Estudioso do Kabbalah comenta texto de Tolkki
Em 22/02/04
Avraham Kuk ben Aaron, Moreh (professor) de Kabbalah da Yeshivah Rav Shimon Bar Yochai, em Mogi das Cruzes - SP, gentilmente nos enviou o seguinte comentário sobre o texto de Tolkki:
"Apenas algumas explicações: "kabbalah" quer dizer "recebimento", pois se refere ao recebimento do conhecimento (os hebreus receberam o conhecimento no Monte Sinai, através da Torah, a bíblia dos judeus, composta pelos livros do Pentateuco, ou os cinco primeiros livros da bíblia: Genesis, Exodo, Levitico, Numeros e Deuteronomio.)
Sobre os ensinamentos que Timmo "recebeu", só podemos concluir que ele ficou doido de vez mesmo, pois a Kabbalah clássica é uma tradição judaica, ou seja, não é messiânica e não está associada a Jesus Cristo. Não que precisasse ser para percebermos que alguém ouvindo a voz de Jesus já deu o que tinha que dar...
Sobre os níveis de alma: a Kabbalah nos ensina que a alma de um não-judeu está no nível de nefesh, a alma mais "primitiva". a alma de alguém que recebeu uma centelha divina está no nível de ruach, pois é mais elevada. Apenas santos e sábios alcançam níveis mais altos. Ou seja, se Timmo acha que a alma dele está no nível de neshama, então o caso dele é pior do que eu pensava...
O Arizal a quem ele se refere é o Rabino Isaac Luria, um dos grandes cabalistas da tradição judaica, que viveu no século XVI. "Sages" é uma linguagem característica do Zohar, um dos livros mais importantes da Kabbalah. Pode ser traduzido como "sábios". Já MERKAVAH é a palavra hebraica para "carruagem", uma maneira de acessar níveis mais elevados.
Desculpem, estou rindo muito enquanto leio isso. O cara pirou de vez... Chaya não está nas "palavras" (words) de Atzilut, mas sim no MUNDO (world), pois Atzilut é um plano espiritual (assim como Briah, Yetzirah e Assiah). São os planos que atingimos através da elevação espiritual. As sefirot são esferas que compõem a Árvore das Vidas, a estrutura primordial que forma o Universo.
Tudo no Universo se baseia na Árvore das Vidas, que é composta por dez sefirot. Cada sefirá está associada a um nível (Atzilut, Briah, Yetzirah, Assiah). De modo geral, a tradução está correta. A linguagem do Zohar é realmente nebulosa e de difícil compreensão. Timmo Tolki é doido.
Estou a disposição para quaisquer explicações sobre a Kabbalah judaica, através do meu blog - http://casadasideias.weblogger.com.br.
Surto de Timo Tolkki
Sangue, Urina e Marketing. Estrelando: Timo Tolkki
Stratovarius: Timmo Tolkki se banha em sangue em nome de Cristo
Stratovarius: Tolkki é esfaqueado e diz que não quer acabar como Lennon
Stratovarius: Detalhes sobre o show bizarro ocorrido em Granada
Stratovarius: Timo Tolkki hospitalizado e com tendências suicidas
Timo Tolkki: "Sempre tive interesse por Hitler!"
Stratovarius: Timo Tolkki fala sobre Miss K em livro
Stratovarius: A novela do Stratovarius escancarada por Timo Tolkki
Timo Tolkki: "Tudo a partir de outubro de 2003 foi mentira!"
Stratovarius: Timo Tolkki tinha problemas mentais, diz vocalista