Segunda invasão britânica chega ao Hall da Fama
Fonte: Terra Música
Postado em 11 de março de 2003
O Hall da Fama do Rock and Roll homenageou a "segunda invasão britânica" na noite de domingo, indicando o The Clash, The Police e Elvis Costello e os Attractions como seus novos membros em uma cerimônia emocionante no Waldorf Hotel.
A banda metal australiana AC/DC e os Righteous Brothers também foram homenageados na cerimônia anual, mas a influência britânica dominou, ao lado do sentimento antiguerra expressado por vários artistas.
"É uma noite ótima para ser britânico", disse sir Elton John, no Hall da Fama desde 1994, ao apresentar Elvis Costello e os Attractions. "Três das grandes bandas britânicas dos últimos 30 anos estão sendo homenageadas esta noite", continuou.
O Clash, banda de rock influente que uniu a energia punk com mensagens de rebelião e consciência político-social, aceitou a homenagem sem seu vocalista Joe Strummer, que morreu por problemas de coração ao 50 anos em dezembro.
Strummer era o compositor das letras da banda em parceria com a música do guitarrista Mick Jones.
Ao contrário da premiação do Grammy, os artistas não foram instruídos a evitar comentários políticos - o que vários fizeram, declarando-se contra a guerra dos Estados Unidos no Iraque.
"Quando as pessoas vão às ruas para parar a guerra, o espírito do Clash está lá", disse Tom Morello, guitarrista do Audioslave, ao apresentar um vídeo sobre o Clash.
Mick Jones dedicou seu prêmio a um amigo de infância que está atuando como escudo humano em Bagdá.
Depois da "primeira invasão britânica" dos Beatles e Rolling Stones nos anos 1960, o movimento punk e a nova sonoridade do Police, influenciada pelo reggae jamaicano, invadiram os EUA no final da década seguinte.
Elvis Costello adotou durante sua longa carreira uma sucessão de diferentes estilos, influenciados pela grande quantidade de música que seu pai cantor o expôs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps