Thank's Nicko! Que a história do Maiden continue
Por Ricardo Bellucci
Postado em 24 de dezembro de 2024
Uma banda é como uma entidade com vida própria, digamos assim. Cada membro contribui, em maior ou menor grau, para o espírito geral. As trocas de membros nem sempre é fácil, outras vezes é necessária.
No caso de Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, foram mais de 4 décadas na estrada dedicadas a banda, ou no caso a família Maiden. Ok, a saída foi mais do que amigável, na verdade foi um consenso. As questões de saúde e a idade pesaram na decisão do senhor das baquetas do Iron Maiden.
Suas contribuições são inúmeras, tanto a sonoridade da banda, assim como ao espírito a alma do Maiden. Seu bom humor lendário e espírito conciliador foram absolutamente, faço questão de frisar bem isso, absolutamente essenciais para manter a banda unida e na estrada, no rumo certo. Sem Nicko, algumas crises existentes entre os seus membros talvez teriam chegado ao nível de terremotos monumentais, que poderiam ter abalado a própria existência da banda.
Na minha modesta opinião (apenas uma opinião) a síntese do trabalho do genial Nicko pode ser encontrada na faixa Where Eagles Dare, do clássico Piece of Mind. Já cansei de isolar a introdução da bateria e ficar repetindo o áudio inúmeras vezes. Me emociono. É sua assinatura na longa e prolifica obra do Maiden. Clássica, simples, direta e genial.
Nicko está marcado na alma do Maiden. E isso não é nada fácil pois está cercado de dois titãs do Metal, com egos, digamos, não tão diminutos: Steve Harris e Bruce Dickinson. Na minha visão, a banda prosseguirá sem ele, mas no meu modo de ver não será a mesma coisa. As levadas de Nicko são parte da sonoridade e da alma do Maiden.
Seu substituto é um homem da confiança de Harris, nem poderia ser diferente. Simon Dawson, ex-baterista de estúdio e parceiro de Steve na seção rítmica nos últimos 12 anos com o BRITISH LION será o substituto de Nicko nas baquetas.
Simon é nascido em de Suffolk, Inglaterra, e se juntou a Steve Harris pela primeira vez em 2012. Ele estreou em três faixas do primeiro álbum do BRITISH LION, a banda solo de Steve. Esteve presente em muitas participações, como no segundo álbum da banda, , aclamado pela crítica, The Burning e participou de muitas turnês subsequentes nos EUA, Reino Unido, Europa, Austrália, Japão, Nova Zelândia e, mais recentemente, no México e na América do Sul.
Boa sorte a Simon. Que a história do Maiden continue. Sentiremos sua falta Nicko. Imensamente!
A aposentadoria de Nicko McBrain do Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps