Shaaman: Com um "a" a mais no nome e disco recém lançado
Resenha - Shaaman (Mythos, Santos, 23/04/2005)
Por Fernando De Santis
Postado em 23 de abril de 2005
Fotos: Milton Banana
Na última vez em que tocaram em Santos, a banda de Andre Matos & cia. não se chamava "Shaaman" e ainda divulgava o álbum "Ritual". Desta vez, vieram com um "a" a mais no nome e mostraram o disco recém lançado, "Reason". Falar que a Mythos atrasou mais de uma hora para abrir, que a fila já estava dobrando o quarteirão e que o público estava impaciente não é novidade nenhuma. É uma tradição inútil, mas que vem sendo mantida em todos os shows nessa casa.
Após o grande atraso, começou a execução da introdução e então os músicos subiram ao palco soltado os primeiros acordes de "Turn Away", música do novo disco. O som da casa estava muito bom, era possível perceber todos os instrumentos e a voz de Andre estava na medida certa. Algo que notei logo de cara é que a pegada e o "peso" do Shaaman mudaram. Estão soando muito mais pesados do que antes, mais agressivos! É desnecessário mencionar a precisão da cozinha de Luis e Ricardo e a técnica apurada de Hugo. Citar o carisma e presença de André é também "chover no molhado". O público cantou a música de introdução, embora tenha sido lançada há pouco tempo. Na seqüência emendaram "Distant Thunder" que já nasceu como clássico. Por serem bem conhecidas pelo público, as composições do disco "Ritual" acabaram empolgando mais. "Ritual", "Time Will Come" e "For Tomorrow" agradaram em cheio, porém o ápice da apresentação foi a rápida e pesada "Pride", que não deixou um ‘banger’ parado.
Do disco "Reason", a balada "Innocence", que já está se transformando em ‘hit’, deu aquela "quebra" no ritmo do show e mostrou toda competência dos músicos. "Reason" também agradou e mostrou toda a qualidade do novo álbum. O show ainda contou com um solo de bateria de Ricardo Confessori, muito bem executado... mas poxa, não sei porque, sempre acho desnecessário solos de bateria... Quando a banda saiu do palco, a volta foi em grande estilo: "Ancient Winds" deu a abertura e os integrantes voltaram com "Here I Am", para empolgar os fãs presentes. O show foi encerrado com o clássico "Lisbon", da banda Angra, que foi muito bem aceita. Aliás, muito positiva essa "nova cara" do Shaaman, mais pesada e com menos referências ao Angra.
Os músicos saíram do palco sendo ovacionados pelo público, que ficou muito satisfeito com a apresentação impecável dessa banda que é relativamente "nova", mas tem espírito veterano. Apesar do tradicional atraso, foi um ótimo evento na cidade de Santos, que contou com o público que compareceu e lotou a casa, para ver uma ótima apresentação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana
A profética resposta de Iommi para Ozzy quando ele ouviu o Led Zeppelin
Regis Tadeu diz que Sepultura não tinha obrigação nenhuma de dar força ao metal brasileiro


O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



