Rick Wakeman diz que rock progressivo foi libertador
Fonte: UOL Música
Postado em 19 de abril de 2005
HAVANA, 18 abr (AFP) - O tecladista britânico Rick Wakeman, ex-integrante do grupo Yes, um dos artistas mais famosos do rock progressivo, disse nesta segunda-feira, em Havana, que este estilo musical significou para ele libertar-se dos interesses comerciais.
"Para mim o rock progressivo significou a liberdade. O músico toca o que quer tocar, não o que executivo ou o comercial lhe diz que faça", afirmou Wakeman em entrevista coletiva prévia aos três shows que ele dará na ilha.
Descontraído e muito entusiasmado por estar em Cuba, país que disse ter querido visitar há 20 anos, Wakeman seduziu sua platéia, formada quase que integralmente por jornalistas e músicos locais.
"Os músicos progressivos, os músicos de jazz, querem ter a liberdade de dizer o que querem dizer", destacou o tecladista, nascido em 1948.
O músico se apresentará nos dias 22 e 23 de abril no teatro Karl Marx, o maior de Cuba, com capacidade para cinco mil pessoas, e será acompanhado dos grupos suíço, Cross Fires, e britânico, New English Rock Ensemble.
Sua última apresentação na capital cubana será na Praça Antiimperialista José Martí, em frente à sede da Seção de Interesses dos Estados Unidos, quando subirá ao palco com o grupo cubano Síntesis.
Egresso da música clássica, Wakeman começou sua carreira profissional em 1963, quando entrou para o Atlantic Blues antes de integrar o grupo Yes, com o qual gravou "Fragile" e "Close to the edge", ambos em 1972, que o lançaram ao estrelato.
Em sua carreira solo, teve grande sucesso com trabalhos como "The Six Wives of Henry VIII" (1973) e "Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table" (1975).
Os concertos de Wakeman em Havana serão gravados e apresentados em um DVD intitulado "Hecho en Cuba", que será promovido na Europa, informou o Instituto Cubano da Música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A banda esquecida que dominou 1969 e passou 48 semanas nas paradas
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
Mick Taylor sobre Rolling Stones: "Não conseguia acreditar como eles soavam mal"
Kiss queria Ace Frehley nos últimos shows, mas ele impôs condição impossível
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O hit progressivo dos Mutantes que mistura Yes com samba e encantou Flávio Venturini
Os 10 melhores discos do rock dos anos 70, segundo o RYM



