Crônica Metal: Todos comemoramos 40 anos.
Por Sandro Marcos da Costa Ramos
Postado em 07 de maio de 2010
Alguns de nós podem dizer que parece que foi ontem. Outros estão apenas descobrindo um universo mágico e muitíssimo atraente que provavelmente mudará suas vidas e sua forma de ver o mundo. O fato é que este ano traz uma comemoração especial para os headbangers, todos eles, mesmo os que nem dão muita importância ao fato. Este ano faz 40 anos que uma banda inglesa, da cidade de Birminghan, lançava seu primeiro álbum de estúdio. Falamos do BLACK SABBATH, que em 1970 lançava seu debut auto-intitulado, fazendo um som inovador e um tanto chocante para os padrões da época. Um som que mudaria o conceito musical que até então estava em evidência, uma variação do Blues pesado que era praticado por boa parte das bandas naquele período, trazendo um diferencial incontestável, um peso, de certa forma extremo, da guitarra de Tony Iommi que chegava para definir o que conhecemos hoje por Heavy Metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Não ficaremos aqui a contar esta história fascinante e lendária, não iremos recontá-la, apesar de que isto já seria louvável. É tempo de imaginar nossos próprios momentos, nossas próprias descobertas e revelações do mundo mágico anteriormente citado e perceber como somos e fomos influenciados por algo que aconteceu a tanto tempo e que ainda hoje conquista novos adeptos, emociona e ajuda no desenvolvimento de todos que admiram este estilo criado por aqueles rapazes que no agora longínquo ano de 1970 nem imaginavam o que estavam por dar ao mundo. Vamos mergulhar nas sombras ao som do embrião do Doom Metal contido nos acordes e riffs da famosa faixa-título, a cadenciada e lúgubre "Black Sabbath". Deixemos que a viagem proporcionada pelas gaitas, da altamente permeada pelo Blues "The Wizard", leve nossa imaginação onde não podemos sonhar. Cada solo, letra e passagem marcante merece destaque incondicional nesta comemoração. Afinal se aqui escrevo e se aqui vocês lêem, a razão para isto data do mesmo ano de 1970. Que o brinde seja sincero e devotado a quem de fato merece tal menção.

Muitas vertentes se desenvolveram, muitos adicionaram elementos excelentes e fundamentais, mas foi realmente esta banda que nos trouxe o prazer musical definitivo, a liberdade do rock potencializada pela maior contestação e poder de quase hipnotismo. Foram fases marcadas por diferentes estilos, variadas e importantes bandas que inseriram seus nomes na história do Metal. Todas elas, sem exceção, tiveram onde beber e aprender algumas lições, tiveram onde se inspirar direta ou indiretamente para criar e recriar sua música. Os anos 80 foram maravilhosos altamente criativos sim, mas podemos claramente observar em cada música criada nesta década a influência dos elementos que o BLACK SABBATH forjou em suas composições bem antes de qualquer destes músicos sequer sonhar em compor algo. E não se trata de desprezar ou diminuir qualquer movimento, vertente ou banda; trata-se de enaltecer um legado que foi lapidado dia após dia e enriquecido por artistas que somente fizeram valorizar ainda mais uma semente plantada anteriormente, não só com o debut mas com os outros álbuns subseqüentes de Ozzy, Iommi, Butler e Ward.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | São 40 anos de adaptações dos magos criadores desta pedra filosofal que transformou, em processo que poderia ser alquímico, o rock e o blues em peso, morbidez e mais uma infinidade de fatores. Um grupo de companheiros que parece ter sido destinado a estar unido por uma convergência astral ou algo do gênero. Como toda magia e todo encanto a primeira formação teve um fim e veio a grata surpresa de novos colaboradores que, em diferentes níveis de qualidade e intensidade, ajudaram a perpetuar a banda, sempre capitaneados pelo incansável Tony Iommi. Quatro décadas que parecem curtas se formos levar em conta a importância e o fascínio que aquele álbum ainda possui. Vamos todos nós, ouvintes, músicos e apreciadores em geral brindar este momento importante e saudar um marco com a devida reverência de quem sabe o que é bom e de quem reconhece os motivos pelos quais estamos nessa para sempre. Longa vida Black Sabbath, longa vida Heavy Metal, parabéns por entrar tão vivo e vigoroso na meia idade. Neste ano todos fazemos 40 anos juntos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
A dupla de rappers que Slash disse que sempre vinha com algo interessante
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
O desafio que Cazuza fez Paulo Ricardo cumprir para provar que não tinha medo de sua AIDS
Ivete Sangalo: "Ouço muito SOAD, Linkin Park, Slipknot e Rush"
Fatboy Slim confessa ter se arrependido de conhecer David Bowie pessoalmente

Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Vamos admitir sem hipocrisia: não há banda nova que preste

