Blackmore's Night: Richie Blackmore explica influência renascentista
Por Nelson Arakaki Jr
Fonte: Brave Words
Postado em 19 de dezembro de 2006
Uma entrevista com o guitarrista do BLACKMORE'S NIGHT, o lendário Richie Blackmore [ex-DEEP PURPLE, ex-RAINBOW] e sua vocalista/esposa Candice foi publicada no MySpace.com em dezembro de 2006. Leia alguns trechos a seguir.
Blackmores Night - Mais Novidades
Quando criança, o que você pretendia ser e quando você descobriu seu talento com a guitarra?
"Eu queria tocar trompete como as pessoas que eu ouvia à medida que eu ia crescendo. Mas então meu pai me comprou uma guitarra e disse: 'Se você não tocar isso, eu vou quebrar na sua cabeça'. Então eu comecei a ter aulas, mas fiquei enjoado delas e comecei a estudar por conta própria. Sempre me relacionei mais com a guitarra do que com as pessoas".
Quais artistas você admirava antes de seguir sua própria carreira musical?
"BIG JIM SULLIVAN, SCOTTY MOORE, CHET ATKINS, BUDDY HOLLY, BOB DYLAN, só para citar alguns".
O Blackmore's Night é praticamente uma despedida do rock clássico que caracterizou os primeiros 30 anos de sua carreira. O que lhe atraiu nesse estilo renascentista de música?
"Tenho ouvido música renascentista desde 1971 quando vi pela primeira vez o "Wives of Henry the 8th" da BBC. Ouvi pela primeira vez David Munrow com a Early Music Consort of London e fiquei imediatamente atraído por aquela música. Era tão honesta, algo que não se vê na música de hoje. Eu adorava o som daqueles ricos espetáculos musicais, os sackbutts [instrumento medieval que lembra um trombone], os crumhorns [instrumento medieval de sopro com dupla lingüeta e uma tuba curva na extremidade] e os shawms [espécie de antepassado do oboé moderno]. Era o rock daqueles tempos. Até mesmo enquanto escrevia músicas do Deep Purple, por exemplo, Smoke on the Water, o riff é feito em 'quartas' e 'quintas' - uma escala modal medieval. Isso a fez parecer mais sombria e com um ar ameaçador. Não é como as músicas pop em 'terças' de hoje. Nós estávamos até utilizando umas idéias baseadas na renascença no Rainbow, como 'Temple of the King', ou '16th Century Greensleeves', então pode-se dizer que a música da renascença tem sido uma influência na minha música desde o início".
Nota do tradutor: O "Early Music Consort of London" era um grupo musical fundado em 1967 pelo professor da Universidade de Leicester, David Munrow e dedicado à música épica / medieval que fez muito sucesso na Inglaterra, com mais de 50 LPs lançados, turnês pela Europa e composição de trilhas sonoras para séries de TV da BBC, em especial sobre a vida de Henrique VIII e Elizabeth I, e que encerrou suas atividades em 1976 após o suicídio de Munrow.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
Nicko McBrain diz que se sentiu traído por Bruce Dickinson antes da volta ao Iron Maiden
O motivo que levou Alissa White-Gluz a se juntar ao DragonForce, segundo a própria
Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Kiss gravou uma nova música, confirma Gene Simmons
Roy Khan traz turnê "The Black Halo And Beyond" ao Brasil
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Bruce Dickinson critica altos preços de ingressos: "Queremos fãs de verdade na primeira fila"
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
Rainbow: Blackmore explica porque serão apenas músicos novos


