postado em 23 de abril de 2005
Fotos: Milton Banana
Na última vez em que tocaram em Santos, a banda de Andre Matos & cia. não se chamava "Shaaman" e ainda divulgava o álbum "Ritual". Desta vez, vieram com um "a" a mais no nome e mostraram o disco recém lançado, "Reason". Falar que a Mythos atrasou mais de uma hora para abrir, que a fila já estava dobrando o quarteirão e que o público estava impaciente não é novidade nenhuma. É uma tradição inútil, mas que vem sendo mantida em todos os shows nessa casa.
Após o grande atraso, começou a execução da introdução e então os músicos subiram ao palco soltado os primeiros acordes de "Turn Away", música do novo disco. O som da casa estava muito bom, era possível perceber todos os instrumentos e a voz de Andre estava na medida certa. Algo que notei logo de cara é que a pegada e o "peso" do Shaaman mudaram. Estão soando muito mais pesados do que antes, mais agressivos! É desnecessário mencionar a precisão da cozinha de Luis e Ricardo e a técnica apurada de Hugo. Citar o carisma e presença de André é também "chover no molhado". O público cantou a música de introdução, embora tenha sido lançada há pouco tempo. Na seqüência emendaram "Distant Thunder" que já nasceu como clássico. Por serem bem conhecidas pelo público, as composições do disco "Ritual" acabaram empolgando mais. "Ritual", "Time Will Come" e "For Tomorrow" agradaram em cheio, porém o ápice da apresentação foi a rápida e pesada "Pride", que não deixou um ‘banger’ parado.
Do disco "Reason", a balada "Innocence", que já está se transformando em ‘hit’, deu aquela "quebra" no ritmo do show e mostrou toda competência dos músicos. "Reason" também agradou e mostrou toda a qualidade do novo álbum. O show ainda contou com um solo de bateria de Ricardo Confessori, muito bem executado... mas poxa, não sei porque, sempre acho desnecessário solos de bateria... Quando a banda saiu do palco, a volta foi em grande estilo: "Ancient Winds" deu a abertura e os integrantes voltaram com "Here I Am", para empolgar os fãs presentes. O show foi encerrado com o clássico "Lisbon", da banda Angra, que foi muito bem aceita. Aliás, muito positiva essa "nova cara" do Shaaman, mais pesada e com menos referências ao Angra.
Os músicos saíram do palco sendo ovacionados pelo público, que ficou muito satisfeito com a apresentação impecável dessa banda que é relativamente "nova", mas tem espírito veterano. Apesar do tradicional atraso, foi um ótimo evento na cidade de Santos, que contou com o público que compareceu e lotou a casa, para ver uma ótima apresentação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O disco mais subestimado (e experimental) do Van Halen, segundo a Metal Hammer
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Max Cavalera escreveu música para atacar o Sepultura, mas produtor o fez mudar de ideia
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Blackie Lawless explica rompimento com Chris Holmes após primeiros discos do W.A.S.P.
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
A banda que Clapton queria que afundasse, mas pra tristeza dele, estava ficando cada vez melhor
Iggor Cavalera jogou cinzas da mãe na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
A divertida comemoração de James Hetfield aos seus 61 anos de idade



"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



