Análise: Por que parou? Parou por que?
Por Mark Ark
Fonte: Loudwire
Postado em 07 de agosto de 2018
Sinceramente eu não entendo como bandas excelentes deixam seus fãs sedentos por novos álbuns. Bandas como SYSTEM OF A DOWN, RAGE AGAINST THE MACHINE e TOOL.
Quando leio coisas como "ficamos mais amigos porque não fizemos novo disco" [Serj Tankian, SOAD] ou "é um milagre termos feito quatro álbuns" [Tom Morello, RATM], não consigo deixar de ficar perplexo.
Nessas horas admiro ainda mais bandas como os RAMONES que colocavam o profissionalismo acima de tudo. Não era segredo que Joey Ramone e Johnny Ramone tinham uma relação tensa por muitos anos, mas entravam num estúdio e subiam no palco dando aos fãs o que queriam. Gravaram 14 álbuns e fizeram 2.263 shows em 22 anos.
Nós fãs tendemos a achar que estar numa banda de sucesso é o emprego dos sonhos, poder viver de música, rodar o mundo e ser admirado por uma legião de fãs é para poucos. Estou falando de bandas que venderam milhões de álbuns e lotam estádios facilmente.
Ok, nós fãs temos uma visão romântica. É difícil ficar longe da família. É desgastante gravar um álbum. A dificuldade pode unir uma banda e o sucesso separá-la. Sim, entendemos, mas não compreendemos.
Não citei essas três bandas a toa:
RATM gravou 4 álbuns de estúdio sendo o último de covers (Renegades) em 2000, no auge da carreira entram numa pausa e reuniram-se para alguns shows ao longo dos últimos anos, mas gravar inéditas parece sem chance.
SOAD: gravou 5 álbuns, sendo os últimos (Hypnotize e Mezmerize em 2005), como o Rage entraram numa pausa e reunem-se para alguns shows. Neste caso, há uma "lavação de roupa suja" em público e todos os integrantes já declararam que o vocalista que "empaca" a banda, inclusive ele mesmo. Sinceramente, não está afim? Tem um monte de gente boa afim.
TOOL: gravaram 4 álbuns de estúdio (EPs não contam). Último disco: 10.000 Days de 2006. Fizeram bastante shows (após um hiato entre o final de 2002 e o início de 2006). As outras bandas citadas fizeram shows esporádicos e tocaram algumas vezes no Brasil. O TOOL apesar do grande números de shows nos últimos anos, nunca deram as caras na América do Sul. Há rumores que estejam gravando um álbum, mas segundo a Loudwire, não contam nem para os mais chegados. Só nos resta esperar que saia algo mesmo, ainda esse ano ou, quem sabe, ano que vem.
Sabemos que estas bandas poderiam ter oferecido uma gama maior de músicas e álbuns, não há dúvidas que tinham (e tem) talento para tal, mas parece que isso é muito sacrificante. Entendemos, mas não compreendemos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, é anunciado como convidado de Edu Falaschi em São Paulo
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A banda de rock que estourou e fez Fagner sair de gravadora por ter menos atenção
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



