Atrações do Bangers Open Air pioraram ou melhoraram em relação ao Summer Breeze?
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de novembro de 2024
Quando o Summer Breeze Brasil anunciou que não mais atenderia por esse nome e agora passaria a se chamar Bangers Open Air surgiu a questão: será que por não estar mais na alçada do tradicional festival alemão o nível das atrações iria cair?

Com o anúncio do line-up completo de 2025, os fãs já iniciaram os debates acalorados sobre se essa alteração nos comandantes do evento trouxe melhora ou piora na qualidade das bandas. Começando pelo o que não mudou, não dá para reclamar da mescla entre atrações mais consagradas e grupos mais recentes. A variedade dos subgêneros também se manteve, com o Bangers trazendo desde Sabaton e Saxon até Kerry King e W.A.S.P.
O Bangers resolveu reduzir para dois dias de festival "oficial", aos moldes do Summer Breeze de 2023, porém, incluiu uma data chamada "warm up" que na prática seria o terceiro dia faltante. Então no quesito quantidade não dá para reclamar também.
Uma análise sem o viés do gosto pessoal é difícil, mas é inegável que esse primeiro Bangers resolveu focar em bandas mais melódicas como Powerwolf, Kamelot e Avantasia e artistas mais consagrados puderam ser mais avistados no antigo Summer. Dessa vez, teremos Glenn Hughes, Doro e Saxon, mas os comentários que rondam a internet se mostraram insatisfeitos com "apenas" esses dinossauros.
A presença de bandas nacionais como Black Pantera, Hibria, Ready To Be Hated e Hatefulmurder manteve a tradição iniciada no Summer de dar voz ao Brasil – lá atrás representado por bandas como Electric Mob, Angra e Crypta. Outro ponto em que as duas versões do festival parece que empatou.
Na prática, dizer se o nível melhorou ou piorou sem levar em conta o gosto pessoal é uma tarefa árdua. O nível dos headliners está muito alto e podemos ter certeza de casa cheia de novo. A questão da mudança do nome foi estranha, mas não mudou a proposta de misturar o passado com o presente (e o futuro!) e não deixou a peteca cair nas bandas âncora que chamam o público.
A tendência geral, no entanto, parece apontar para o lado mais melódico e sinfônico do espectro metálico. Mas será que essa predominância simplesmente não retrata a realidade como ela é? Grupos como Sabaton e Avantasia são gigantescos fora do Brasil e parece que por aqui estão se estabelecendo cada vez mais.
É claro que daria para convidar um camalhaço de bandas pesadíssimas de grande porte para compor o Bangers. Só que talvez a maré da indústria internacional do metal esteja virando mais para o melódico. Talvez daqui umas dez edições, poderemos ter um retrato mais fiel desse movimento.
Bangers Open Air
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
A banda inglesa que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Immortal anuncia box-set com sua discografia completa em vinil para 2027
Alice Cooper revela quando se deu conta de que não era Alice Cooper
Mötley Crüe emplaca primeira música no Clube do Bilhão do Spotify
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Nightwish lança novo videoclipe "Tribal (Live In Amsterdan 2022)"
Summer Breeze Brasil muda de nome para Bangers Open Air; confira atrações
Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas
Engenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Humberto Gessinger
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero


