25 anos sem Freddie Mercury: Um gênio que não faz falta desde os anos 70
Por Luiz Pimentel
Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Postado em 29 de novembro de 2016
Tá. Eu sei que tô mexendo num vespeiro gigantesco. Mas larga a mão de emprestar a opinião alheia e ruminar frases feitas e tenta lembrar a última grande contribuição autoral do vocalista do Queen. Pois é, sinto dizer que é dos anos 1970.
Veja bem, NÃO estou me referindo a ele como performer. Nisso ele foi quase imbatível. Mas estou escrevendo um texto opinativo e devo ser sincero que poucas coisas me interessam menos na música do que a teatralidade. Portanto falo apenas do viés criador de música ao analisar a obra do Queen.
"Ah, o Queen foi enorme nos anos 80 e não tanto nos 70!", você bem pode dizer. Foi mesmo. Mas viviam então do talento criador dos outros três músicos, que ficaram à sombra de Freddie Mercury e se tornaram para a história o grupo mais subestimado de músicos que conheço.
Brian May é um gênio absurdo. É aquele cara que você ouve uma nota da guitarra e sabe que é o cara, de tanta assinatura que tem. John Deacon, o baixista que se isolou do mundo, é outro, assim como o baterista Roger Taylor.
Se não, vejamos a década de 80 do Queen.
O último grande sucesso, "I Want it All", do disco "The Miracle", de 1989? É do Brian May.
Em 1986 teve o "A Kind of Magic", com pelo menos três hits: a música título, do baterista, "Who Wants to Live Forever", do guitarrista, e a brega "Friends Will be Friends", que Freddie divide a autoria com John Deacon.
"Radio Ga Ga" e "I Want to Break Free", de 1984? Baterista e baixista assinam, respectivamente.
"Mas e ‘Under Pressure’, de 1982?", você pode questionar. É assinada por todo o conjunto mais David Bowie.
Aí chegamos em "The Game", de 1980, que tem as últimas enormes contribuições individuais de Freddie Mercury à música, "Play the Game" e "Crazy Little Thing Called Love". Só que aí é década de 70. Fora que tem a (talvez) melhor música do conjunto, "Save Me", assinada pelo guitarra. Tem também "Another One Bites the Dust", do baixista.
Já nos anos 70 Freddie Mercury foi brutal. "Don´t Stop Me Now" (meu vídeo preferido do Queen, abaixo) e "Bicicle Race", em 1978; "We Are the Champions", em 77; "Somebody to Love", em 76; e simplesmente "Love of My Life" e "Bohemian Rhapsody" (questionavelmente a maior canção de todas), em 75.
Esse é meu ponto.
Obrigado, Freddie, por tudo o que fez nos anos 70.
Obrigado, Brian May, Roger Taylor e John Deacon por tudo o que fizeram e fazem e por manterem a gigante humildade até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
O vazio deixado pelo Edguy
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
O conselho de Andreas Kisser para seu filho não passar o que ele passou com Max Cavalera
Regis Tadeu conta porque deu tantas risadas quando ouviu Legião Urbana pela primeira vez
O fabuloso guitarrista falecido precocemente que para Eric Clapton foi o melhor de sua época



Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
Primeiro show do Queen foi organizado pela mãe de Roger Taylor
Roger Taylor levou cinco anos para superar a morte de Freddie Mercury
Roger Taylor não acha que "A Night of the Opera" seja o melhor disco do Queen
A "proposta indecente" que Brian May recebeu no início da carreira do Queen
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
Brian May relembra qual foi o momento mais "aterrorizante" de sua carreira
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho



