Opinião: possível reunião do Pantera é um delírio que não faz o menor sentido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de fevereiro de 2021
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
O PANTERA foi uma das maiores bandas de heavy metal dos anos 1990. Através de discos como "Cowboys From Hell", "Vulgar Display Of Power" e "Far Beyond Driven", o quarteto contribuiu muito para que a música pesada ficasse em evidência durante um período que não foi muito favorável para o metal.
Apesar de todo o sucesso e prestígio acumulado aos longo dos anos, o PANTERA encerrou suas atividades no início deste século. O final da banda foi melancólico, recheado de brigas e desentendimentos entre seus integrantes. No meio da guerra de palavras, o vocalista Phil Anselmo, chegou a dizer que o guitarrista Dimebag Darrell deveria ser espancado, como pode ser visto na matéria a seguir.
Mesmo com todas as brigas e palavras duras, os fãs sonhavam com um retorno da banda. O sonho virou pesadelo em 8 de dezembro de 2004, quando um imbecil assassinou o guitarrista Dimebag Darrell, que estava se apresentando ao vivo com sua nova banda, o DAMAGEPLAN. Sem sombra de dúvidas, este acontecimento foi uma das páginas mais tristes, cruéis e macabras da história do metal.
A partir daquele momento, a chance do PANTERA se reunir era mínima, afinal de contas, Dimebag era não apenas um dos membros fundadores, mas também a marca registrada da banda com seus riffs e solos. Além disso, foi (e continua sendo) um dos guitarristas mais inovadores e cultuados do metal.
Ainda assim, alguns sonhavam em ver a banda reunida, afinal de contas, o baterista Vinnie Paul, que fundou a banda ao lado de seu irmão Dimebag, poderia representar a família Abbott na hipotética reunião. Zakk Wylde, conhecido por seu trabalho com OZZY OSBOURNE e BLACK LABEL SOCIETY, era o possível substituto do músico assassinado. Pois bem, esta chance também foi eliminada em junho de 2018, com a morte de Vinnie Paul. Sendo assim, o PANTERA não tem mais nenhum membro fundador vivo.
Com todos os acontecimentos citados acima, todas as possibilidades decentes de uma reunião do PANTERA estão encerradas. Não faz o mínimo sentido sonhar em ver Rex Brown e Phil Anselmo tocando as músicas da banda sem Dimebag ou Vinnie Paul. Pode ser com Zakk Wylde, Joe Satriani, Steve Vai, Jesus Cristo ou qualquer outra pessoa na guitarra.
Os motivos para uma reunião ser inviável (e patética) vão além da óbvia ausência dos dois irmãos. Como citado anteriormente, Phil Anselmo não fechou sua boca após o fim da banda e criou um clima péssimo com suas declarações. Como se não bastasse todas as bobagens que já falou, em 2016, o eterno adolescente resolveu fazer saudações nazistas e soltar um "white power" após um show... tributo a Dimebag, que por sua vez, costumava usar uma guitarra com a polêmica bandeira dos Confederados, mas isso é conversa pra outra hora.
É claro que as recentes atitudes de Phil Anselmo queimaram MUITO o filme da banda, que vamos lá, não era dos mais bonitos, por conta dos excessos e comportamento de seus integrantes. Seja lá como for, uma possível volta causaria mais uma polêmica. E se tem algo que as famílias de Dimebag e Vinnie Paul não precisam lidar, é com controvérsias desnecessárias.
O PANTERA foi uma banda muito importante para o metal, independente do comportamento de seus integrantes. Não dá para negar que Dimebag Darrell, Vinnie Paul, Rex Brown e Phil Anselmo contribuíram muito para a música pesada. Da mesma forma, não há como negar que uma eventual reunião seria apenas um caça-níquel oportunista dos mais constrangedores. O melhor a se fazer é deixar o PANTERA quieto como está: uma banda importante, controversa, que teve um ponto final melancólico e não deve ser reativada em nenhuma hipótese.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Pantera: em 2004, a entrevista de Anselmo que chateou Vinnie Paul até o fim
Morre, aos 54 anos, Vinnie Paul Abbott, baterista do Pantera e Hellyeah
Pantera: eventual reunião não envolveria Zakk Wylde, de acordo com Rex Brown
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
5 músicas para entender um headbanger
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha


