Andreas Kisser diz que "nem pagando as rádios tocam" Sepultura
Fonte: Terra Música
Postado em 28 de agosto de 2006
Mantendo o peso que arrebanhou uma horda de fãs, a banda brasileira Sepultura resolveu arriscar em duas frentes: gravar Dante XXI, um álbum conceitual baseado na obra A Divina Comédia, do autor italiano Dante Alighieri, e lançar este disco via selo próprio, a Krako Records, criado pelo baixista Paulo Xisto e pelo cineasta André Moraes. Foi a saída achada pela banda, que, segundo o guitarrista Andreas Kisser, "nem pagando jabá toca nas rádios daqui".
Se uma saída visa a maior liberdade de ação no território comercial, a segunda serve para mudar de ares. "A idéia veio da vontade de fazer algo diferente", conta Andreas. "Sugeri fazermos baseado em Laranja Mecânica (do autor Anthony Burgess), mas o Derrick (Green, vocalista) falou no Divina Comédia, que ele leu na escola."
O resultado é um álbum que toma o livro como referência, tanto nas melodias quanto na arte do CD e nas letras. O álbum divide-se entre Inferno, Purgatório e Paraíso, cada qual com uma sonoridade distinta. A iniciativa não chega a ser, em si, inovadora, mas Andreas aponta a principal diferença em relação a outros trabalhos inspirados na obra. "O que torna nosso Dante especial é a conexão que fazemos com os dias de hoje", opina Andreas.
A faixa Dark Wood of Error, que abre o disco, menciona diretamente os EUA, o Reino Unido e as Nações Unidas como as cabeças da "Besta" que obstrui o caminho de Dante. "Essas três instituições comandam o mundo e são responsáveis por coisas como as taxas de agricultura ou burocracia", explica Andreas.
A recepção, até agora, tem sido positiva, avaliam os músicos, "até entre os fundamentalistas da era Roots (disco de 1996)". A avaliação fica mais difícil de ser feita quando o assunto é a saída do baterista Iggor Cavalera. "Não dá pra falar de forma geral como é a reação. Respeito a atitude dele de sair nesse momento", diz Andreas. "As portas estão sempre abertas", completa.
No lugar de Iggor foi escalado o mineiro Jean Dolabella, 28 anos, ex-Udora e fã confesso do Sepultura. "Um dos primeiros shows que vi na vida foi do Sepultura", conta o músico.
Quanto às novidades, Paulo Xisto resume: "É diferente mas é igual, mesmo com a entrada do Jean: a mesma pegada, o mesmo espírito".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Max Cavalera diz que quase teve ataque do coração quando Iggor ligou para retomar contato
As três bandas listadas por Gene Simmons como maiores influências do Kiss
Kiko Loureiro comenta a diferença entre tocar no Angra e no Megadeth

Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Como Max Cavalera gostaria de ser lembrado no futuro, segundo suas palavras
Max Cavalera diz que o mundo do metal nunca mais foi o mesmo após "Roots"
Como a morte precoce do pai colocou Max Cavalera no mundo do metal
Max Cavalera relembra o primeiro (e caótico) show do Sepultura
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
O disco clássico do Sepultura que fez Foo Fighters perder 50 mil dólares
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal



