The Troggs: Da banda original, somente Reggie Presley e Chip Taylor
Resenha - The Troggs (Village Underground, Greenwich Village, 26/06/2001)
Por Márcio Ribeiro
Postado em 26 de junho de 2001
A noite foi um festival de bandas, cinco ao todo, mini festival promovido por ninguém menos que Little Steven, guitarrista da extinta E Street Band, que fez Bruce Springsteen tão famoso. Das três bandas mais jovens: Johnny Chan & the New Dynesty Six, Creaters of the New Dawn e Insominacs, foi Johnny Chan nesta noite aquela que mais agradou, com solos empolgantes e uma apresentação de muita fibra.
Mais adentro na noite, sobe no palco a esquecida banda dos anos sessenta Richard & the Young Lions, que voltam a se apresentar com a formação quase original. Banda criada em Newark, New Jersey, entre amigos de ginásio em 1965. Poder assistí-los hoje, é não só um testemunho histórico, como também uma grata surpresa. Richard, o vocalista da banda, evidencia com seu físico, já encurvado, sem pescoço ou molejo, os anos que se passaram na vida maldita do rock n' roll. Acredito que normalmente, seria mais dado a se fazer piadas desta figura à frente de uma banda com seis integrantes, do que respeitá-lo como cantor ou músico. Não obstante, o velhinho, apesar de bem acabado, entra muito bem na onda quando a musica está tocando. Canta bem, ajudado pelos backing vocals de outros dois membros, e acaba oferecendo um primoroso testemunho do que é uma alma autenticamente roqueira por toda vida. A banda The Young Lions tem músicos bons e é de fato uma banda com personalidade e sonoridade própria. No final, aplaudi de pé aqueles que, de início, sequer cogitei levar a sério. Parabéns Richard & The Young Lions.
O show dos Troggs, programado para começar as 23hs (na prática, nem os Young Lions começaram nesta hora), subiu no palco precisamente à uma da manhã. Da banda original, somente Reggie Presley (o vocalista) e Chip Taylor (na guitarra)persistem. Reggie, muito bem vestido e animado, apesar de ligeiramente obeso, comandou o espetáculo conversando com o público, contando casos ocorridos com a banda durante a carreira e oferecendo seu vocal doce/rascante, que junto com os riffs de Taylor, fazem de The Troggs a banda amada que é. Essencialmente pop nas composições e arranjos, é a guitarra de Chip Taylor que instiga. Taylor, uma figura bastante magra, quase só osso e músculo, dando pinta dos seus excessos na juventude. Quase sempre de preto, com cabelos cortados em máquina um e um sorriso de brilho verde musgo, faz a gente imaginar se não é um dos sortudos a ter sobrevivido aos anos sessenta e setenta com vida. Como músico, Chip Taylor é o comandante supremo dos Troggs. A sua pegada é o pilar característico da banda enquanto Reggie Presley é a voz.
Foram apenas quarenta minutos de show, com vários dos grandes sucessos, além de outros números menos lembrados. Brincam com o tema "Wild Thing" desde o inicio do show, música símbolo que ficou, e obrigada a ser tocada em cada show. Mas sacanas como são, despistam instigando com um riff similar, e tocando "Louie, Louie" no lugar, enquanto observam pelas reações do público, quantas pessoas eles "pegaram" desta vez. Tocam também a clássica "Walkin' The Dog" com um arranjo se não brilhante, caindo bem com o som da banda. Entre os seus maiores sucessos, foram tocados "Night of the Long Grass", possivelmente o último hit da banda, lançado em 1970, "Anyway That You Want Me", "Can't Control Myself" e a baladona "A Girl Like You", que Presley ainda consegue cantar com tremenda paixão. O show fecha com a bastante aguardada "Wild Thing" em que Reggie repete com perfeição seu famoso solo de ocarina.
Se não foi um dos mais memoráveis shows da vida, foi certamente uma noite bastante agradável. Melhor seria se tivesse mais tempo de show, para a banda oferecer mais do seu material vastíssimo.
Repertório da noite:
1. Give It To Me
2. Feels Like A Woman
3. Strange movie
4. Evil
5. Night of the Long Grass
6. I Do Do
7. The Yellow In Me
8. Louie, Louie
9. Walkin' The Dog
10. Anyway That You Want Me
11. Love is All Around
12. A Girl Like You
13. Wild Thing
Bis:
14. I Can't Control Myself
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida

A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


