Adolescentes vão aprender rock na escola
Fonte: UOL Música
Postado em 27 de outubro de 2004
BUENOS AIRES (Reuters) - Buenos Aires terá a partir de 2005 a primeira escola de ensino médio que vai ensinar rock e pop a seus alunos num estabelecimento com professores e decoração roqueira.
"Não temos nenhum antecedente de incorporação da música -- muito menos do rock e do pop -- à estrutura oficial da escola de ensino médio. Acho que seremos inovadores", disse à Reuters o representante da escola, Ariel Garbarz. Depois da mudança em seu programa, a escola mudou de nome e passará a se chamar "Palermo Sounder".
Os primeiros formados em 2010 vão receber não apenas o diploma de conclusão do ensino médio, mas também um diploma de "intérprete e instrumentista de música contemporânea (rock e pop)".
Das 7h40 às 13h os alunos farão as matérias convencionais de suas séries. Após o horário do almoço, terão duas horas por dia de matérias musicais.
Desde a aprovação oficial de seu plano de estudos pouco convencional, a escola já está aceitando matrículas para 2005.
Nos corredores do colégio, em lugar de bustos de figuras da história nacional argentina estão penduradas imagens de grupos de rock nacionais e internacionais. Todas as salas de aula estão equipadas com instrumentos musicais.
O projeto inovador está gerando grande expectativa entre os pais de adolescentes que resistem à escola de ensino médio convencional.
Entre as novas matérias que serão dadas no Palermo Sounder figuram percepção auditiva e educação vocal, ensino de instrumento, conjunto, improvisação, harmonia, composição, gravação digital, história e análise da música e análise do rock e do pop.
Também haverá matérias optativas que "visam ajudar a inserir os alunos no mercado de trabalho", como organização de bandas musicais, desenho de cenários e figurinos, marketing para artes musicais e outras.
RECUPERANDO VALORES
De acordo com a direção do Palermo Sounder, a educação musical transmite valores muito necessários aos jovens de hoje, tais como saber ouvir os outros, respeitar as diferenças, trabalhar em equipe e comunicar-se com os colegas.
O representante legal do colégio observou que hoje em dia os adolescentes têm dificuldades de comunicação, para montar um projeto pessoal, para trabalhar em grupo, para fazer-se respeitar e para respeitar o outro. Ele destacou que o tipo de ensino proposto pelo colégio visa melhorar as carências.
"A possibilidade de trabalhar em grupo numa banda, numa orquestra, e de incorporar a música a um ensino oficial, permite ir reconstruindo todos os valores distorcidos dos jovens de hoje", concluiu Garbarz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
Angus Young enlouquecia "vendedores de substâncias" quando o AC/DC tocava nos EUA
A específica exigência de Sharon à esposa de Zakk Wylde para ele entrar na banda de Ozzy
O motivo do polêmico comercial de cigarros que Whitesnake fez com o Roupa Nova
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?
Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Andre Matos declara: "O Angra tinha que acabar!"



