Guns N' Roses: dez coisas que podem micar a reunião
Por Bruce William
Fonte: The Richest
Postado em 04 de fevereiro de 2016
Baseado/adaptado de artigo de David Grant, publicado no The Richest - acesse o link abaixo para conferir o original (em inglês).
Como sabemos, a banda mais perigosa do mundo está de volta. Com alguns shows já agendados e os detalhes de uma suposta mega-turnê mundial sendo acertados, com o cachê de cada show em estádio sendo negociado a US$3 milhões, a perspectiva é que o GNR fature alto com esta reunião - mesmo que apenas três dos membros da formação clássica estejam presentes: o vocalista Axl Rose, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Mas, como sabemos, o GNR sempre foi uma banda muito instável, como disse recentemente o Phil Collen do Def Leppard, "os caras deixam de se falar por qualquer besteira nos bastidores". E há quem diga que a reunião não vai ser boa por uma razão óbvia: não vai ser mais a mesma coisa. O tempo passou, os caras hoje estão mais velhos e não tem como reproduzir a atmosfera de magia do final dos anos oitenta. Possivelmente eles devem fazer longos e épicos shows repletos de baladas, algo bem distante daquelas apresentações caóticas e vibrantes da fase áurea. E se não bastasse isto, vejamos a seguir dez coisas que podem micar a reunião:
10 - Dinheiro
Este é o motivo que desencadeou a reunião. Logicamente os primeiros shows vão lotar em minutos, mas será que isto continuará acontecendo nos demais? Será que, passada a novidade, a tendência não seja que o público se reduza, e com isto o alto cachê pedido se torne proibitivo?
09 - A Voz de Axl
Há os que dizem que a voz de Axl está potente como nunca, há quem diga que Axl nunca teve uma boa voz ao vivo, outros dizem que seu vocal está se deteriorando cada vez mais - e o problema talvez nem seja os fãs aceitarem que sua voz não está boa, mas sim o próprio Axl, exigente consigo mesmo.
08 - Steven Adler
O baterista, que foi expulso na época por problema com drogas, é uma incógnita: ninguém de fora sabe se ele está dentro, se chegou a ser convidado ou mesmo se está apto a tocar. Mas muitos fãs acham que sem ele, não é uma reunião de fato.
07 - Os fãs
Falando em fãs, sim, eles são fieis, mas seu interesse pode decair em velocidade vertiginosa, e muitas vezes sua paixão pode se transformar em ódio, vide o que está acontecendo com Phil Anselmo. Muitos fãs querem não apenas o trio, mas sim a formação clássica - Axl, Slash, Duff, Izzy e Steven. E se Axl se recusar a subir ao palco antes das duas da manhã, irritando os fãs, por mais pacientes que eles sejam?
06 - Chinese Democracy
Ouvimos rumores que a banda vai tocar músicas do "Chinese Democracy". Será que isto não causará algum atrito com Slash e Duff? Por outro lado, quem vai pagar caro pelos ingressos em estádios não está indo pro causa das músicas do "Chinese". Que tal também tocar algo do Velvet Revolver, então?
05 - Implosão da Banda
Ok, Axl e Slash fizeram as pazes e Duff parece estar tranquilo mas... quanto tempo isto vai durar? Eventualmente algum atrito vai acontecer, e aí? Será que Slash vai se lembrar de Axl chamando-o de 'câncer'? Isto pode trazer de volta velhos ressentimentos?
04 - A competição pelos holofotes por Axl e Slash
Vocalistas e guitarristas sempre tem uma relação de amor e ódio, que quando equilibrada torna a música mais empolgante e melhor. Alguns exemplos são Robert Plant/Jimmy Page, Steven Tyler /Joe Perry, David Lee Roth/Eddie Van Halen e, claro Axl Rose/Slash. Ambos tem seus fãs e defensores radicais e, no caso de Axl e Slash, estilos levemente diferentes que complementam um ao outro - Slash tem meio que um pé no blues enquanto Axl busca algo num rock pomposo a lá Elton John. Mas quando os dois se unem a química desta alquimia converte seu trabalho em pérolas do hard rock. E já que falamos de competição entre eles, vale lembrar que hoje em dia Axl também usa chapéu, o que deve acirrar ainda mais as coisas. Será que eles vão conseguir manter o equilíbrio necessário para que simplesmente não quebrem o pau e acabem com tudo?
03 - E se Duff McKagan resolver escancarar tudo?
Embora tenha pegado leve com os ex-companheiros de banda em seu primeiro livro biográfico, "It’s So Easy (And Other Lies)", Duff McKagan não tem papas na língua e receios de exprimir suas opiniões. Autor de dois livros, um terceiro está a caminho, e além dele Duff assina colunas e publica textos - alguns contundentes - com uma certa frequência, portanto há uma possibilidade de, uma hora destas, ele ficar de saco cheio de certas coisas e colocar a boca no trombone.
02 - A Paranóia de Axl Rose
O mistério que cerca Axl Rose é parte do seu fascínio e, dizem alguns, seu principal charme. Mas isto também causa uma série de problemas. É sabido que Axl viaja acompanhado de um psiquiatra e muitas vezes tem que ser convencido a subir ao palco. Há ocasiões em que Axl acha que todos estão contra ele. Então não é de todo impossível que ele tenha um surto neste meio tempo e resolva cancelar tudo.
01 - Advogados
Tudo que diz respeito à banda, às finanças, ao set-list e até mesmo aos fãs envolve advogados. O GNR nunca foi uma banda fácil de se lidar, na verdade sempre foi uma banda extremamente complicada. Para lançar um álbum é necessário anos de negociações e acordos. Atualmente a coisa é ainda muito pior pois cada integrante tem seu próprio séquito de defensores, e a ideia é fazer algo bom para os fãs mas ao mesmo tempo cada um quer resguardar o seu lado e os seus próprios fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps