Grateful Dead volta a liberar downloads
Fonte: Terra Música
Postado em 02 de dezembro de 2005
Frente a uma revolta lançada por seus fãs, o grupo Grateful Dead desistiu nesta quinta-feira de proibir a distribuição gratuita na Internet das músicas gravadas em shows da banda.
O grupo baseado em San Francisco havia pedido a um site de Internet independente para parar de colocar milhares das gravações do grupo disponíveis para download gratuito na Web.
Mas o fundador e diretor do site (www.archive.org), Brewster Kahle, disse em um comunicado que as cópias ilegais de músicas da banda haviam sido retomadas em downloads gratuitos.
A revogação foi feita depois que os fãs do grupo, conhecidos como "Deadheads", reagiram irritadamente aos relatos de que a banda havia pedido ao site que suspendesse os downloads.
Grateful Dead - Mais Novidades
Muitos viram o pedido como uma traição, já que o grupo sempre encorajou seus fãs a gravar seus shows e a trocar as fitas de graça. Alguns fãs chegaram a ameaçar parar de comprar o merchandising do grupo em uma petição on-line que logo reuniu mais de 5 mil assinaturas.
O baixista Phil Lesh colocou uma mensagem em seu próprio site na Internet, dizendo desconhecer o pedido da banda aos operadores do site.
"Eu realmente acho que a música é o legado do Grateful Dead e espero que de uma maneira ou de outra toda (a sua música) esteja disponível para quem quiser", escreveu Lesh.
O porta-voz do Grateful Dead, Dennis McNally, disse que uma das grandes preocupações da banda era que a troca de música pela Internet não criava o mesmo senso de comunidade que a troca de fitas pessoalmente.
A popularidade crescente da música digital e o mercado hoje liderado pela Apple Computer com seu serviço de busca de música e os populares iPods tornaram os downloads gratuitos na web uma questão problemática para bandas como o Grateful Dead.
Durante seu apogeu, o grupo ganhou fama ao realizar concertos improvisados, cujo repertório variava toda noite, o que incentivava os fãs a gravarem os shows e a trocarem as fitas.
A banda, que tradicionalmente enfatiza as turnês sobre as gravações em estúdio e a venda de discos, produziu milhões de dólares de rendas em seus concertos. Mas com a morte do cantor e guitarrista Jerry Garcia, em 1995, membros da banda não mantêm mais um cronograma de turnê, tornando a Internet uma importante fonte de rendas.
O Grateful Dead, que ganhou fama pela primeira vez com o estilo psicodélico durante os anos 1960, em San Francisco, oferece sua música no serviço da Apple iTunes, assim como em seu próprio site.
Reuters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
O inesperado esporte que Dado Villa-Lobos foi campeão na França e o fez perder dente
Lobão faz ranking com seus cinco guitarristas favoritos de todos os tempos
Bruce Dickinson prefere "Harry Potter" ou "O Senhor dos Anéis"?
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
8 artistas que passaram da conta e "lançaram álbuns demais"
Membro do Grateful Dead diz ter sido visitado por fantasma do lendário Jerry Garcia



