Crônica Metal: Todos comemoramos 40 anos.
Por Sandro Marcos da Costa Ramos
Postado em 07 de maio de 2010
Alguns de nós podem dizer que parece que foi ontem. Outros estão apenas descobrindo um universo mágico e muitíssimo atraente que provavelmente mudará suas vidas e sua forma de ver o mundo. O fato é que este ano traz uma comemoração especial para os headbangers, todos eles, mesmo os que nem dão muita importância ao fato. Este ano faz 40 anos que uma banda inglesa, da cidade de Birminghan, lançava seu primeiro álbum de estúdio. Falamos do BLACK SABBATH, que em 1970 lançava seu debut auto-intitulado, fazendo um som inovador e um tanto chocante para os padrões da época. Um som que mudaria o conceito musical que até então estava em evidência, uma variação do Blues pesado que era praticado por boa parte das bandas naquele período, trazendo um diferencial incontestável, um peso, de certa forma extremo, da guitarra de Tony Iommi que chegava para definir o que conhecemos hoje por Heavy Metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Não ficaremos aqui a contar esta história fascinante e lendária, não iremos recontá-la, apesar de que isto já seria louvável. É tempo de imaginar nossos próprios momentos, nossas próprias descobertas e revelações do mundo mágico anteriormente citado e perceber como somos e fomos influenciados por algo que aconteceu a tanto tempo e que ainda hoje conquista novos adeptos, emociona e ajuda no desenvolvimento de todos que admiram este estilo criado por aqueles rapazes que no agora longínquo ano de 1970 nem imaginavam o que estavam por dar ao mundo. Vamos mergulhar nas sombras ao som do embrião do Doom Metal contido nos acordes e riffs da famosa faixa-título, a cadenciada e lúgubre "Black Sabbath". Deixemos que a viagem proporcionada pelas gaitas, da altamente permeada pelo Blues "The Wizard", leve nossa imaginação onde não podemos sonhar. Cada solo, letra e passagem marcante merece destaque incondicional nesta comemoração. Afinal se aqui escrevo e se aqui vocês lêem, a razão para isto data do mesmo ano de 1970. Que o brinde seja sincero e devotado a quem de fato merece tal menção.
Muitas vertentes se desenvolveram, muitos adicionaram elementos excelentes e fundamentais, mas foi realmente esta banda que nos trouxe o prazer musical definitivo, a liberdade do rock potencializada pela maior contestação e poder de quase hipnotismo. Foram fases marcadas por diferentes estilos, variadas e importantes bandas que inseriram seus nomes na história do Metal. Todas elas, sem exceção, tiveram onde beber e aprender algumas lições, tiveram onde se inspirar direta ou indiretamente para criar e recriar sua música. Os anos 80 foram maravilhosos altamente criativos sim, mas podemos claramente observar em cada música criada nesta década a influência dos elementos que o BLACK SABBATH forjou em suas composições bem antes de qualquer destes músicos sequer sonhar em compor algo. E não se trata de desprezar ou diminuir qualquer movimento, vertente ou banda; trata-se de enaltecer um legado que foi lapidado dia após dia e enriquecido por artistas que somente fizeram valorizar ainda mais uma semente plantada anteriormente, não só com o debut mas com os outros álbuns subseqüentes de Ozzy, Iommi, Butler e Ward.
São 40 anos de adaptações dos magos criadores desta pedra filosofal que transformou, em processo que poderia ser alquímico, o rock e o blues em peso, morbidez e mais uma infinidade de fatores. Um grupo de companheiros que parece ter sido destinado a estar unido por uma convergência astral ou algo do gênero. Como toda magia e todo encanto a primeira formação teve um fim e veio a grata surpresa de novos colaboradores que, em diferentes níveis de qualidade e intensidade, ajudaram a perpetuar a banda, sempre capitaneados pelo incansável Tony Iommi. Quatro décadas que parecem curtas se formos levar em conta a importância e o fascínio que aquele álbum ainda possui. Vamos todos nós, ouvintes, músicos e apreciadores em geral brindar este momento importante e saudar um marco com a devida reverência de quem sabe o que é bom e de quem reconhece os motivos pelos quais estamos nessa para sempre. Longa vida Black Sabbath, longa vida Heavy Metal, parabéns por entrar tão vivo e vigoroso na meia idade. Neste ano todos fazemos 40 anos juntos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps