Matérias Mais Lidas

Whitesnake: por que Glenn Hughes nunca foi chamado para a banda, segundo CoverdaleWhitesnake
Por que Glenn Hughes nunca foi chamado para a banda, segundo Coverdale

Iron Maiden: veja Bruce Dickinson empolgado cantando ZZ TopIron Maiden
Veja Bruce Dickinson empolgado cantando ZZ Top

Slipknot: bateria isolada de Psychosocial mostra criatividade e talento de JordisonSlipknot
Bateria isolada de "Psychosocial" mostra criatividade e talento de Jordison

Cannibal Corpse: por que eles não queriam participar do filme Ace Ventura, de Jim CarreyCannibal Corpse
Por que eles não queriam participar do filme Ace Ventura, de Jim Carrey

Ozzy Osbourne: veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em Crazy TrainOzzy Osbourne
Veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em "Crazy Train"

Pearl Jam: por que Eddie Vedder sofreu mais com o sucesso do que os outros integrantesPearl Jam
Por que Eddie Vedder sofreu mais com o sucesso do que os outros integrantes

Joey Jordison: seu disco favorito dos últimos 50 anos era um clássico do black metalJoey Jordison
Seu disco favorito dos últimos 50 anos era um clássico do black metal

Nightwish: banda fez show secreto na Finlândia se passando por banda coverNightwish
Banda fez show secreto na Finlândia se passando por banda cover

Iron Maiden: lendário show no Hammersmith, de 1982, finalmente chega ao streaming; ouçaIron Maiden
Lendário show no Hammersmith, de 1982, finalmente chega ao streaming; ouça

Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com JordisonCorey Taylor
Não podíamos trabalhar junto com Jordison

Angra: a reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a bandaAngra
A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a banda

Sinistra: o que aconteceu com a banda, que surgiu e logo sumiu? Luis Mariutti respondeSinistra
O que aconteceu com a banda, que surgiu e logo sumiu? Luis Mariutti responde

Utilidade pública: músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volumeUtilidade pública
Músicas para incomodar vizinhos que ouvem sertanejo no último volume

Jerry Cantrell: guitarrista do Alice in Chains lança a música Atone e anuncia soloJerry Cantrell
Guitarrista do Alice in Chains lança a música "Atone" e anuncia solo

Lobão: O Rock In Rio de 85 foi muito ruim para o rock brasileiroLobão
O Rock In Rio de 85 foi muito ruim para o rock brasileiro


Pentral

Resenha - Leoni (20 e Poucos Anos, Fortaleza, 04/10/2003)

Por Taís Bleicher
Em 04/10/03

Alguns amigos residentes em Fortaleza tiveram, há algum tempo, a idéia de fazer uma festa que resgatasse algo da década de 80. Surgiu a festa temática "20 e poucos anos", que consiste basicamente no seguinte: a entrada de pessoas na festa só é permitida aos maiores de 20 anos. A identidade é obrigatória. Lá dentro, rolam músicas que embalaram a geração. Em telões, ficam passando imagens de brinquedos, seriados, personagens famosos dos anos 80. Durante a noite, acontece um show de alguma banda ou cantor da época.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A receptividade à festa foi total. O clima é de nostalgia. As pessoas dançam coreografias tais quais as da década, olham nos telões e se regozijam em reconhecer tudo o que fez parte de sua infância. Ouve-se as exclamações: Olha, eu tinha (a boneca Moranguinho, por exemplo)!!!

Os shows costumam ser de pessoas que já estão longe da media (e, portanto, devem ter um cachê bem menor). O clássico Léo Jaime e a esquecível banda "Hanoi Hanoi" já se apresentaram no evento.

No último quatro de outubro, a vez foi do cantor Leoni. Pela segunda vez, ele traria à Fortaleza o seu show "Áudio-retrato", de divulgação do CD de mesmo nome. Sobre isso, ele comentou, em tom de brincadeira, que tanto gosta de tocar aqui que estava pensando em morar na cidade. Tentando agradar o público, a verdade, descobrir-se-ia depois, é que Fortaleza muito teria a ganhar com o novo morador.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Note-se que não era um "Show do Leoni". Era uma "festa 20 e poucos anos" e não importava muito quem iria subir ao palco. Entretanto se via, nas pessoas (sempre alegres) que freqüentam a festa, coros entoando "Garotos II". Provavelmente, se fosse pedido que cantassem outra música do cantor, elas não conseguiriam se lembrar.

Tudo bem. Leoni entrou no palco e, a cada música que cantava, espanto: era conhecida!

