Rio de Janeiro: A cruzada underground carioca
Por David Soriano
Postado em 10 de novembro de 2015
O Rio de Janeiro tem uma importância gigantesca na cena do Metal Nacional. Grandes iniciativas não vem de hoje, porém hoje vemos no Rio de Janeiro um potencial absurdo e muito mais organizado do que anos atrás.
Nos anos 90 a cena carioca contou com o GARAGE, uma casa de show de porte médio localizado na Praça da Bandeira que contou com shows grandiosos como o Exodus por exemplo. A cena Black Metal naquela época era muito forte, muito devido a cena de BH que foi celeiro de grandes bandas de Black e Thrash Metal.
No final dos anos 90 e na entrada do novo milênio, o Rio de Janeiro 'morreu', acabaram as bandas, acabaram os eventos, acabou tudo. Só restou os ''points' de bandas covers de bandas manjadas.
Ocorria um evento ou outro como o Slaugher Fest em Duque de Caxias que teve contou com o Violator e outras grandes bandas do cenário nacional.
Hoje nós temos eventos todas as semanas, incluindo dias úteis (o público carioca PRECISA se acostumar com shows em dias de semana, é normal em muitos estados do país). Ótimas iniciativas de coletivos, produtores, bandas e casas de show. Hoje as bandas não dependem mais de produtores, elas mesmas se organizam, juntam uma grana, paga a casa e dividem entre elas o valor arrecadado da bilheteria.
Temos o Subúrbio Alternativo em Brás de Pina com eventos gratuitos mesmo com bandas de outros estados ou de outros países (o dono do estabelecimento passa uma ''sacolinha'' entre os presentes para arrecadar e custear os gastos das bandas). Temos o Tomarock, antigo, senão o mais antigo evento ainda na ativa no estado que tem sua ênfase em bandas de Metalcore, New Metal autorais e bandas covers.
A grande guinada se deu pelo coletivo União Headbanger RJ que inclusive tem suas ramificações em outros estados . Um coletivo que inclui bandas, produtores, donos de casas de show com intuito de se organizarem melhor para trazerem bandas de outros estados e outros países, fazendo eventos de menor porte para ir arrecadando grana para trazer uma banda gringa. Sensacional. Totalmente Do It Yourself (faça você mesmo).
Temos o Cruzada Metal (apoiado pela União Headbanger) como muitos dizem o principal evento dedicado ao metal underground do Rio de Janeiro. Foram 10 edições até agora e no próximo dia 7 de novembro contará com mais uma edição com bandas do RJ e de SP. Não sei se o Rio de Janeiro está em sua melhor fase, mas o Cruzada Metal sem dúvidas acrescenta MUITO para a cena, não só pelas bandas e sim pela atmosfera criada pelo público durante a apresentação das bandas, é único. Tive o prazer de presenciar 6 edições desse evento e em todos eles eu saí com um sorriso no rosto e dores pelo corpo e é isso que a cena precisa.
Muita gente reclama mas poucos fazem e colocam a cara para bater. Sua cidade não tem evento? Faça um evento! Sua cidade não tem banda que você gosta? Entra num curso, aprenda um instrumento e monte uma banda. A cena quem faz é você!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"

A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
Pink Floyd: entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra
Thrash Metal: a estagnação criativa do gênero


