Rio de Janeiro: A cruzada underground carioca
Por David Soriano
Postado em 10 de novembro de 2015
O Rio de Janeiro tem uma importância gigantesca na cena do Metal Nacional. Grandes iniciativas não vem de hoje, porém hoje vemos no Rio de Janeiro um potencial absurdo e muito mais organizado do que anos atrás.
Nos anos 90 a cena carioca contou com o GARAGE, uma casa de show de porte médio localizado na Praça da Bandeira que contou com shows grandiosos como o Exodus por exemplo. A cena Black Metal naquela época era muito forte, muito devido a cena de BH que foi celeiro de grandes bandas de Black e Thrash Metal.
No final dos anos 90 e na entrada do novo milênio, o Rio de Janeiro 'morreu', acabaram as bandas, acabaram os eventos, acabou tudo. Só restou os ''points' de bandas covers de bandas manjadas.

Ocorria um evento ou outro como o Slaugher Fest em Duque de Caxias que teve contou com o Violator e outras grandes bandas do cenário nacional.
Hoje nós temos eventos todas as semanas, incluindo dias úteis (o público carioca PRECISA se acostumar com shows em dias de semana, é normal em muitos estados do país). Ótimas iniciativas de coletivos, produtores, bandas e casas de show. Hoje as bandas não dependem mais de produtores, elas mesmas se organizam, juntam uma grana, paga a casa e dividem entre elas o valor arrecadado da bilheteria.
Temos o Subúrbio Alternativo em Brás de Pina com eventos gratuitos mesmo com bandas de outros estados ou de outros países (o dono do estabelecimento passa uma ''sacolinha'' entre os presentes para arrecadar e custear os gastos das bandas). Temos o Tomarock, antigo, senão o mais antigo evento ainda na ativa no estado que tem sua ênfase em bandas de Metalcore, New Metal autorais e bandas covers.

A grande guinada se deu pelo coletivo União Headbanger RJ que inclusive tem suas ramificações em outros estados . Um coletivo que inclui bandas, produtores, donos de casas de show com intuito de se organizarem melhor para trazerem bandas de outros estados e outros países, fazendo eventos de menor porte para ir arrecadando grana para trazer uma banda gringa. Sensacional. Totalmente Do It Yourself (faça você mesmo).
Temos o Cruzada Metal (apoiado pela União Headbanger) como muitos dizem o principal evento dedicado ao metal underground do Rio de Janeiro. Foram 10 edições até agora e no próximo dia 7 de novembro contará com mais uma edição com bandas do RJ e de SP. Não sei se o Rio de Janeiro está em sua melhor fase, mas o Cruzada Metal sem dúvidas acrescenta MUITO para a cena, não só pelas bandas e sim pela atmosfera criada pelo público durante a apresentação das bandas, é único. Tive o prazer de presenciar 6 edições desse evento e em todos eles eu saí com um sorriso no rosto e dores pelo corpo e é isso que a cena precisa.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Muita gente reclama mas poucos fazem e colocam a cara para bater. Sua cidade não tem evento? Faça um evento! Sua cidade não tem banda que você gosta? Entra num curso, aprenda um instrumento e monte uma banda. A cena quem faz é você!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
O hit do Capital Inicial com frase que confunde por causa de condição climática atípica
A opinião de Jimmy Page sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio 2001
Rush: A banda alternativa noventista que restaurou a fé de Geddy Lee no rock

Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Vamos admitir sem hipocrisia: não há banda nova que preste

