Grateful Dead volta a liberar downloads
Fonte: Terra Música
Postado em 02 de dezembro de 2005
Frente a uma revolta lançada por seus fãs, o grupo Grateful Dead desistiu nesta quinta-feira de proibir a distribuição gratuita na Internet das músicas gravadas em shows da banda.
O grupo baseado em San Francisco havia pedido a um site de Internet independente para parar de colocar milhares das gravações do grupo disponíveis para download gratuito na Web.
Mas o fundador e diretor do site (www.archive.org), Brewster Kahle, disse em um comunicado que as cópias ilegais de músicas da banda haviam sido retomadas em downloads gratuitos.
A revogação foi feita depois que os fãs do grupo, conhecidos como "Deadheads", reagiram irritadamente aos relatos de que a banda havia pedido ao site que suspendesse os downloads.
Grateful Dead - Mais Novidades
Muitos viram o pedido como uma traição, já que o grupo sempre encorajou seus fãs a gravar seus shows e a trocar as fitas de graça. Alguns fãs chegaram a ameaçar parar de comprar o merchandising do grupo em uma petição on-line que logo reuniu mais de 5 mil assinaturas.
O baixista Phil Lesh colocou uma mensagem em seu próprio site na Internet, dizendo desconhecer o pedido da banda aos operadores do site.
"Eu realmente acho que a música é o legado do Grateful Dead e espero que de uma maneira ou de outra toda (a sua música) esteja disponível para quem quiser", escreveu Lesh.
O porta-voz do Grateful Dead, Dennis McNally, disse que uma das grandes preocupações da banda era que a troca de música pela Internet não criava o mesmo senso de comunidade que a troca de fitas pessoalmente.
A popularidade crescente da música digital e o mercado hoje liderado pela Apple Computer com seu serviço de busca de música e os populares iPods tornaram os downloads gratuitos na web uma questão problemática para bandas como o Grateful Dead.
Durante seu apogeu, o grupo ganhou fama ao realizar concertos improvisados, cujo repertório variava toda noite, o que incentivava os fãs a gravarem os shows e a trocarem as fitas.
A banda, que tradicionalmente enfatiza as turnês sobre as gravações em estúdio e a venda de discos, produziu milhões de dólares de rendas em seus concertos. Mas com a morte do cantor e guitarrista Jerry Garcia, em 1995, membros da banda não mantêm mais um cronograma de turnê, tornando a Internet uma importante fonte de rendas.
O Grateful Dead, que ganhou fama pela primeira vez com o estilo psicodélico durante os anos 1960, em San Francisco, oferece sua música no serviço da Apple iTunes, assim como em seu próprio site.
Reuters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
As últimas duas bandas do rock nacional que impressionaram Roger do Ultraje a Rigor
O único membro do Iron Maiden que recusou convite para banda e único a ter 2ª chance
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi


8 artistas que passaram da conta e "lançaram álbuns demais"



