Por que Jimmy Page recuou e não tocou com Iron Maiden no Rock in Rio 2001?
Por Igor Miranda
Postado em 26 de novembro de 2020
Parece história de um universo paralelo, mas o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, faria uma participação especial no show que o Iron Maiden realizou no festival Rock in Rio 2001. A apresentação, inclusive, chegou a ser gravada e lançada mundialmente no álbum e vídeo ao vivo "Rock in Rio" (2002), mas Page não subiu ao palco para sua anunciada performance com o Maiden.
A história é abordada no livro "Jimmy Page no Brasil", do jornalista e escritor Leandro Souto Maior. A obra será lançada pela Garota FM Books e estará, até o dia 30 de novembro, em processo de financiamento coletivo no site Catarse, com benefícios aos apoiadores. A partir de dezembro, entrará em produção na gráfica e em pré-venda ao público, com detalhes a serem anunciados pela editora nas redes sociais.
Em suas 280 páginas, repletas de fotos, "Jimmy Page no Brasil" conta a história dos anos em que o guitarrista do Led Zeppelin morou no Brasil, casando-se com Jimena Gómez, americana radicada no Brasil, e envolvendo-se em projetos beneficentes, como a criação da Casa Jimmy. Há, ainda, diversas histórias inusitadas - como a participação junto ao Iron Maiden no Rock in Rio 2001 que acabou não rolando.
Às vésperas do evento, Jimmy Page concedeu uma entrevista coletiva ao lado do Iron Maiden. Na ocasião, além de prometer que iria subir ao palco para tocar com eles, o músico envolveu a banda em um projeto beneficente de uma ONG apoiada por Nathalie Dufresne-Smith, esposa de Adrian Smith, guitarrista do Maiden.
"O Jimmy veio ao Rock in Rio em 2001, provavelmente já estava no Brasil, e participou de uma entrevista coletiva com o Iron Maiden. A esposa do Adrian Smith era uma das patronas da ONG que a Jimena fundou, chamada ABC Trust. Como o Jimmy já estava no Brasil, o Iron Maiden viria e as duas esposas atuavam nessa seara de causas sociais, surgiu essa ideia do Iron Maiden autografar uma guitarra que foi leiloada em prol da instituição", contou Leandro Souto Maior, em entrevista ao site Igor Miranda.
Segundo o autor, Jimmy Page chegou a dizer tanto para o jornal ‘O Globo’ quanto para o ‘Jornal do Brasil’ que tocaria no show do Iron Maiden. A informação, claro, foi estampada nas capas de jornais e fez com que vários fãs de Page comprassem ingressos, de última hora, para a apresentação.
O problema é que Jimmy não subiu ao palco. A explicação foi dada pelo próprio guitarrista, no dia seguinte, à revista ‘Rolling Stone Brasil’: dores nas costas.
"Na época, realmente, ele sofria de dores nas costas, muito provavelmente por carregar sua pesadíssima Gibson Les Paul abaixo do joelho. Então, ele falou que sabia que se subisse ao palco, acabaria pulando e curtindo, o que poderia causar uma lesão séria", confirmou o autor do livro.
A entrevista com Leandro Souto Maior, com outras curiosidades que estão presentes no livro "Jimmy Page no Brasil", podem ser conferidas no site Igor Miranda.
Jimmy Page cita Iron Maiden e Rock in Rio 2001 nas redes
Em seu site oficial e em postagem nas redes sociais, Jimmy Page já se recordou da ocasião algumas vezes. O guitarrista costuma fazer uma série de publicações onde se recorda de situações passadas nas datas em que ocorreram.
Geralmente, nos dias 19 de janeiro, Page destaca em suas redes que "naquele dia em 2001", assistiu ao show do Iron Maiden no Rock in Rio. O músico não comenta que a ideia original era tê-lo em uma participação especial.
"Neste dia em 2001, assisti ao show do Iron Maiden no Rock in Rio. Por estar no Brasil, pude aceitar um convite para assistir à banda. Rob Halford, do Judas Priest, gentilmente me deu uma carona no helicóptero e aqui está uma foto minha nos bastidores tocando uma guitarra que me parece ter sido assinada e destinada à caridade. O Iron Maiden filmou esse show com uma de suas melhores plateias em todo o mundo. Sempre memorável, o Rock in Rio - os brasileiros sabem como curtir mesmo em uma festa pequena, imagine então como são em um grande festival", diz Page, no texto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Nikki Sixx (Mötley Crüe) não gosta de ver artistas de 65 anos agindo como se tivessem 25
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Jimmy Page: relembrando o show do Iron Maiden no Brasil
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"
O álbum do Iron Maiden com Bruce Dickinson que Paul Di'Anno achou incrível


