RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO grande amor de Renato Russo que durou pouco mas marcou sua vida para sempre

imagemThiago Bianchi explica sucessão de problemas durante show de Paul Di'Anno

imagemMustaine tentou fazer hit radiofônico e acabou escrevendo a "música mais idiota" do Megadeth

imagemO clássico da banda Evanescence que a vocalista Amy Lee odiava

imagemOs 4 fatores determinantes que levaram Renato Russo a dependência química

imagemA opinião de Paul McCartney sobre a música dos Sex Pistols

imagemA música de Raul Seixas que salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó

imagemOs 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal

imagemA opinião de Slash sobre Dave Mustaine e "Rust In Peace", clássico do Megadeth

imagemIron Maiden, RATM e Soundgarden são indicados ao Rock And Roll Hall Of Fame

imagemOmelete diz que heavy metal pertence agora à nova geração e não ao tiozão headbanger

imagemO dia que João Gordo xingou Ayrton Senna por piloto se recusar a dar entrevista a ele

imagemPara John Lennon, os Beatles poderiam ter acontecido sem George e Ringo

imagemComo Tommy Lee e o Mötley Crüe ajudaram Axl Rose a escrever "November Rain"

imagemMike Portnoy escolhe os álbuns preferidos de sua adolescência


Stamp

The Cult: Em São Paulo comemorando o aniversário da 89 FM

Resenha - The Cult (Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, 21/11/2000)

Por Carlos Roberto Merigo Filho
Postado em 21 de novembro de 2000

Colaborou Paulo Haroldo
Fotos Pedro Fraga Bomfim

Um festival com 9 bandas, que começou as 14:30 de um feriado em plena quarta-feira. Para comemorar o décimo quinto aniversário da rádio paulistana 89 FM, subiram ao palco as bandas nacionais Capital Inicial, Raimundos, Rumbora, Natiruts, Tribo de Jah, Tihuana e O Surto, além das duas principais atrações internacionais, The Ramainz e The Cult.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao contrário do que foi anunciado pela organização do evento, o grupo The Ramainz (que tem como integrantes os ex-Ramones Dee Dee e Marky) compareceu incompleto, devido a problemas de saúde com Dee Dee Ramone.

Para não ter que aturar algumas bandas de qualidade duvidosa que se apresentariam no festival, chegamos ao local exatamente as 21:00, a hora marcada para a entrada do ápice da noite, The Cult. Encontramos o Centro de Exposições com 70% de sua capacidade tomada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O tratamento dado à imprensa dificultou o serviço, já que não dispúnhamos de um bom local para ficar. Fotógrafos e repórteres foram obrigados a ficar bem longe do palco - não seria exagero afirmar que havia mais de 100m entre o palco e local reservado para imprensa. Mas as dificuldades não nos impediram, para poder acompanhar o show de perto e tentar obter algumas boas fotos, de ir para o meio da galera.

Mal a banda Tribo de Jah acabou de fazer sua chocha apresentação no palco 2, o The Cult já apareceu no palco 1, exatamente às 21:30. A banda entrou para o show em meio a um som de filme terror e com Ian Astbury, de capa de bruxo e cabeça raspada, parecendo um clone da Cássia Eller. Logo os primeiros acordes de Lil’ Devil empolgaram o público, que já demonstrava sinais de cansaço devido à maratona de shows.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sun King foi a segunda música a tocar e em seguida emendaram Sweet Soul Sister, uma das preferidas do público brasileiro. Três grandes clássicos em seqüência foram suficientes para manter em movimento o apático público que ali se encontrava. A quarta canção executada foi Breathe, música nova que deve sair no próximo álbum do The Cult. Durante os outros clássicos da banda, como Edie e Rain, Ian fazia malabarismos com o microfone e tocava pandeiro incessantemente. O som estava baixo e a voz de Ian chegava a desaparecer em certos momentos. Só a bateria de Matt Sorum e a guitarra do competente Billy Duffy (que se desdobrava em várias poses de guitar hero) estavam com um volume decente. Mas isso não atrapalhou o showman do The Cult, que estava endiabrado no palco.

Painted On My Heart, a nova música da banda e que integra a trilha do filme 60 Segundos, foi a sexta a ser executada e se mostrou bem diferente da versão de estúdio - ficou no mínimo estranha, porém foi uma das mais cantadas pela platéia.

Logo depois vieram a dançante The Witch, a recente In The Clouds, e Fire Woman, a canção que mais mexeu com o público, tendo seu refrão cantado em coro. Para encerrar, Wild Flower e a clássica She Sells Sanctuary.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois de sua performance selvagem, Ian Astbury deixou o palco dizendo que se o público quisesse mais alguma coisa era só pedir. Sem problemas... todos começaram a gritar por Revolution, que já era pedida durante toda a apresentação. A banda voltou para o bis (também pudera, não havia se passado mais do que 1h15’ de show) gritando "Brazil, Brazil..." e atendeu ao pedido da galera. Ian então explicou que agora estão indo para Los Angeles gravar o novo disco e que logo voltarão ao Brasil.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em meio a já tradicional brincadeira com a camisa da seleção brasileira de futebol, que na mesma tarde sofrera para vencer a fraca Colômbia por 1 a 0 com gol de zagueiro, a banda emendou o clássico derradeiro da noite, a perfeita Love Removal Machine, na qual Ian cantou algumas palavras da pérola "The End", do The Doors. Infelizmente não tocaram nenhuma música de "Ceremony", mas em compensação ignoraram o último e horroroso disco, "The Cult".

A decepção fica por conta da ausência de Spiritwalker no set list, mas num show onde o público morno não agitou tanto quanto em 1989, o The Cult deu conta do recado, mostrando tudo o que sabe fazer com competência. Mais do que nunca, provou para todos que chamam bandas clássicas de "jurássicas", que 50 bandas do cenário alternativo da Inglaterra não eqüivalem a um grande monstro do rock, e fim de papo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Set list:
Lil’ Devil
Sun King
Sweet Soul Sister
Breathe
Edie (Ciao Baby)
Rain
Painted On My Heart
The Wtich
In The Clouds
Fire Woman
Wild Flower
She Sells Sanctuary
Bis:
Revolution
Love Removal Machine

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1987

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1985

The Doors: banda esnobou Ian Astbury por 13 anos


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Carlos Roberto Merigo Filho

Louco por Rock 'n Roll de todos os tipos desde sua criação até os dias de hoje, infelizmente não toca nada. Suas bandas preferidas são Kiss, The Black Crowes, Aerosmith, The Cult, Iron Maiden, Black Sabbath, Queen, Camisa de Venus, Velhas Virgens, etc.
Mais matérias de Carlos Roberto Merigo Filho.