Religião Urbana: filme contará história de Renato Russo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Contigo!
Enviar correções  |  Ver Acessos

Por Tarso Araújo

A trajetória do cantor e compositor carioca que conquistou a juventude nacional nos anos 80, como líder da banda Legião Urbana, será contada em versão cinematográfica

No domingo retrasado (27), Renato Russo completou 45 anos. Apesar de Renato já estar morto há quase nove anos - ele morreu em outubro de 1996, vítima de aids -, sua música continua tão presente que é como se continuasse vivo. Renato foi um ícone da juventude da década de 80 e deixou um respeitável legado musical. Na liderança da banda Legião Urbana, ele cantou músicas que marcaram época, como Será, Eduardo e Mônica e Que País É Este?. O fenômeno Renato Russo/Legião Urbana é tão forte que até hoje os discos da banda figuram entre os de melhor vendagem. No ano passado, por exemplo, dois trabalhos da banda ficaram entre os dez mais vendidos: Como É Que se Diz Eu Te Amo, em sexto lugar, com 220 mil cópias vendidas, e Mais do Mesmo, em décimo, com 216 mil.

Para contar a densa trajetória do garoto que criou uma banda de rock em Brasília, vendeu mais de 10 milhões de discos e espalhou suas idéias e melodias por todo o país, o diretor Antônio Carlos da Fontoura, 65, e o produtor musical Luiz Fernando Borges, 56, que era amigo íntimo de Renato, lançarão um filme, cujo título provisório é Religião Urbana, numa alusão à quase idolatria dos fãs em relação à banda. Fontoura e Borges acabam de concluir a primeira versão do roteiro do longa, que deve ser lançado no próximo ano, como homenagem ao cantor, pelos dez anos de sua morte. O filme contará a trajetória de Renato Russo, desde a adolescência em Brasília até o início do Legião, culminando com o primeiro show do grupo, em julho de 1983, no Rio de Janeiro - sua terra-natal. O elenco ainda não foi definido.

A idéia inicial de Luiz Fernando Borges era fazer um documentário sobre a vida do cantor e do Legião Urbana. "Em 1999, estive com os pais de Renato, ofereci a possibilidade de eles acompanharem as gravações e eles me autorizaram a fazer o filme", conta Borges. Antônio Carlos da Fontoura só entrou no projeto depois. "Já conhecia e admirava o trabalho de Antônio. Ele gostou da idéia e se tornou meu parceiro", diz Borges. Foi de Fontoura a idéia de contar a vida de Renato da adolescência ao primeiro show do Legião. "É um trecho pouco conhecido e muito impactante da vida dele. Assim, o filme fica mais jovem e mais para cima", diz o diretor. Com esse enfoque, o episódio mais triste e trágico da vida de Renato Russo ficará de fora: a descoberta de que era portador do vírus da aids, em 1990, o que levou a sua morte, seis anos depois. Mas esse é o tipo de coisa que os fãs mais apaixonados - como os próprios autores do filme - preferem esquecer.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Cinema e TV"Todas as matérias sobre "Legião Urbana"Todas as matérias sobre "Renato Russo"


Enem 2019: prova do 1° dia tem Legião Urbana na capa, Cazuza e até MadonnaEm 26/10/1989: Legião Urbana lançava o álbum As Quatro Estações

Em 11/10/1996: morria Renato Russo, um dos maiores artistas de uma geraçãoEm 11/10/1996
Morria Renato Russo, um dos maiores artistas de uma geração

Capital Inicial: Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana, diz Dinho Ouro PretoCapital Inicial
"Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana", diz Dinho Ouro Preto

Homossexualidade: 6 canções do Rock nacional sobre o tema (vídeo)

Legião Urbana: desvendando a canção Pais e Filhos (vídeo)Legião Urbana
Desvendando a canção "Pais e Filhos" (vídeo)

Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiroPra discutir
Os 100 melhores discos do rock brasileiro

Legião Urbana: desvendando a canção Pais e Filhos (vídeo)Legião Urbana
Desvendando a canção "Pais e Filhos" (vídeo)

Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguaisSemelhança
Vocalistas de rock com vozes quase iguais


Tradução: The Dark Side Of The Moon, do Pink FloydTradução
The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd

Headbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humoradoHeadbangers
O preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

Megadeth: os melhores álbuns da banda segundo o About.comMegadeth
Os melhores álbuns da banda segundo o About.com

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1981

Depressão: 10 músicas que devem ser evitadasDepressão
10 músicas que devem ser evitadas

Guns N' Roses: Slash pensou em suicídio antes de sair da bandaGuns N' Roses
Slash pensou em suicídio antes de sair da banda

Led Zeppelin: Robert Plant diz que seria uma puta se aceitasse reuniãoLed Zeppelin
Robert Plant diz que seria "uma puta" se aceitasse reunião


adClio336|adClio336