Portugal Hard'n'Heavy - 2001 em balanço
Por Cameraman Metalico
Postado em 08 de janeiro de 2002
A matéria a seguir trata-se de um balanço geral sobre a cena heavy metal em Portugal em 2001. O objetivo do site, antes de mais nada, é também daqui pra frente dar atenção à cena metálica deste país já que muitos portugueses acessam a Whiplash! diariamente. Além disso, os brasileiros podem conferir um pouco do que anda rolando por lá!
Texto e Fotos: Cameraman Metalico
UM ANO de PESO!
O ano que agora finda foi muito produtivo em relação a discos e concertos de hard rock e heavy metal.
DISCOS
Apesar de muita gente continuar a afirmar que é um estilo gasto, caduco e sem novidades a oferecer, um naipe generoso de bandas ofereceu-nos CDs excelentes dos quais escolhemos 15 nos mais de 200 que recebemos para criticar.
Assim, os cinco magníficos são as obras do mestre OZZY OSBOURNE com o excelente "Down To Earth", os alemães EDGUY e "Mandrake", os norte americanos SLAYER e "God Hates Us All", os seus conterrâneos SYSTEM OF A DOWN e "Toxicity" além dos hippies BLACK CROWES com "Lions". Estes são realmente os melhores de 2001!
Depois para completar a nossa lista não nos podemos esquecer de ANATHEMA "A Fine Day To Exit" (Music For Nations/MA), JUDAS PRIEST " Demolition" (SPV/Megamúsica), ANGRA "Rebirth" (SPV/Zona), SEPULTURA "Nation" (Roadrunner/Movieplay), CLAWFINGER "A Whole Lot Of Nothing" (Gun/BMG), BIOHAZARD "Uncivilization" (SPV/Zona), SLIPKNOT "Iowa" (Roadrunner/Movieplay), CATHEDRAL "Endtyme" (Earache/MA), PARADISE LOST "Believe In Nothing" (EMI) e MOTÖRHEAD "No Sleep Till Hammersmith" (Metal Is/Som Livre), que perfazem o lote dos melhores quinze CD de rock pesado deste ano.
É com agrado que vemos bandas veteranas com 20 e 30 anos de carreira continuar a gravar, mandando todos os estudos de marketing às urtigas. Além destes quinze álbuns não podemos deixar de mencionar SAXON com o excelente "Killing Ground", SCORPIONS com o agradável "Acoustica" (gravado em Lisboa), ONE MINUTE SILENCE e "Buy Now Saved Later", RAMMSTEIN com "Mutter", MEGADETH com "The World Needs A Hero" e RAGE AGAINST THE MACHINE com "Renegades" um álbum de versões que passou completamente ao lado da critica. Outra banda que não nos podemos esquecer e que teve a mesma sorte foram os "rockers" MANIC STREET PREACHERS a quem tiro o chapéu pelo excelente disco "Know Your Enemy", sinceramente o melhor álbum de rock deste ano!
Falando de produção nacional os MOONSPELL venceram nas duas categorias com "Darkness & Hope" um CD que deu lugar a uma tour que os levou aos EUA, depois de terem corrido toda a Europa. Os Moonspell continuam a dar cartas!
Os TARANTULA foram brindados com um álbum tributo duplo, comemorando vinte anos de carreira. Mais de trinta bandas juntaram a sua voz às músicas da banda de Paulo Barros, numa iniciativa muito louvável da editora Recital.
Outras bandas que se destacaram foram os THRAGEDIUM com o CD "Theatrum XXIII", Os THE TEMPLE e a sua excelente demo de três temas, os SACRED SIN com Translucid Dream Mirror" e os DECAYED com "Nockthurnaal".
CONCERTOS
Quanto a concertos também não nos podemos queixar pois o nosso país recebeu a visita de grandes bandas da primeira divisão. As melhores prestações aconteceram durante as gravações de "Acoustica" no convento do Beato em Lisboa, com os SCORPIONS como protagonistas. Depois os HELLACOPTERS e os MEGADETH também estiveram bem no Festival Vilar de Mouros, Os D:A:D e os PARADISE LOST deram cartas com os CLAWFINGER no Festival Rock Feira, sua reverência MARYLIN MANSON, os FEAR FACTORY e os MOONSPELL brilharam no Festival do Ermal e a Deconstruction Tour trouxe a Portugal os PENNYWISE, tendo atuado na Praça Sony.
Já no sul os MOTÖRHEAD fizeram tremer a estrutura da Concentração Anual do Moto Clube de Faro, e os SCORPIONS vieram a Lagos tocar com a orquestra como tinham prometido.
Depois a Aula Magna escutou YNGWIE MALSMETEEN, e o Paradise Garage os CRADLE OF FILTH, ANATHEMA, MACHINE HEAD, EDGUY e BIOHAZARD, tudo concertos de peso que esgotaram rapidamente a pequena sala de Alcântara.
Já nos pavilhões, o Atlântico vibrou com o som dos norte americanos SLIPKNOT, os LIMP BIZKIT também estiveram bem e os RAMMSTEIN iam deitando abaixo o Pavilhão do Belenenses, tal a carga decibélica empregue.
No Seixal Metal Attack deste ano brilharam os DARK TRANQUILITY, ANNIHILATOR e NEVERMORE e na Feira de Metal de Almada os brasileiros STEEL WARRIOR.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake


Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Para Mikkey Dee, morte de Lemmy Kilmister não deve ser tratada como tragédia
Lemmy queria morrer no último show do Motörhead, revela empresário da banda
Empresário afirma que Lemmy Kilmister queria morrer no último show do Motörhead
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection


