Resenha - Ira! (Boulevard São João, São Paulo, 18/05/2003)
Por Luciana Ueda
Postado em 18 de maio de 2003
Fotos: Carla Cristina
Este é mais um show promovido pela 89 FM, a Rádio Rock de São Paulo, em parceria com a prefeitura de São Paulo e o Instituto Sou da Paz. O primeiro show desta campanha Rock Cidadania foi com os Paralamas do Sucesso. Agora foi a vez do Ira! comparecer ao palco e mostrar que rock também é cidadania e atitude.
Por ser um show gratuito, aberto ao público (e não haveria como deixar de ser, sendo bem no meio da antiga Praça do Correio, no "centro velho" de São Paulo), não tinha como se dizer que estava com lotação esgotada. Havia gente sobre as árvores, postes e até sobre os tapumes das obras de restauração do antigo Correio Central; um mar de gente até aonde a vista alcançava. Os seguranças seguravam as grades em frente ao palco, que por pouco não cederam. Um ousado chegou a subir no toldo do bar da esquina mais próxima do palco, e só saiu de lá depois que os seguranças o obrigaram a descer. Pirâmides humanas se formavam a todo minuto, quase sempre levantando alguma bandeira. Entre bandeiras do Kurt Kobain, da Legião Urbana e do Brasil, a mais vista foi a de São Paulo, cidade natal do grupo.
As obras de restauração do antigo Correio Central, situado no Boulevard São João, foram as que mais sofreram com o show, tendo seus tapumes quebrados pelo público e o prédio invadido por algumas pessoas. Pedaços de madeira da obra foram jogados sobre o público, atitude que só foi interrompida depois que Nasi pediu sarcasticamente para pararem de jogar, senão no local, futuramente, só haveria shows de música sertaneja. Muitos gritaram "rock’n roll", e foram os que mais gritaram quando tocaram "O Bom e Velho Rock’n Roll". Também fáceis de receber na cabeça eram as garrafas plásticas de refrigerante e vinho, além das latas de cerveja. Pelo menos tiveram consciência de não jogar eventuais garrafas de vidro, que apareciam nas mãos dos seguranças em frente ao palco.
Num dia ensolarado, em um lugar apinhado de gente, era de se esperar que houvesse os loucos de plantão, querendo invadir o palco, além de muitos passando mal e desidratados. Não faltou também o mar de gente com o conhecido e tradicional gesto em qualquer evento rock: as mãos em "chifrinho"...
Ao contrário dos últimos shows do Ira! que pudemos acompanhar, neste não houveram músicas acústicas. Muitos sons rápidos, barulhentos, e muitos grandes, novos e velhos sucessos entraram no set list, agitando a galera e levando os mais fanáticos à loucura. O público interagiu bem ao acompanhar os refrões com o grupo e houve intervalos em que gritavam "Hey ho! Let’s go!" em uníssono. Emocionante. Além de "O Bom e Velho Rock’n Roll", tivemos um show baseado no disco "Entre seus Rins, com as músicas "Bebendo Vinho", "Flores em Você", "Entre Seus Rins", "Milhas e Milhas", "Para Ser Humano", "Pecado", "A Vida Por Um Fio" e "Núcleo Base", entre outras.
No fim do show, o Ira! deixou o lugar escoltado pela polícia, já que não havia como sair do meio da praça lotada por todos os lados. Era gente que não acabava mais.
Acreditem! Teve gente tirando foto de mim e da fotógrafa que me acompanhou neste show, só por estarmos com as camisetas do Whiplash! Foi divertido caminharmos pelo Boulevart depois do show e ouvir alguns malucos gritando de algum lugar: "Olha as minas do Whiplash!" ou "A galera do Whiplash por aqui!". Bateu o maior orgulho...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Dez álbuns de Heavy Metal que criaram subgêneros quando foram lançados
O sincero recado de Bruno Sutter para bandas novas que pedem para ele tocar na rádio
A capa de disco do Aerosmith que gerou protestos e teve que ser trocada

"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



