Crônica Metal: Todos comemoramos 40 anos.
Por Sandro Marcos da Costa Ramos
Postado em 07 de maio de 2010
Alguns de nós podem dizer que parece que foi ontem. Outros estão apenas descobrindo um universo mágico e muitíssimo atraente que provavelmente mudará suas vidas e sua forma de ver o mundo. O fato é que este ano traz uma comemoração especial para os headbangers, todos eles, mesmo os que nem dão muita importância ao fato. Este ano faz 40 anos que uma banda inglesa, da cidade de Birminghan, lançava seu primeiro álbum de estúdio. Falamos do BLACK SABBATH, que em 1970 lançava seu debut auto-intitulado, fazendo um som inovador e um tanto chocante para os padrões da época. Um som que mudaria o conceito musical que até então estava em evidência, uma variação do Blues pesado que era praticado por boa parte das bandas naquele período, trazendo um diferencial incontestável, um peso, de certa forma extremo, da guitarra de Tony Iommi que chegava para definir o que conhecemos hoje por Heavy Metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Não ficaremos aqui a contar esta história fascinante e lendária, não iremos recontá-la, apesar de que isto já seria louvável. É tempo de imaginar nossos próprios momentos, nossas próprias descobertas e revelações do mundo mágico anteriormente citado e perceber como somos e fomos influenciados por algo que aconteceu a tanto tempo e que ainda hoje conquista novos adeptos, emociona e ajuda no desenvolvimento de todos que admiram este estilo criado por aqueles rapazes que no agora longínquo ano de 1970 nem imaginavam o que estavam por dar ao mundo. Vamos mergulhar nas sombras ao som do embrião do Doom Metal contido nos acordes e riffs da famosa faixa-título, a cadenciada e lúgubre "Black Sabbath". Deixemos que a viagem proporcionada pelas gaitas, da altamente permeada pelo Blues "The Wizard", leve nossa imaginação onde não podemos sonhar. Cada solo, letra e passagem marcante merece destaque incondicional nesta comemoração. Afinal se aqui escrevo e se aqui vocês lêem, a razão para isto data do mesmo ano de 1970. Que o brinde seja sincero e devotado a quem de fato merece tal menção.
Muitas vertentes se desenvolveram, muitos adicionaram elementos excelentes e fundamentais, mas foi realmente esta banda que nos trouxe o prazer musical definitivo, a liberdade do rock potencializada pela maior contestação e poder de quase hipnotismo. Foram fases marcadas por diferentes estilos, variadas e importantes bandas que inseriram seus nomes na história do Metal. Todas elas, sem exceção, tiveram onde beber e aprender algumas lições, tiveram onde se inspirar direta ou indiretamente para criar e recriar sua música. Os anos 80 foram maravilhosos altamente criativos sim, mas podemos claramente observar em cada música criada nesta década a influência dos elementos que o BLACK SABBATH forjou em suas composições bem antes de qualquer destes músicos sequer sonhar em compor algo. E não se trata de desprezar ou diminuir qualquer movimento, vertente ou banda; trata-se de enaltecer um legado que foi lapidado dia após dia e enriquecido por artistas que somente fizeram valorizar ainda mais uma semente plantada anteriormente, não só com o debut mas com os outros álbuns subseqüentes de Ozzy, Iommi, Butler e Ward.
São 40 anos de adaptações dos magos criadores desta pedra filosofal que transformou, em processo que poderia ser alquímico, o rock e o blues em peso, morbidez e mais uma infinidade de fatores. Um grupo de companheiros que parece ter sido destinado a estar unido por uma convergência astral ou algo do gênero. Como toda magia e todo encanto a primeira formação teve um fim e veio a grata surpresa de novos colaboradores que, em diferentes níveis de qualidade e intensidade, ajudaram a perpetuar a banda, sempre capitaneados pelo incansável Tony Iommi. Quatro décadas que parecem curtas se formos levar em conta a importância e o fascínio que aquele álbum ainda possui. Vamos todos nós, ouvintes, músicos e apreciadores em geral brindar este momento importante e saudar um marco com a devida reverência de quem sabe o que é bom e de quem reconhece os motivos pelos quais estamos nessa para sempre. Longa vida Black Sabbath, longa vida Heavy Metal, parabéns por entrar tão vivo e vigoroso na meia idade. Neste ano todos fazemos 40 anos juntos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
A música do Iron Maiden que Charlie Benante considera "pré-Thrash Metal"
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta
Dez bandas lendárias que nunca mudaram de formação, em lista da Metal Hammer

Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião contundente de Vernon Reid sobre "War Pigs", clássico do Black Sabbath
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



