Análise: Por que parou? Parou por que?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mark Ark, Fonte: Loudwire, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Sinceramente eu não entendo como bandas excelentes deixam seus fãs sedentos por novos álbuns. Bandas como SYSTEM OF A DOWN, RAGE AGAINST THE MACHINE e TOOL.

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando leio coisas como "ficamos mais amigos porque não fizemos novo disco" [Serj Tankian, SOAD] ou "é um milagre termos feito quatro álbuns" [Tom Morello, RATM], não consigo deixar de ficar perplexo.

Nessas horas admiro ainda mais bandas como os RAMONES que colocavam o profissionalismo acima de tudo. Não era segredo que Joey Ramone e Johnny Ramone tinham uma relação tensa por muitos anos, mas entravam num estúdio e subiam no palco dando aos fãs o que queriam. Gravaram 14 álbuns e fizeram 2.263 shows em 22 anos.

Nós fãs tendemos a achar que estar numa banda de sucesso é o emprego dos sonhos, poder viver de música, rodar o mundo e ser admirado por uma legião de fãs é para poucos. Estou falando de bandas que venderam milhões de álbuns e lotam estádios facilmente.

Ok, nós fãs temos uma visão romântica. É difícil ficar longe da família. É desgastante gravar um álbum. A dificuldade pode unir uma banda e o sucesso separá-la. Sim, entendemos, mas não compreendemos.

Não citei essas três bandas a toa:

RATM gravou 4 álbuns de estúdio sendo o último de covers (Renegades) em 2000, no auge da carreira entram numa pausa e reuniram-se para alguns shows ao longo dos últimos anos, mas gravar inéditas parece sem chance.

SOAD: gravou 5 álbuns, sendo os últimos (Hypnotize e Mezmerize em 2005), como o Rage entraram numa pausa e reunem-se para alguns shows. Neste caso, há uma "lavação de roupa suja" em público e todos os integrantes já declararam que o vocalista que "empaca" a banda, inclusive ele mesmo. Sinceramente, não está afim? Tem um monte de gente boa afim.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

TOOL: gravaram 4 álbuns de estúdio (EPs não contam). Último disco: 10.000 Days de 2006. Fizeram bastante shows (após um hiato entre o final de 2002 e o início de 2006). As outras bandas citadas fizeram shows esporádicos e tocaram algumas vezes no Brasil. O TOOL apesar do grande números de shows nos últimos anos, nunca deram as caras na América do Sul. Há rumores que estejam gravando um álbum, mas segundo a Loudwire, não contam nem para os mais chegados. Só nos resta esperar que saia algo mesmo, ainda esse ano ou, quem sabe, ano que vem.

Sabemos que estas bandas poderiam ter oferecido uma gama maior de músicas e álbuns, não há dúvidas que tinham (e tem) talento para tal, mas parece que isso é muito sacrificante. Entendemos, mas não compreendemos.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Rage Against The Machine"Todas as matérias sobre "System Of a Down"Todas as matérias sobre "Tool"


O Metaleiro: O dia em que ele tocou System Of A Down com 211 bateristasO Metaleiro
O dia em que ele tocou System Of A Down com 211 bateristas

System of a Down: dinheiro, fama e bajuladores travaram a banda, diz DolmayanSystem of a Down
Dinheiro, fama e bajuladores travaram a banda, diz Dolmayan


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1982

LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os temposLA Weekly
As 20 piores bandas de todos os tempos


Sobre Mark Ark

Nascido em São Paulo em 1979, seu amor pelo metal e rock vem desde o final dos anos 80. Grande fã de Pantera e trash metal, mas curte Rock em geral (e outros estilos como Blues e Rap). Acessa o site há mais de 20 anos e em 2018 decidiu ser colaborador e criar seu próprio site rockaddict.com.br.

Mais matérias de Mark Ark no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280