Raimundos: Roda Viva ou Roda da Fortuna?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lincoln Gonçalves
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

RAIMUNDOS foi sem dúvida uma das maiores bandas que o Rock n’ Roll Brasileiro já produziu. Dominaram os anos 90 com seu “forró-core” cheio de sacanagem, lançaram ótimos álbuns, fizeram shows grandiosos e conquistaram underground e mainstream sem perder a identidade. Em 1999 lançaram “Só no Forévis” (seu álbum mais popular) e se tornaram gigantes da música nacional. Após uma longa turnê de shows lotados e um disco ao vivo, sofreram uma perda irreparável com a saída do vocalista Rodolfo Abrantes. E embora a banda nunca tenha pendurado as chuteiras, durante a última década pouco se ouviu falar dela.

655 acessosRaimundos: Fotos da apresentação em São Luís5000 acessosGene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?

Com a queda da popularidade do RAIMUNDOS o Rock Nacional também definhou. CHARLIE BROWN JR lançou um hit ou outro ao longo dos anos. CPM 22 e PITTY apareceram junto a Emos e Indies. E uma febre de música bunda-mole cheia de Rock Stars fofinhos, acabou predominando. Seria justo então que o RAIMUNDOS retomasse seu lugar na cena, pois mesmo que existam boas bandas tocando som pesado em português, infelizmente nenhuma delas consegue competir no cenário pop como o RAIMUNDOS fez no passado. E se isso importa? Bom, a história mostra que sempre foi preciso algo bom se destacar pra que o lixo fosse varrido pra fora, uma cena mais legal se fortalecesse e novas gerações se inspirassem a fazer boa música. E como ninguém novo aparece, às vezes colocamos nossas esperanças em velhos dinossauros.

O problema é que o RAIMUNDOS, como toda banda desse porte, teima em ser cover de si mesma. Cismam em fazer tudo grandioso. E dar espetáculo, muitas vezes parece mais importante do que fazer boa música - o que mais explica a intervenção de TICO SANTA CRUZ em tempos recentes, aparições no BIG BROTHER BRASIL e um DVD de antigos hits (com raríssimas novidades que pouco acrescenta) lançado em parceria com um canal vinculado a Rede Globo?

A questão é que o revival é sempre lucrativo e os egos muito grandes. Essa suposta “volta dos que não foram” (com o lançamento de “Roda Viva”) desrespeita o legado de uma banda que tinha tudo pra se tornar imortal. Pois por mais que os shows sejam legais, a arte é posta de lado pelo entretenimento sem sentido. E mesmo que uma banda da qualidade do RAIMUNDOS faça falta, o tempo deles já passou. É preciso dar seqüência ao Rock n’ Roll e não se prender a nostalgia, nem se preocupar só com fama e dinheiro. Eles deveriam saber à hora certa de parar ou ter dignidade pra começar algo novo. Imagine se Johnny Ramone em vida refizesse os RAMONES sem Joey. Ou se o NIRVANA renascesse sem Kurt Cobain. É como fizeram THE DOORS e QUEEN em um passado recente. E algo parecido com a atual situação do GUNS N’ ROSES. Acho que os fãs de RAIMUNDOS nunca precisaram disso, mas a banda parece ter contas a pagar...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

655 acessosRaimundos: Fotos da apresentação em São Luís1095 acessosRaimundos: veja a entrevista de Canisso ao Minha Brasília0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Raimundos"

Rock In RioRock In Rio
O boicote das bandas brasileiras na edição de 2001

RodolfoRodolfo
100% arrependido das letras dos Raimundos

Rodolfo AbrantesRodolfo Abrantes
"Raimundos como banda não me interessa"

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Raimundos"

Gene SimmonsGene Simmons
Sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?

TúmulosTúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos nos EUA

Alice in ChainsAlice in Chains
Mensagem subliminar na capa de "The Devil Put Dinosaurs Here"

5000 acessosSlipknot: causando medo no cantor Latino durante o Rock In Rio5000 acessosOzzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil5000 acessosEm 25/09/1980: John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicação5000 acessosGhost BC: fama e anonimato não andam de mãos dadas5000 acessosGN'R: Nicolas Cage, Zakk e Corey avaliam validade da banda5000 acessosMichael Schenker: os convites que recebeu de Ozzy, Aerosmith e Deep Purple

Sobre Lincoln Gonçalves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online