Sangue, Urina e Marketing. Estrelando: Timo Tolkki
Por Rosa Moraes
Postado em 10 de março de 2004
Todo mundo quer saber em que pedregulho Tolkki bateu a cabeça.Até quem não é fã de Stratovarius, está acompanhando o "caso" (perdido?). Todo mundo fez suas apostas, todos têm sua teoria. Demente virtuose ou gênio do marketing?
Na minha opinião, nem uma, nem outra coisa. Embora pudessem ser ambas, o background pessoal que Tolkki apresenta que poderia desencadear uma loucura, não condiz muito com o tipo de atitude que ele está mostrando agora. E, chamá-lo de "gênio do marketing" quando ele está divulgando um produto que jamais vai poder vender, é meio irreal. Porque, vamos encarar um fato: é extremamente difícil que o Stratovarius chegue a gravar qualquer coisa nessa nova formação. Mais improvável ainda que seja feita qualquer apresentação, a não ser, talvez uma única, na Finlândia. Que - aí sim - vai render um absurdo.
Tolkki pode também ter chegado á conclusão de que o Stratovarius acabou quando saíram Kotipelto e Michael. A introdução dos novos integrantes, sobretudo de Miss K, teria sido uma fraude, única e exclusivamente para provocar no público a reação que provocou. Começa então a farsa, co-estrelando os próprios fãs do Strato. O feedback mundial, apimentado pela entrevista de um jornalista anônimo e publicada no site oficial, é a desculpa que Tolkki tem para iniciar a segunda parte do "plano". Com o seu suposto surto psicótico, ele rouba a cena heavy-metal mundial. E garante que os shows já agendados do Stratovarius, que seriam os últimos, sejam um recorde de bilheteria. No último suspiro, a banda gera milhões.
Outro modo de pensar, nesse sentido, é de que mesmo a saída de Kotipelto e Michael fizesse parte desse esquema. De qualquer forma, o que mais atiça minha curiosidade é saber o que teria acontecido se o público reagisse favoravelmente à entrada de Miss K. Mas ele nem teve chance: com as fotos publicadas e a entrevista, era odiá-la ou odiá-la. Não sei se é genial, mas se foi uma manobra, com certeza foi muito bem pensada, e Miss K parece que foi escolhida a dedo para desagradar os fãs. Mera coincidência?
Quando Tolkki foi esfaqueado, as fotos publicadas no Sonera Plaza (linkadas aqui no Brasil pela Whiplash!), o que mais me chamou a atenção foram os esparadrapos. Que raio de hospital é esse que faz um curativo tosco, seguro por fita adesiva plástica, num rockstar em plena Europa? Sem contar que, na foto sem o curativo, é óbvio que o ferimento não foi limpo antes de ser coberto, outro absurdo médico, que duvido muito que pudesse ocorrer até mesmo num PS de Terceiro Mundo. Me desculpe, mas eu não acredito nessa história de jeito nenhum.
Mas agora só nos resta aguardar por cenas do próximo capítulo. E pagar para ver a cortina se fechar, definitivamente, sobre o Stratovarius. Quanto ao destino de Tolkki, tenho dois palpites: se for ele o maestro consciente de toda essa ópera, ainda poderá "se recuperar", pedir desculpas e aparecer com algo totalmente novo e de uma qualidade surpreendente, rediminido-se assim com uma boa parte dos fãs. Caso ele tenha mesmo atingido esse grau de sandice, receio que seu futuro seja breve e nebuloso, num hospício ou no cemitério - deixando nossas mentes para sempre a indagar se foi Tolkki um mestre ou um monstro.
Surto de Timo Tolkki
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
A banda que Wolf Hoffmann não aceita que chamem de metal: "É boa, mas me poupe"
O dia que Axl Rose pediu camarim de 70 mil reais no Engenhão e nem sequer entrou nele
A música que Roger Waters quis tocar com o Pink Floyd no Live 8, mas David Gilmour vetou


Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990



