Rick Wakeman diz que rock progressivo foi libertador
Fonte: UOL Música
Postado em 19 de abril de 2005
HAVANA, 18 abr (AFP) - O tecladista britânico Rick Wakeman, ex-integrante do grupo Yes, um dos artistas mais famosos do rock progressivo, disse nesta segunda-feira, em Havana, que este estilo musical significou para ele libertar-se dos interesses comerciais.
"Para mim o rock progressivo significou a liberdade. O músico toca o que quer tocar, não o que executivo ou o comercial lhe diz que faça", afirmou Wakeman em entrevista coletiva prévia aos três shows que ele dará na ilha.
Descontraído e muito entusiasmado por estar em Cuba, país que disse ter querido visitar há 20 anos, Wakeman seduziu sua platéia, formada quase que integralmente por jornalistas e músicos locais.
"Os músicos progressivos, os músicos de jazz, querem ter a liberdade de dizer o que querem dizer", destacou o tecladista, nascido em 1948.
O músico se apresentará nos dias 22 e 23 de abril no teatro Karl Marx, o maior de Cuba, com capacidade para cinco mil pessoas, e será acompanhado dos grupos suíço, Cross Fires, e britânico, New English Rock Ensemble.
Sua última apresentação na capital cubana será na Praça Antiimperialista José Martí, em frente à sede da Seção de Interesses dos Estados Unidos, quando subirá ao palco com o grupo cubano Síntesis.
Egresso da música clássica, Wakeman começou sua carreira profissional em 1963, quando entrou para o Atlantic Blues antes de integrar o grupo Yes, com o qual gravou "Fragile" e "Close to the edge", ambos em 1972, que o lançaram ao estrelato.
Em sua carreira solo, teve grande sucesso com trabalhos como "The Six Wives of Henry VIII" (1973) e "Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table" (1975).
Os concertos de Wakeman em Havana serão gravados e apresentados em um DVD intitulado "Hecho en Cuba", que será promovido na Europa, informou o Instituto Cubano da Música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine afirma que Megadeth fará anúncio "de outro mundo"
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
O baterista do prog que Neil Peart achava estar acima dos outros; "tudo o que eu queria"
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon com até 68% de desconto
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
Tony Iommi explica a diferença entre Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio
Rodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos
James Hetfield, do Metallica, admite que não aguenta o pretensioso Jon Bon Jovi

Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O disco do Yes que Rick Wakeman não suporta ouvir; "um álbum triste"
Les Claypool elege a linha de baixo mais difícil de nossa era, um clássico do prog rock
O hit progressivo dos Mutantes que mistura Yes com samba e encantou Flávio Venturini



