Blog Verdade Mística: Porque não assinar com uma gravadora

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor Halley, Fonte: Blog Verdade Mística
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Você tem uma banda independente de rock? Nessa matéria explicamos os principais problemas ao assinar um contrato com alguma grande gravadora.

5000 acessosMaridos traídos: Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'Anno5000 acessosDave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre ele

Um típico contrato é mais ou menos assim:

1 - A gravadora dá uma entrada de U$ 250 mil para os artistas gravarem um álbum.

2 - Os artistas gravam o álbum.

3 - Supondo que o álbum venda 500 mil cópias a U$10 cada, gerando U$5 milhões, a gravadora tira uma fatia desse valor, geralmente 85% das vendas totais, deixando U$750 mil para os artistas.

Mas antes dos artistas receberem esse dinheiro, a gravadora retira o valor dado de entrada (U$250 mil).

Além disso, a gravadora retira outros valores como:

Custos de gravação (U$300 mil);
Custos para videoclipes (U$300 mil);
Suporte para tours (U$250 mil);

Isso deixa a banda com um débito de U$425 mil dólares com a gravadora.

E esse valor é carregado para o próximo álbum. E depois para o próximo, e o próximo, e o próximo.

Outros itens escondidos que os contratos incluem são:

Custos com embalagem, que tomam cerca de 25% do artista. Conhecidos como royalties pagos pelas ‘caras’ embalagens de CD e arte. Esse custo também é adicionado ao empacotamento de arquivos digitais, onde embalagens não existem.

10% dos custos vão para custos de materiais quebrados durante envios. Esse custo começou na era dos vinis e continuou quando os CDs os substituíram.

E ainda é aplicado a downloads digitais.

Os 10% de dedução com itens gratuitos é um sistema antiquado onde compradores adquirem 100 álbuns, mas são dados 10 itens sem custo. Como os artistas somente são pagos com itens vendidos, eles não são compensados por isso.

Essa prática ainda existe mesmo num mercado dominado por mídias digitais. Artistas geram tanto dinheiro para tantas pessoas que nem fazem parte do processo de criação.

Video original em inglês:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões

Maridos traídosMaridos traídos
Não adianta: todo mundo terá seu dia de dor-de-corno

Dave MustaineDave Mustaine
Dez coisas que você não sabia sobre o vocalista

Iron MaidenIron Maiden
Video mostra "erros" da banda ao vivo

5000 acessosAC/DC: como Angus responde a um copo de cerveja atirado?5000 acessosMarcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden5000 acessosSlipknot: pornografia inspirou primeiro álbum da banda4638 acessosTerror em Paris: Guns, A7X, Mike Patton e outros falam de ataque5000 acessosLincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen5000 acessosBlack Sabbath: Banda deu pesadelos a Robert Trujillo

Sobre Victor Halley

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online