Portugueses trazem Aerosmith e Linkin' Park para RJ
Fonte: Jornal O Globo
Postado em 12 de maio de 2004
O Jornal O Globo publicou uma matéria dizendo que LINKIN' PARK e AEROSMITH devem vir ao Brasil para um mini-festival em setembro; confira abaixo a íntegra da matéria:
Se o Rock in Rio, que começa no fim deste mês em Lisboa, ataca o mercado português de música pop, os portugueses dão um bom troco a partir de hoje no Brasil. Com direito a show inédito do ministro Gilberto Gil para mil convidados na Marina da Glória, o grupo português 2R Entretenimento marca seu estabelecimento no Brasil. E já anuncia um megaevento: a vinda ao país do Linkin Park, a banda de rock mais popular da atualidade, para um mini-festival na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, ao lado do Aerosmith e de duas bandas brasileiras ainda a definir.
O evento, marcado para os dias 10 e 11 de setembro, deve ser anual e acontecerá sempre na Semana da Independência. Uma homenagem dos jovens empresários lusitanos Pedro Martins, 29 anos, e José Leyras, 36, que têm projetos de longo prazo na ex-colônia.
— Escolhemos fazer nosso primeiro investimento externo no Brasil devido aos vínculos culturais e lingüísticos mas, também, pela lacuna grande que existe no país na área de grandes shows — diz Martins.
Grupo espera aqui a "mesma liberdade" de Medina lá
O grupo, que planeja investir cerca de dez milhões de euros no Brasil até o fim do ano, R$ 300 mil somente na festa de hoje, abre escritório no Flamengo, no Rio. Escolheu a cidade por ela ser a caixa de ressonância para o resto do país e a principal referência para turistas. Empregará, segundo Martins, de sete a dez funcionários fixos, 300 pessoas na fase de pré-produção e até duas mil durante o primeiro evento.
— Nossa base será o Rio mas faremos alguns eventos também em São Paulo — diz o empresário. — Esse primeiro festival será só no Rio, mas o Linkin Park nós levaremos para São Paulo, para um mega-show no Morumbi. Decidimos-nos estabelecer no Rio pois o que acontece aqui acontece no Brasil todo.
Em Portugal, o 2R só trabalha com grandes shows. Já levou a terras lusitanas artistas como U2, Elton John, Iggy Pop, Brian Ferry, Shakira, Lionel Richie, Marilyn Manson e a brasileira Daniela Mercury, entre outros. Além disso, são gestores de estádios de futebol e organizadores do setor de entretenimento da Eurocopa de 2004, a copa européia de seleções, que acontece este ano em Portugal.
Martins garante que a crise econômica que afeta a área de entretenimento no Brasil não assusta o grupo.
— O mundo está em crise, não é só o Brasil, mas nosso projeto é a longo prazo — diz. — Nosso diferencial é englobar toda a atividade, da organização à comercialização do evento.
Ontem, os portugueses ainda estavam negociando com os patrocinadores brasileiros do primeiro evento, que já tem o apoio da Riotur e demais orgãos ligados ao turismo no Rio. Martins diz que uma empresa brasileira de grande porte será o principal patrocinador.
— Só espero que tenhamos aqui a mesma liberdade de ação que o Rock in Rio teve em Portugal — dispara Martins, sem esconder uma ponta de ironia quanto a Roberto Medina, seu concorrente agora nos dois lados do Atlântico.
Martins diz que a ação do grupo vai se pautar por critérios puramente empresariais. A escolha do Linkin Park como principal atração se deu, por exemplo, através de pesquisas: a banda americana de new metal, que mistura rap e rock e conquistou a juventude do planeta, foi apontada como a mais aguardada pela garotada brasileira. O Aerosmith, que não vem ao Brasil desde 1994, também mantém a popularidade em alta no país.
(Fonte: Jornal O Globo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps