Rush inclui música especialmente para brasileiros
Fonte: Folha online
Postado em 20 de novembro de 2002
CARLA NASCIMENTO
da Folha Online
"Não fomos inteligentes o suficiente para ver que aqui haveria muitos fãs". Foi nesse tom de brincadeira que o guitarrista Alex Lifeson e o vocalista e baixista Geddy Lee responderam à pergunta que os fãs do Rush no Brasil fazem há muitos anos: "Por que a banda demorou tanto para vir ao Brasil?".
Alex e Geddy deram entrevista a jornalistas na manhã de hoje, em São Paulo, para falar da turnê da banda canadense e dos shows que o Rush fará esta semana em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. O baterista Neil Peart não participou da entrevista: "Devido aos últimos acontecimentos, preferimos poupá-lo e preservá-lo de perguntas de foro pessoal", explicou Geddy, referindo-se a morte da filha do baterista, Selena, em um acidente de carro, em 1997, e, dez meses depois, da morte de sua mulher, Jackie, em decorrência de um câncer.
Geddy falou sobre a retomada da banda aos palcos descrevendo-a como "muito emotiva e positiva" e disse que para esta volta os três conversaram muito.
Os músicos disseram que vão seguir o repertório que vem sendo tocado em outros países por onde já passaram nesta turnê, que divulga o mais recente CD da banda, "Vapor Trails", lançado este ano e o primeiro gravado em estúdio em cinco anos.
No entanto, no quesito repertório os brasileiros terão uma atenção especial: nos três shows que fará no país, o trio vai tocar "Closer to the heart". "Soubemos que ela era um grande sucesso no Brasil e queríamos preparar uma surpresa'', disse o guitarrista.
Confirmando um show com duração de cerca de três horas, Geddy e Alex disseram que "a banda tenta agradar a todos e por isso tenta dar uma mostra de músicas de toda a sua carreira".
Além do repertório, a produção do show será a mesma que a banda vem fazendo em outros países, com pirotecnia e três máquinas de lavar no palco. Sobre a presença inusitada destes objetos no palco, disse o vocalista: "Não podemos revelar. É um segredo de estado canadense", brincou.
Sobre a vinda ao Brasil, Geddy e Alex disseram ainda que o trio só ficou sabendo de sua popularidade no país há um ano por meio das mensagens recebidas via internet.
O Rush nasceu em 1968 como uma banda de covers. Em 1974 a banda canadense lançou seu primeiro álbum homônimo. Pouco tempo depois, o baterista John Rutsey deixou a banda, sendo substituído por Neil Peart. A banda já lançou 24 discos e já vendeu mais de 35 milhões de cópias em todo o mundo.
No final da entrevista Geddy se despediu pedindo desculpas por não falar português. Com tudo isso na bagagem e mais de 30 anos de espera, ele nem precisava falar nada.
RUSH
Onde: Porto Alegre, estádio Olímpico
Quando: quarta, dia 20
Informações: 0300-789-6846. www.ticketmaster.com.br.
Onde: São Paulo, estádio do Morumbi
Quando: sexta, dia 22
Informações: 0/xx/11/ 6846-6000
Onde: Rio de Janeiro, estádio do Maracanã
Quando: sábado, dia 23
Informações: 0300-789-6846. www.ticketmaster.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Baterista promete mais groove no próximo álbum do Saxon
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
As bandas que são maiores que o Oasis, segundo o vocalista Liam Gallagher
O hábito irritante de Humberto Gessinger que fez ele levar um "mata-leão" do colega de banda
Slayer: "Não sei improvisar", diz Kerry King


Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"



