Roque Reverso: "Velhinhos" fazem os melhores shows do Rock in Rio
Por Flavio Leonel
Fonte: Roque Reverso
Postado em 26 de setembro de 2013
Os representantes mais "velhinhos" do rock nadaram de braçada, colocaram a molecada no bolso e fizeram os melhores shows do Rock in Rio 2013. Pergunte para a maioria das pessoas que assistiram aos shows do festival e boa parte das respostas girará em torno de três nomes: Bruce Springsteen, Iron Maiden e Metallica.
Mais do que constatar o óbvio, o fato de as melhores performances do evento que aconteceu na capital fluminense terem componentes com idade acima de 50 anos, chegando em alguns casos a superar a casa dos 60 anos, apenas reforça a tese de que está faltando uma renovação mais expressiva no rock n’ roll.
O leitor até poderá dizer que o empresário Roberto Medina preferiu trazer nomes consagrados para não arriscar e garantir o jogo ganho, mas é importante recordar que essa tem sido a estratégia dos produtores na maioria dos festivais que estão acontecendo no Brasil. No Lollapalooza 2013, o Pearl Jam, com Eddie Vedder e seus 48 anos de idade, foi o nome mais badalado. Só encontrou no Queens of The Stone Age, de Josh Homme, que tem 40 anos, um rival de show com qualidade parecida.
Ainda em 2013, o Monsters of Rock terá como um dos headliners o Aerosmith, que conta com Steven Tyler e seus 65 anos de idade, sem sinais de cansaço. Mesmo o outro headliner, o Slipknot, que traz um dos shows mais intensos da atualidade, conta com o vocalista Corey Taylor prestes a completar, em dezembro, 40 anos de idade.
Fora do rock mais pesado, o grupo britânico Blur, que é a atração principal do Planeta Terra Festival 2013, tem o vocalista Damon Albarn já com 45 anos. Fora dos festivais, é importante lembrar que a atração mais esperada do ano no Brasil é a vinda do Black Sabbath, que tem Ozzy Osbourne com 64 anos e o guitarrista Tony Iommi com 65 anos e se recuperando de um câncer.
O leitor do Roque Reverso pode até lembrar que o Muse fez uma excelente apresentação no Rock in Rio e poderia representar algum alivio em relação à tese de falta de renovação do rock, mas o grupo, que já tem quase 20 anos, não conseguiu bater as performances de Springsteen, Iron Maiden e Metallica.
Springsteen, com seus 63 anos, não só fez um dos melhores shows do festival (para alguns, o melhor disparado), como colocou sua apresentação entre as mais espetaculares da história de todas as edições do Rock in Rio.
O Iron Maiden, que tem Bruce Dickinson com 55 anos pulando loucamente e cantando demais no palco e que conta com o baterista Nicko McBrain com 61 anos, mostrou o motivo de ser a maior banda de heavy metal da história e que tem muito ainda a ensinar.
O Metallica, que tem James Hetfield com 50 anos, mostrou com rapidez e energia impressionante porque é a maior banda pesada da atualidade.
Se compararmos com edições anteriores do próprio Rock in Rio, lembraremos que a primeira edição, a de 1985, teve inúmeros destaques, entre eles o próprio Iron Maiden, em seu maior momento, com Dickinson com 27 anos. A edição de 1991 teve o Guns N’ Roses estourando, com Axl Rose tendo, na época, 29 anos.
A falta de um grande nome jovem no rock n’ roll atual e a persistência dos mais velhos no topo trazem algum receio de que o gênero perca cada vez mais espaço para os já dominantes rap, pop e r&b. É claro que, enquanto existir um adolescente com vontade de mudar o mundo e a rebeldia explodindo, sempre haverá a esperança do surgimento de algo bombástico, mas o que será do rock quando um Lemmy Kilmister morrer? Quem assumirá o posto de um Angus Young? A ver…
ROQUE REVERSO
O blog do bom e velho rock and roll
http://www.roquereverso.wordpress.com
Siga no Facebook:
http://tinyurl.com/maq6hhm
Rock In Rio 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O álbum de rock bom de ouvir em casa só que é um tédio ao vivo, segundo Edu Falaschi
A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra
Quais bandas formariam o "Big Four" do death metal, de acordo com o Loudwire

Ghost BC: A Missa Negra estava cheia de ateus no Rock in Rio
Paul Di'Anno: aparição surpresa no Rock in Rio com Kiara Rocks
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Iron Maiden que não saía da cabeça e dos dedos de John Petrucci: "Loucura"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse



