Rock in Rio Lisboa começa assombrado por baixas vendas
Fonte: UOL Música
Postado em 27 de maio de 2004
Por Alvaro Blanco - Lisboa, 27 mai (EFE).- O Rock in Rio Lisboa começa amanhã, sexta-feira, com vendas de entradas muito abaixo do esperado pelos organizadores, apesar da fama dos artistas escalados, e cercado de severas medidas de segurança, inéditas em Portugal.
Seu promotor, o empresário brasileiro Roberto Medina, revelou que no início de maio só haviam sido vendidos 190.000 ingressos, mas ainda espera atrair ao parque Bela Vista, em Lisboa, cerca de 350.000 espectadores, ainda muito abaixo das expectativas iniciais, que estimavam o público em 600.000 pessoas.
Medina brincou ao afirmar que "os portugueses são iguais aos brasileiros", deixam para comprar o ingresso na última hora, "para desespero dos empresários".
A maior procura é para o show inaugural, amanhã, de Paul McCartney, os de sábado, dia 29, que terá Peter Gabriel e Gilberto Gil, entre outros, e o de encerramento (6 de junho), quando estão anunciados Alejandro Sanz, Sting, Mariza, Ivete Sangalo e Alicia Keys.
Apesar de até agora a venda de entradas ser baixa, Medina espera que no último dia do Rock in Rio Lisboa ele possa pendurar o cartaz de "lotação esgotada".
Mas é sintomático da falta de interesse do público pelo Rock in Rio -que acontece pouicos dias antes da Eurocopa de futebol e de outro festival-, que um banco patrocinador tenha começado a dar entradas de presente a quem realizar determinadas operações.
Apesar disso, a organização insiste que a platéia acumulada de televisão prevista se mantém em 2 bilhões de pessoas de 70 países, segundo o responsável pelos direitos de transmissão do Festival, Maurice Keizer.
O Rock in Rio demandou em investimento publicitário quase 13,5 milhões de euros, segundo um estudo, que assinala que 76 por cento foi destinado à televisão, 5 ao rádio e 4 por cento à imprensa impressa.
Apesar do fracasso relativo da venda de ingressos, o prefeito de Lisboa, Pedro Santana Lopes, adiantou que a organização anunciará no último dia do festival que Lisboa voltará a organizar o evento em 2007, mas esta vez partilhado com Sidney (Austrália) e Rio de Janeiro, e possivelmente Nova York.
Mil policiais zelarão pela segurança, mas a Associação de Profissionais de Polícia (ASPP) portuguesa denunciou que só uns dez conhecem os planos de segurança e evacuação do Parque de Bela Vista, um espaço de 200.000 metros quadrados convertido em "Cidade do Rock".
No local, em seis dias divididos em dois fins-de-semana, de 28 a 30 de maio e de 4 a 6 de junho, haverá 70 apresentações, começando pela de McCartney, que será seguido de artistas como Peter Gabriel, Sting, Britney Spears, Metallica, Alejandro Sanz, Evanescence, Charlie Brown jr., Sugarbabes, Alicia Keys, Ivete Sangalo, e a portuguesa Mariza, além de horas de música eletrnica a cargo de DJs de todo o mundo.
Medina destacou a parte social do evento, pela ajuda que se entregará à organização "Childreach", que já tem garantido 250 mil euros.
Além disso, o festival, que tem como lema "Por um mundo melhor", vai ter debates sobre a paz no planeta com a presença de personalidades como o Nobel da paz timorense José Ramos Horta, que participará de uma homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, assassinado no Iraque em agosto do ano passado.
Em prol da paz, o Rock in Rio Lisboa também guardará três minutos de silêncio no dia 29, às 17.00 GMT (14.00 de Brasília), e Medina pediu que os meios de comunicação de todo o mundo o respeitem "por um mundo melhor".
A cadeia privada de televisão SIC e a emissora Rádio Renascença transmitirão todo o festival, que é também é um negócio no qual serão vendidos milhões de litros de bebidas e toneladas de sanduíches e outros comestíveis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure
Os álbuns dos Beatles mais possuídos (e os mais cobiçados) pelos colecionadores de discos
Dave Grohl explica porque não toca clássicos do Nirvana ao vivo


Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
Elton John é confirmado no Rock in Rio 2026
A música do AC/DC que Brian Johnson cantou pela primeira vez no Rock in Rio
Axl Rose: o simpático convite para jantar no Rock In Rio II
"Babá de Artista" do Rock in Rio diz que Iron Maiden não dá trabalho e são "gentleman"



