Nicko McBrain revela momento em que "ficha caiu" em relação a deixar o Iron Maiden
Por João Renato Alves
Postado em 18 de julho de 2025
O baterista Nicko McBrain participou da edição mais recente do Trunk Nation, programa de rádio apresentado por Eddie Trunk. Durante a conversa, o músico falou sobre os primeiros meses após a semiaposentadoria, quando se afastou do Iron Maiden como membro de palco devido a limitações causadas por um AVC.
Nicko McBrain - Mais Novidades

Em determinado momento, o artista relatou o dia em que a ficha caiu e decidiu que era hora de ceder espaço. "Houve uma segunda noite em Sydney, Austrália, onde foi provavelmente uma das piores apresentações que fiz, na minha opinião. Achei muito ruim. Lembro-me de dizer ao Bruce: 'Estava com muita dificuldade lá em cima esta noite'. Ele respondeu: 'É. Parecia que você estava com dificuldades. Fiquei preocupado com a sua saúde'.
E esse foi outro problema com o qual tive que lidar, porque naqueles primeiros dias daqueles shows na Ásia e no Extremo Oriente, porque começamos na Austrália, sabe, e era o começo, mas eu também tinha perdido um dos meus melhores amigos. Ele se afogou, na semana em que estávamos... bem no final da semana de ensaios. E tivemos duas semanas, na verdade, duas semanas e meia de ensaio. E isso realmente me afetou.

Então eu tive muito estresse acontecendo na minha vida, o que, como você sabe, todos nós temos. Todos nós temos problemas em que, sabe, às vezes você... as pessoas lidam com o estresse de maneiras diferentes. No meu caso, tive uma depressão, então não estou inventando desculpas, mas foi nessa hora que pensei: ‘Hmm, talvez esteja na hora. Vou terminar a turnê e acho que vou parar.’ E esse era o lado mental da coisa, sabe, na minha cabeça. Então, sim, eu diria que foi na segunda noite de Sydney."
Oficialmente, Nicko ainda faz parte da empresa Iron Maiden. No entanto, os contatos não têm sido frequentes, como o próprio admite. "Não há nenhum plano, que eu saiba, de gravar um disco. Conversamos sobre a possibilidade alguns anos atrás, mas foi abandonado. Agora, sei lá, todo mundo ficou muito mais velho, todos nós perdemos cerca de um ano e meio, dois anos de loucura, sabe, por causa daquela pandemia idiota. Isso afetou a psique de todo mundo também. Então, basicamente, eu ainda faço parte da família. Ainda estou envolvido, estou trabalhando bastante com o fã-clube."

McBrain ainda revelou estar trabalhando em sua autobiografia. "Tenho 21 capítulos no momento. Pretendo fazer um para cada ano da minha vida, então vai ser um livro maratona. Até agora, só fiz até quando me tornei profissional. Conversei com um ghost writer, mas prefiro fazer sozinho. É que eu estava muito ocioso para me mexer e me inspirar para fazer isso. Mas acho que vou me esforçar."
Quanto a voltar a tocar com Steve Harris e companhia em algum momento, a possibilidade não é descartada. Porém, apenas como participação especial. "Talvez quando eles vierem para os Estados Unidos, eu acabe tocando uma ou duas músicas. Se houver um novo álbum a caminho, é possível que apareça em algumas faixas. Ainda somos todos parte da família, embora eu não esteja tocando nos shows."

Nicko McBrain voltará a se apresentar em breve com o Titanium Tart, banda cover que já comandava em seus últimos anos com o Iron Maiden. Simon Dawson assumiu as baquetas da Donzela de Ferro, que está na "Run For Your Lives", que celebra seus 50 anos de atividade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps