Opinião: possível reunião do Pantera é um delírio que não faz o menor sentido
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de fevereiro de 2021
O PANTERA foi uma das maiores bandas de heavy metal dos anos 1990. Através de discos como "Cowboys From Hell", "Vulgar Display Of Power" e "Far Beyond Driven", o quarteto contribuiu muito para que a música pesada ficasse em evidência durante um período que não foi muito favorável para o metal.
Apesar de todo o sucesso e prestígio acumulado aos longo dos anos, o PANTERA encerrou suas atividades no início deste século. O final da banda foi melancólico, recheado de brigas e desentendimentos entre seus integrantes. No meio da guerra de palavras, o vocalista Phil Anselmo, chegou a dizer que o guitarrista Dimebag Darrell deveria ser espancado, como pode ser visto na matéria a seguir.
Mesmo com todas as brigas e palavras duras, os fãs sonhavam com um retorno da banda. O sonho virou pesadelo em 8 de dezembro de 2004, quando um imbecil assassinou o guitarrista Dimebag Darrell, que estava se apresentando ao vivo com sua nova banda, o DAMAGEPLAN. Sem sombra de dúvidas, este acontecimento foi uma das páginas mais tristes, cruéis e macabras da história do metal.
A partir daquele momento, a chance do PANTERA se reunir era mínima, afinal de contas, Dimebag era não apenas um dos membros fundadores, mas também a marca registrada da banda com seus riffs e solos. Além disso, foi (e continua sendo) um dos guitarristas mais inovadores e cultuados do metal.
Ainda assim, alguns sonhavam em ver a banda reunida, afinal de contas, o baterista Vinnie Paul, que fundou a banda ao lado de seu irmão Dimebag, poderia representar a família Abbott na hipotética reunião. Zakk Wylde, conhecido por seu trabalho com OZZY OSBOURNE e BLACK LABEL SOCIETY, era o possível substituto do músico assassinado. Pois bem, esta chance também foi eliminada em junho de 2018, com a morte de Vinnie Paul. Sendo assim, o PANTERA não tem mais nenhum membro fundador vivo.
Com todos os acontecimentos citados acima, todas as possibilidades decentes de uma reunião do PANTERA estão encerradas. Não faz o mínimo sentido sonhar em ver Rex Brown e Phil Anselmo tocando as músicas da banda sem Dimebag ou Vinnie Paul. Pode ser com Zakk Wylde, Joe Satriani, Steve Vai, Jesus Cristo ou qualquer outra pessoa na guitarra.
Os motivos para uma reunião ser inviável (e patética) vão além da óbvia ausência dos dois irmãos. Como citado anteriormente, Phil Anselmo não fechou sua boca após o fim da banda e criou um clima péssimo com suas declarações. Como se não bastasse todas as bobagens que já falou, em 2016, o eterno adolescente resolveu fazer saudações nazistas e soltar um "white power" após um show... tributo a Dimebag, que por sua vez, costumava usar uma guitarra com a polêmica bandeira dos Confederados, mas isso é conversa pra outra hora.
É claro que as recentes atitudes de Phil Anselmo queimaram MUITO o filme da banda, que vamos lá, não era dos mais bonitos, por conta dos excessos e comportamento de seus integrantes. Seja lá como for, uma possível volta causaria mais uma polêmica. E se tem algo que as famílias de Dimebag e Vinnie Paul não precisam lidar, é com controvérsias desnecessárias.
O PANTERA foi uma banda muito importante para o metal, independente do comportamento de seus integrantes. Não dá para negar que Dimebag Darrell, Vinnie Paul, Rex Brown e Phil Anselmo contribuíram muito para a música pesada. Da mesma forma, não há como negar que uma eventual reunião seria apenas um caça-níquel oportunista dos mais constrangedores. O melhor a se fazer é deixar o PANTERA quieto como está: uma banda importante, controversa, que teve um ponto final melancólico e não deve ser reativada em nenhuma hipótese.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Música nova do Anthrax será lançada na próxima sexta-feira (15)
Pantera: em 2004, a entrevista de Anselmo que chateou Vinnie Paul até o fim
Morre, aos 54 anos, Vinnie Paul Abbott, baterista do Pantera e Hellyeah
Pantera: eventual reunião não envolveria Zakk Wylde, de acordo com Rex Brown
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
David Allan Coe, lenda do outlaw country, morre aos 86 anos
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich


