Primal Fear: Presentes satisfeitos com um grande show em São Paulo
Resenha - Primal Fear (Via Funchal, São Paulo, 07/12/2002)
Por Anderson Guimarães de Carvalho
Postado em 07 de dezembro de 2002
Uma forte chuva cobria a cidade de São Paulo no dia da última apresentação dos alemães do Primal Fear em sua segunda turnê brasileira. Com a Via Funchal não muito cheia (cerca de 1800 pessoas), o Shadowside abriu a noite com seu metal melódico durante 45 minutos. Tocaram diversas músicas próprias que foram bem recebidas pelo público, e covers do Helloween e Judas Priest.
O destaque foi a vocalista Dani Nolden. Muito carismática , a ruiva não parava de agitar a galera, e tem uma bela voz. Sem dúvida o Shadowside ainda será um nome forte na cena brasileira. Vale a pena conferir o primeiro cd deles.
Após um breve intervalo, o Metal Commando entra em ação. A adrenalina tomou conta dos presentes durante a primeira música da noite, Black Sun, especialmente quando o vocalista Ralf Scheepers entrou no palco. O público podia não ser muito grande, mas sabia todas as letras e Ralf ficou orgulhoso disso, segundo palavras do próprio após o show. Em seguida, Chainbreaker, Final Embrace, Church of Blood e Promised Land.
A volta do guitarrista Tom Naumann foi muito positiva para a banda. Com seus cabelos espetatos, Tom não parava de agitar um segundo sequer e se entrosou perfeitamente com Stefan Leibing. Os dois dividiam solos e riffs complicados com muita facilidade em músicas como Running in the Dust , Nuclear Fire e Angel in Black.
O baixista Mat Sinner estava nervoso no início do set devido a problemas técnicos, mas após os mesmos serem eliminados ele sorria e brincava o tempo inteiro com os fãs e fazia com o baterista Klaus Sperling uma das cozinhas mais precisas do heavy metal. Klaus fez um pequeno solo, ao contrário dos guitarristas que fizeram dois longos solos de guitarra e foram ovacionados pelos fãs.
Como não poderia faltar num show do Primal Fear, a balada Tears of Rage foi o ponto alto do show, assim como Under Your Spell e Armaggedon. Do novo cd, Fear e Magic Eye foram músicas que funcionaram muito bem ao vivo. Uma grata surpresa foi o Medley de Born to Rock (Sinner) e Metal Gods(Judas Priest). Ralf provou que seria um substituto a altura de Rob Halford especialmente pelo seu carisma. Ralf exaltou e beijou a bandeira brasileira diversas vezes durante o show.
Ralf também agradeceu ao promotor brasileiro e ao Metal Commando Brasil, o fã clube oficial do Primal Fear por aqui. Ele e Mat Sinner ergueram uma faixa com o endereço do site (http://primalfear.cjb.net) e pediram a todos que visitassem e apoiassem o site. Sem dúvida não se vê uma banda com tanta preocupação com os fãs todos os dias.
E parecia que o Primal Fear realmente queria agradar os fãs paulistanos! No bis, cada um deles voltou com a camisa de um time de futebol paulista o que deixou os presentes ainda mais animados! Quando um fã estendeu uma camisa da seleção brasileira, Ralf pegou a camisa , a beijou e ergueu durante a música.
Fim de noite, absolutamente todos os presentes satisfeitos com mais esse grande show que a Top Link realizou no Brasil. Quanto aos shows internacionais, podemos dizer com convicção que o Primal Fear fechou com chave de ouro a temporada de 2002. E pelo visto, 2003 será ainda melhor! Parabéns à Top Link por mais este grande show e um muito obrigado ao Beto Toledo, cuja ajuda foi essencial para a cobertura deste evento.
Fotos: Anderson Guimarães
Outras resenhas de Primal Fear (Via Funchal, São Paulo, 07/12/2002)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"

Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


