Neil Young libera faixas de graça na internet
Fonte: UOL Música
Postado em 23 de abril de 2006
Por Steve Gorman
LOS ANGELES (Reuters) - O recém-gravado álbum de protesto de Neil Young "Living With War", incluindo uma música que pede o impeachment do presidente dos EUA, George W. Bush, poderá ser ouvido gratuitamente na Internet na semana que vem, divulgou o selo do cantor na sexta-feira.
A partir de 28 de abril, os fãs podem entrar no site de Young (www.neilyoung.com) e ouvir as 10 faixas na íntegra, de graça, disse Bill Bentley, porta-voz da Reprise Records, selo do Warner Music Group.
O álbum estará à venda inicialmente por meio de download digital, a partir de 2 de maio, "e planejamos colocá-lo nas lojas assim que ele os CDs forem produzidos", disse Bentley.
Segundo ele, o selo espera que o disco esteja disponível nas lojas entre 5 e 15 de maio. "Neil quer colocar esse álbum na rua o mais rápido possível", afirmou Bentley.
Nascido no Canadá, o cantor e compositor de 60 anos, que aborda temas políticos e sociais há quatro décadas, compôs e gravou seu mais recente álbum de estúdio em duas semanas, com a participação de um coro de cem pessoas, segundo seu empresário Elliot Roberts.
Boa parte do disco é permeada por um sentimento de ultraje, prometendo na faixa título a "nunca mais matar" ("To never kill again"), zombando da conduta de Bush na guerra do Iraque em "Shock and Awe" e pedindo a queda do presidente numa canção provocadora intitulada "Let's Impeach the President".
O álbum também demonstra empatia para com os soldados separados de suas famílias e traz letras que ridicularizam a cultura de consumo, a corrupção política e o fundamentalismo religioso dos Estados Unidos.
Em seguida de "Let's Impeach the Presidente" vem uma das canções mais cheias de esperança do álbum, "Lookin' for a Leader" (Procurando um Líder), com uma letra que diz: "Someone walks among us ... and I hope he hears the call. And maybe it's a woman, or a black man after all" ("Alguém caminha entre nós... e espero que ele ouça o chamado. E talvez seja uma mulher, ou um homem negro afinal")
O álbum termina com uma versão a capella de "America the Beautiful".
Young, que apoiou verbalmente os esforços de Bush para aumentar os poderes do presidente após os atentados de 11 de setembro 2001, admitiu publicamente na sexta-feira a natureza provocadora de seu mais recente trabalho.
"Você sempre vai provocar alguém de forma errada quando canta 'let's impeach the presidente"', declarou ao Los Angeles Times. "Mas essa é essência deste país -- ser capaz de expressar suas opiniões." Young lança o álbum apenas sete meses depois de seu trabalho anterior, "Prairie Wind", que vendeu cerca de 450 mil cópias nos EUA, segundo a Nielsen SoundScan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O megahit do RPM inspirado diretamente em programa estilo "A Praça é Nossa"
Robert Trujillo explica que teve que segurar a onda quando entrou no Metallica
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney


O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
O vocalista que quase entrou no Crosby, Stills & Nash no lugar de Neil Young



