Rock in Rio Lisboa recomeça com Metallica
Fonte: Terra Música
Postado em 04 de junho de 2004
O Festival Rock in Rio Lisboa entra nessa sexta-feira em sua reta final, com mais três dias de atuações e a esperança de que aumentem os espectadores em relação à primeira semana. Além disso, a organização já pensa em uma nova edição, em 2007, simultânea em três cidades de outros continentes.
De hoje até domingo, os organizadores esperam que mais ou menos 230 mil espectadores compareçam à chamada "Cidade do Rock", instalada no parque lisboeta de Bela Vista, para presenciar shows de artistas como Metallica, Britney Spears, Sting e o espanhol Alejandro Sanz, entre outros.
Caso sejam cumpridas essas expectativas, o Rock in Rio Lisboa, que teve por volta de 155 mil pessoas nos três primeiros dias, de 28 a 30 de maio, totalizará pouco menos de 400 mil espectadores, um terço a menos que os 600 mil que esperavam quando foi anunciada a iniciativa, mas um número considerado satisfatório.
O empresário brasileiro Roberto Medina, promotor do festival, explicou que os shows deste fim de semana se dirigem cada dia a um público diferente e que assim, "a sexta-feira é o dia do rock, com bandas difíceis de superar no panorama musical, como Metallica, Incubus, Slipknot e Sepultura".
"O sábado é dedicado ao público adolescente e aos pais", que também gostam de artistas como Black Eyes Peas, Sugababes ou Britney Spears, que precederá a brasileira Daniela Mercury, no show que fechará o quinto dia.
O domingo é para Medina o "broche de ouro" e o dia "principal, porque o cartaz é muito forte", com Sting, Alicia Keys, Ivete Sangalo, o português Pedro Abrunhosa e o espanhol Alejandro Sanz", de quem assinalou que "não só é muito conhecido na Espanha, mas também na América e em Portugal".
Além disso, no palco "Raízes", os entusiastas da música étnica poderão ver shows dos Gaiteiros de Lisboa, da cantora argelina Suad Masi, do espanhol Javier Ruibal, do vietnamita Nguyen Le ou da fadista portuguesa Mariza, melhor artista européia para a BBC em 2003.
O festival, que tem como lema "Por um mundo melhor", terá também debates sobre o capitalismo pela paz ou a natureza da paz, e renderá homenagem ao assassinado diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, no qual participará o ministro timorense de Assuntos Exteriores e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta.
Inaugurado com um show solo do ex-beatle Paul McCartney, no último dia 28, pelo Rock in Rio passaram em seus três primeiros dias artistas como Peter Gabriel, Gilberto Gil (atual ministro da Cultura do Brasil), Evanescence e Foo Fighters.
Roberto Medina, que assegura que a próxima edição é seu "grande sonho", anunciará no domingo as datas de 2007 em que será realizado em três cidades do mundo simultaneamente: Lisboa, Rio de Janeiro e Sydney. O Rock in Rio Lisboa é a primeira edição que acontece longe da cidade carioca, onde Roberto Medina organizou as três anteriores em 1985, 1991 e 2001.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps