Heavy Metal, quarenta anos de conquistas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ives Leocelso Silva Costa, Fonte: Hearts Of Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

Em 2010 o Heavy Metal completa 40 anos oficiais de existência, muita coisa aconteceu desde o distante ano de 1970 quando o BLACK SABBATH resolveu tocar uma espécie de blues/rock mais pesado que qualquer coisa que existia até então.

Slipknot: Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais VocêPink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns

O Metal experimentou momentos de glória e forte presença na mídia, para depois quase desaparecer da cena mainstream. Bandas acabaram, novas bandas surgiram e o Metal seguiu em frente, sempre apoiado por seus fiéis seguidores, lutando contra o modismo, contra a queda do mercado fonográfico e, principalmente, com o desrespeito daqueles que não entendem a força do estilo, tão amado por seus fãs.

Hoje é com alegria experimentamos uma espécie de "Renascimento Metálico". Os pioneiros do BLACK SABBATH, após alguns anos de ostracismo, voltaram ao topo com o retorno da formação do álbum Heaven & Hell (1980) e o lançamento do excelente The Devil You Know (2009). O último álbum do DREAM THEATER, Black Clouds & Silver Linings (2009), entrou no Top Ten da lista dos mais vendidos nos EUA, a famigerada Billboard 200 geralmente frequentada por "astros" da música pop, pegando de surpresa até os membros da própria banda. Sem falar nos últimos lançamentos dos monstros do Hard Rock, estilo irmão do Heavy Metal, KISS e AC/DC (Sonic Boom [2009] e Black Ice [2008], respectivamente), campeões de crítica e vendas mundialmente e que geraram turnês multi-milionárias.

Isso se torna ainda mais impressionante quando vemos declarações como a de Richard Branson, fundador da gravadora Virgin, de que a indústria da música está falida.

Por falar em AC/DC, a banda foi escolhida como trilha-sonora de um dos maiores ícones da cultura pop do momento, a franquia de filmes Homem de Ferro, o que dá uma mostra de sua importância.

Pegando mais algumas pessoas de surpresa, o tradicional jornal britânico The Guardian apontou o IRON MAIDEN como a melhor escolha para a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, dizendo que não há nenhuma outra banda inglesa com o alcance internacional do Iron Maiden nos dias de hoje.

Há, portanto, muito a comemorar nesses 40 anos! O Heavy Metal cresceu e evoluiu, mas sem nunca perder sua essência, e por isso parabéns a todos os headbangers, essa conquista é nossa!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Slipknot: Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais VocêSlipknot
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você

Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbunsPink Floyd
As brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns


Sobre Ives Leocelso Silva Costa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin