RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify

Revista coloca disco do Sleep Token como um dos piores de 2025: "entediante e desagradável"

O guitarrista que Ian Anderson admirava tanto que foi acusado de imitar

Titãs 44 anos - da estreia no Sesc Pompeia aos clássicos que marcaram o rock brasileiro

Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década

Um em cada três fãs já se endividou para ir a shows; 14% deixaram contas sem pagar

A poderosa mensagem que o Krisiun quis passar em "Southern Storm"

Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint

Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos

A banda liderada por uma mulher que Neil Young considera uma das maiores da história

Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley

O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio

David DeFeis já está trabalhando no próximo álbum do Virgin Steele

A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez

O erro de Bill Ward que o Black Sabbath manteve em um clássico


Bangers
Stamp

Revolução Urbana revive rock dos anos 80

Fonte: Folha Online
Postado em 28 de dezembro de 2003

MARCELO RUBENS PAIVA
Articulista da Folha de S.Paulo

Algumas de suas letras já viraram até peça de teatro. Sem autorização, a família embargou. Agora, pela primeira vez, as músicas de Renato Manfredini Júnior (1960-1996), ou Renato Russo, são liberadas para um espetáculo.

Elas estarão no musical "Revolução Urbana", que estréia em 27 de março de 2004, data em que Renato nasceu, que será produzido e dirigido por Fezu Duarte.

"Demoramos para chegar ao conceito final. Não é exatamente uma biografia da Legião Urbana, muito menos do Renato. É uma peça sobre revolução", explica Fezu.

Legião Urbana - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O texto de Marcos Ferraz ("Na Cama com Tarantino") conta a história de Eric Russel, personagem interpretado pelo ator Eriberto Leão. Russel trabalha numa ordem autoritária que quer acabar com a palavra. Seu líder, o ator Antônio Abujamra, uma espécie de "big brother", aparecerá em projeções.

Fã de Sex Pistols e The Clash, Russel vai em busca de uma turma que pensa parecido com ele e participa de uma rebelião contra a tal ordem.

"Não falaremos exatamente da época, mas de cavaleiros de uma coluna e arquétipos de líderes revolucionários, como os cavaleiros da Távola Redonda", conta Fezu.

Ela lembra que Renato Russo dava aulas de inglês.

"Sempre vamos fazer paralelos, uma ordem que quer acabar com a palavra, e ele que dava aulas de inglês, com tudo o que aconteceu em Brasília durante a ditadura", afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além das músicas da Legião, vão entrar as do Capital Inicial e Plebe Rude. O espetáculo segue a linha do livro de Paulo Marchetti, "Diário da Turma - A História do Rock de Brasília" (Conrad), lançado em 2001.

Marchetti chamou Dinho Ouro Preto e Kiko Zambianchi para dividirem a direção musical. Haverá duas músicas inéditas --uma delas dá o título ao espetáculo, "Revolução Urbana".

A família de Renato liberou 26 músicas, que podem ser utilizadas como a produção desejar. Algumas delas serão rearranjadas e executadas por uma banda ao vivo. O espetáculo, orçado em R$ 350 mil e patrocinado pelo Grupo Schahin e Consórcio Remaza, estreará no Tuca ou Jardel Filho.

"Terá muitos monitores de TV, cenas coreografadas, como a de uma luta. Lembraremos do Renato como o pensador que falou para a geração dele e a de agora", diz Fezu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No elenco, a antiga Companhia do Repertório do TBC, rebatizada Companhia Teatro Rock. Será uma trama atemporal. Não vão ser exibidas fotos da época. No máximo, o figurino será inspirado nos anos 80.

"Não é um culto àquela época. Falaremos o tempo todo de ascensão e queda e de uma revolução dentro das pessoas", explica Fezu.

"A família liberou porque tivemos o cuidado de não contar a vida dele, ou como ele era. A Legião falava, 'a gente não é uma banda, mas uma turma'. A família, como nós, não queria um espetáculo pessoal", completa Fezu.

Marchetti, 33, conta que o espetáculo não é baseado no seu livro, mas a história da turma serviu de inspiração.

"Vai ser baseado nas letras de protesto. Já tinham me ligado para fazer um documentário. Não sei por que o Renato ainda é atual. Resolvi escrever o livro porque é uma história que ninguém conhecia, apenas falavam vagamente", diz Marchetti.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"As letras do Renato são muito coloquiais, quase uma conversa de bar. O que se falava na escola era o que o Renato escrevia, com um português fácil, muito direto. Por isso pega até hoje", diz.

"Você anda nas ruas e não vê gente com camisa das bandas em atuação, mas com a da Legião. Meu livro não é sobre o Renato, mas sobre a sua turma, as festas, as bandas", afirma.

O texto fica pronto neste mês. Então, começam os ensaios. Vão entrar 12 músicas da Legião.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Amorphis

publicidadeJosé Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS