Andreas Kisser diz que "nem pagando as rádios tocam" Sepultura
Fonte: Terra Música
Postado em 28 de agosto de 2006
Mantendo o peso que arrebanhou uma horda de fãs, a banda brasileira Sepultura resolveu arriscar em duas frentes: gravar Dante XXI, um álbum conceitual baseado na obra A Divina Comédia, do autor italiano Dante Alighieri, e lançar este disco via selo próprio, a Krako Records, criado pelo baixista Paulo Xisto e pelo cineasta André Moraes. Foi a saída achada pela banda, que, segundo o guitarrista Andreas Kisser, "nem pagando jabá toca nas rádios daqui".
Se uma saída visa a maior liberdade de ação no território comercial, a segunda serve para mudar de ares. "A idéia veio da vontade de fazer algo diferente", conta Andreas. "Sugeri fazermos baseado em Laranja Mecânica (do autor Anthony Burgess), mas o Derrick (Green, vocalista) falou no Divina Comédia, que ele leu na escola."
O resultado é um álbum que toma o livro como referência, tanto nas melodias quanto na arte do CD e nas letras. O álbum divide-se entre Inferno, Purgatório e Paraíso, cada qual com uma sonoridade distinta. A iniciativa não chega a ser, em si, inovadora, mas Andreas aponta a principal diferença em relação a outros trabalhos inspirados na obra. "O que torna nosso Dante especial é a conexão que fazemos com os dias de hoje", opina Andreas.
A faixa Dark Wood of Error, que abre o disco, menciona diretamente os EUA, o Reino Unido e as Nações Unidas como as cabeças da "Besta" que obstrui o caminho de Dante. "Essas três instituições comandam o mundo e são responsáveis por coisas como as taxas de agricultura ou burocracia", explica Andreas.
A recepção, até agora, tem sido positiva, avaliam os músicos, "até entre os fundamentalistas da era Roots (disco de 1996)". A avaliação fica mais difícil de ser feita quando o assunto é a saída do baterista Iggor Cavalera. "Não dá pra falar de forma geral como é a reação. Respeito a atitude dele de sair nesse momento", diz Andreas. "As portas estão sempre abertas", completa.
No lugar de Iggor foi escalado o mineiro Jean Dolabella, 28 anos, ex-Udora e fã confesso do Sepultura. "Um dos primeiros shows que vi na vida foi do Sepultura", conta o músico.
Quanto às novidades, Paulo Xisto resume: "É diferente mas é igual, mesmo com a entrada do Jean: a mesma pegada, o mesmo espírito".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Michale Graves não se enxerga mais como parte do punk e já começou mudança na carreira
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Mike McCready relembra colegas mortos da cena grunge e questiona: "Valeu a pena?"
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
O dia que Blaze Bayley achou que sua voz parecia com a de Ronnie James Dio (e se enganou)
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Quando Roberto Carlos se aproximou do Heavy Metal nos anos 80 com uma música sombria
"Hi Regis, I'm Paul!": o dia em que Paul McCartney ligou para Regis Tadeu
O recado sem-vergonha que Raimundos escondia no material que ia para rádios populares


Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Como Max Cavalera gostaria de ser lembrado no futuro, segundo suas palavras
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Max Cavalera diz que o mundo do metal nunca mais foi o mesmo após "Roots"
Como a morte precoce do pai colocou Max Cavalera no mundo do metal
Max Cavalera relembra o primeiro (e caótico) show do Sepultura
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
O disco clássico do Sepultura que fez Foo Fighters perder 50 mil dólares
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal



