Voodoo Music: O príncipe das trevas e a maldição dos supergrupos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Anderson Tissa
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Madman surpreendeu o mundo mais uma vez ao anunciar, recentemente, ter montado uma banda com Slash, Tom Morello e Geezer Butler. Aparentemente o supergrupo, que até o momento se chama Ozzy Osbourne & Friends, surgiu apenas para se apresentar no festival Voodoo Music Experience. E deve ficar por isso mesmo caso o mau agouro dos supergrupos se concretize.

Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revistaDimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quem conhece a mística do rock sabe das diversas lendas macabras que cercam os astros. Além do fúnebre Clube dos 27, uma outra praga insiste em azarar a quem ousa montar uma banda apenas com grandes nomes: é a maldição dos supergrupos.

O que seria a materialização dos sonhos de empresários e gravadoras, geralmente não passa de promessas frustradas. Os supergrupos do rock servem mais para superaquecer a máquina de egocímetro do que criar riffs inesquecíveis. Mais parece uma espécie de reunião da ONU, onde se tem muita expectativa e o máximo que se consegue é um cessar-fogo durante o final de semana.

Por mais decepcionante que parece é sempre extasiante imaginar como seria um projeto com Mercury, Beck, Glover e Bonham. Um quarteto como este provavelmente construiria uma carreira invejável apenas com os seus lados B. Porém os deuses do rock parecem não gostar de tantas estrelas reunidas.

Tirando a exceção Crosby, Stills & Nash que permanecem na estrada, entre idas e vindas, desde 1969, os demais supergrupos chegaram ao fim ou simplesmente foram abandonados pelos seus próprios idealizadores.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como não se lembrar da Travelling Wilburys. Uma seleção formada por George Harrison, Jeff Lynne, Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison. Nesse caso a morte de Orbison atrapalhou muito a sequência do projeto, mas mesmo sem ele os demais tentaram prosseguir e conseguiram chegar somente no fim da linha.

Há poucos anos Mick Jagger se juntou a Joss Stone, Dave Stewart, Damian Marley e A. R. Rahman. O resultado foi uma mistura de gêneros que agradou a muitos e causou náuseas em várias outras pessoas. Se são bons ou não, o certo é que o projeto se tornou um fantasma. Sumiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro grupo que merece destaque é o Them Crooked Vultures, que conta(va) com Dave Grohl, Josh Homme e John Paul Jones. Trata-se de um excelente projeto de hard rock, o que não poderia ser diferente com esse time. Só que depois de seu álbum de estreia em 2009, desapareceram do mapa. Grohl já declarou ter vontade de fazer um disco sucessor. Mas cá pra nós, com o Foo Fighters dominando a cena mundial é o mesmo que acreditar no retorno do Nirvana.

O que esperar do supergrupo de Ozzy? Analisando criteriosamente de forma racional a ponto de não me deixar influenciar pelos mitos e crendices enraizados na história do rock, vejo que não podemos deixar um detalhe passar em branco: o supergrupo se apresenta pela 1ª vez numa tradicional noite de Halloween.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revistaHit Parader
Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músicoDimebag Darrell
Namorada fala sobre a vida e a morte do músico


Sobre Anderson Tissa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280