Don Brewer mantém o Grand Funk firme e forte
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: The Dallas Observer
Postado em 11 de setembro de 2006
"Mark Farner já não toca conosco há quase oito anos", diz Don Brewer, sem tentar esconder seu ressentimento. Brewer, baterista e co-fundador do GRAND FUNK RAILROAD, uma das bandas mais detestadas pela crítica, mas com imensa popularidade no final dos anos 60 e início dos 70, tem conseguido manter o grupo unido sem o seu membro mais popular.
"Eu vejo a formação atual como qualquer outra encarnação da banda", diz Brewer. Mas a idéia de Farner ainda estar ativo na corporação que controla o nome da banda parece atormentá-lo: "Nosso relacionamento está um pouco abalado, mas [Farner] ainda é um parceiro nos negócios", admite ele, com má vontade.
Grand Funk Railroad - Mais Novidades
Manter reunida alguma encarnação do grupo por mais de três décadas tem sido uma tarefa difícil para Brewer. A formação clássica teve o seu auge em 1973 com "We’re an American Band" (uma música que Brewer compôs e cantou), mas Farner abandonou o grupo três anos depois. Após se reunir no final dos anos 80, a banda se separou mais uma vez porque Farner se converteu ao Cristianismo.
Brewer esperou por uma oportunidade, tocando com Bob Seger, mas decidiu ressuscitar o GFR novamente em 1996, em parte porque ele ansiava por aquela ligação com o povo americano. "Todo mundo sempre achou que o Grand Funk era 'A Banda Americana'", diz Brewer. "Somos de Flint, Michigan, e éramos uma banda de garagem, mas que conseguiu estourar".
Essa nostalgia, sem mencionar o fato de que o Grand Funk ainda consegue lotar shows, tocando para mais de duzentos e cinqüenta mil fãs num período de três meses em 1997, contribuiu para a decisão de Brewer de manter o nome vivo. Como Farner decidiu retomar sua carreira solo, Brewer recrutou Max Carl (do 38 SPECIAL), o ex-guitarrista do KISS Bruce Kulick e voltou pra estrada, principalmente para todos os fãs de classe média do meio-oeste americano que fizeram com que a banda ficasse famosa.
"Nunca fomos os queridinhos de Nova Iorque ou de Los Angeles", diz Brewer. "Sempre estivemos mais ligados a Des Moines, Iowa, Toledo, Ohio. Foram nesses lugares que realmente estouramos e também onde continuamos a fazer sucesso".
A mais recente encarnação do Grand Funk vem fazendo turnês com freqüência desde 2000, tocando os hits esperados ("I’m Your Captain", juntamente com o ritmo pesado de "The Loco-Motion" e "Some Kind of Wonderful"), enquanto pensam em voltar para o estúdio, algo que somente as restrições impostas para se tocar nas rádios atuais poderiam impedir. "Nós temos novas músicas que tocamos no show", diz Brewer. "Mas é impossível fazer as rádios de rock clássico tocarem coisas novas e é difícil fazer qualquer outro tipo de estação tocar algo de uma banda associada ao rock clássico".
Mas Don Brewer não se deixa desanimar pelo próprio ceticismo e tenta manter essas memórias vivas. "Frank Zappa disse que nós simplesmente cantávamos bem e tocávamos bem, e isso é o que ainda procuramos fazer".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
A banda que para o ator Tom Hanks superava os Beatles; "muito melhor"
A complexa música do Queen que para Brian May "precisaria de 10 guitarristas para tocar"
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos

A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"