Aos desavisados, ficava a pergunta: Mas por quê ele estava cantando "Exagerado", do Cazuza? Foi exatamente como uma forma de "reintegração de posse" que o show nos pareceu, e foi o intento do próprio cantor. Muito justo. Outras famosas canções leonianas se seguiram, tanto da fase em que o cantor era do Kid Abelha, quanto dos Heróis da Resistência e de sua carreira solo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre as músicas lançadas enquanto fazia parte do grupo Kid Abelha, destacou-se a versão de Leoni de "Fixação". É como se o arranjo dado pelo compositor trouxesse uma tensão que aproxima muito mais a música de sua letra. Traduz com uma singular exatidão a patologia que é retratada.

Dos Heróis da Resistência, Leoni cantou "Nosferatu", "Esse outro mundo" e "Só pro meu prazer". Com isso, reaproximou o público da extinta banda, uma vez que tão belas composições (como "Esse outro mundo") não eram conhecidas da maioria da platéia.

Era a "reaproximação" também um dos intentos do cantor. Reaproximar-se do público, tocar em lugares menores, criar um clima intimista. Embora a festa "20 e poucos anos" não tenha uma organização espacial própria para isso, foi assim que se sentiram os que realmente queriam apreciar o show. Era possível se aproximar do palco, dançar, sentir-se "em casa". Nenhum tumulto. Completando o clima de diálogo, Leoni contava as histórias de várias músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi com essa atenção que tratou as possivelmente mais belas canções de seu show e CD. Ao apresentar "Temporada das Flores", contou que, antes da versão de "Áudio-retrato", ela havia sido rejeitada por Babi e Ana Carolina. A música era uma espécie de "patinho feio" até que, depois de vários arranjos tentados, entrou num CD ao vivo de Daniela Mercury. A música ganhou uma versão do próprio Leoni em seu disco solo anterior, "Você sabe o que eu quero dizer". O disco é de selo independente, e, como disse o próprio cantor, foi o mesmo que não ter lançado. Agora, entretanto, ela teve o tratamento que merecia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre a única música inédita de seu CD, "Canção para quando você voltar", Leoni contou a seguinte história: a melodia havia sido trazida por Herbert Vianna, na véspera de seu acidente de Ultraleve. Herbert queria fazer dela a grande balada de seu novo CD. Leoni disse que, com o acidente, esqueceu completamente da música. Um mês depois, Herbert ainda estava em coma, Leoni entendeu que tinha uma espécie de missão em colocar a letra naquela melodia. Assim nasceu "Canção para quando você voltar", que foi feita em homenagem ao Herbert, mas como disse Leoni durante o show, fala de amizade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Finalmente, pudemos entender que o convite a Leoni na festa "20 e poucos anos" com certeza agradou aos dois. Além de fazer a festa melhor, deu a chance aos que não conheciam a obra do cantor, de fazer esse primeiro contato. Ainda com a atenção que lhe é peculiar, o cantor fez o mimo de autografar os CDs que foram comprados na noite e conversar brevemente com os que lhe procuraram depois do show.

Quanto ao CD, este se diferencia do show apenas em suas participações especiais. Dinho Ouro Preto foi convidado para cantar "garotos II – o outro lado" e, a impressão que dá, mesmo aos fãs do Dinho, é que esta música já era tão perfeita em sua primeira versão, que Dinho vem a "atrapalhar" um pouco. Léo Jaime, por sua vez, enriquece bastante a versão de "Lágrimas e Chuva". Já "Canção para quando você voltar" conta com a participação do próprio Herbert Vianna, que segundo Leoni disse no show, emocionou-se muito com a letra que a melodia recebeu e logo se ofereceu para cantá-la ao lado de Leoni. No CD, a música termina com o seguinte mantra: "Om Mani Padme Hung", que, conforme o encarte, "estimula a compaixão e a cura, protege dos sofrimentos terrenos, purifica o karma ruim, os maus hábitos e as impurezas dos seres". Encaixa-se perfeitamente com "Canção para quando você voltar" e apenas a faz mais linda, em melodia e intenção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O CD "Áudio-retrato" também traz o seu próprio mimo aos fãs. As músicas já estão todas cifradas no encarte. Convite a que passeie com os bons tocadores de violão, pelos dias e pelas noites.

O que podemos dizer, afinal, de show e CD "Áudio-retrato", é que para além de, em si, ser um agradabilíssimo trabalho, é também convite para que se mergulhe nos discos anteriores de sua carreira solo, e que sejam dados votos de confiança aos trabalhos que virão.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos


Sobre Taís Bleicher

Colaborador sem descrição cadastrada.

Mais matérias de Taís Bleicher.