Rush: comentários e fotos da estrada
Por Leão Carvalho
Fonte: BraveWords
Postado em 13 de agosto de 2007
O baterista da banda RUSH, Neil Peart, publicou o seguinte diário durante a atual turnê do album Snakes & Arrows:
"Com apenas alguns dias em casa após a primeira parte da turnê de 'Snakes & Arrows' (16 shows, 11.676 km andando de motocicleta), essa certamente será a ‘versão reduzida’. Ainda assim, eu gostaria de tentar postar algo novo.
Fotografias dos shows estão extensamente disponíveis em outros lugares (minha visão da platéia nessa turnê tem sido inundada com inúmeras câmeras de telefones celulares, aparecendo como periscópios), então eu pensei em mostrar apenas algumas fotos sobre a motocicleta. Nessa turnê, Michael e eu nem mesmo levamos câmeras conosco nas motos, quanto mais nos importamos em diminuir o nosso contínuo passo para tirar fotos, mas recentemente tivemos um entusiasta-da-câmera como nosso "viajante convidado", Richard S. Foster. O nome pode significar algo para os dedicados leitores de créditos de álbuns – nossa música "Red Barchetta" tinha uma nota nas partes das letras, "Inspirado em ‘Uma Agradável Viagem Matinal’ por Richard S. Foster.".
Eu sei que Rick (como ele é conhecido por seus amigos, entre os quais agora me incluo) planeja contar nossa história em outro fórum, e é uma incrível seqüência de coincidências e sincronismos.
A versão resumida (eu continuo dizendo isso) é que, apesar de minhas tentativas nos idos de 1980 de contatar o autor do conto que inspirou ‘Red Barchetta’ – uma história que eu havia lido em uma edição da revista Road & Track de 1973 – nós só conseguimos entrar em contato recentemente.
Rick viajou com Michael e eu por entre as estradas vicinais (as realmente vicinais) de West Virginia por alguns dias entre os shows que ocorreram perto de Washington e perto de Pittsburgh (muitos dos anfiteatros estão nas áreas suburbanas) e ele apareceu em seu primeiro show do Rush em (ou perto de) Boston.
Mas essa é sua história e vou deixá-lo contar. Michael deixou Rick com apenas um pedido, do filme ‘Quase Famosos’, quando o vocalista diz para a jovem jornalista: "Apenas nos faça parecer legais.".
O quão bem Rick teve sucesso com esse desafio, o leitor pode julgar neste link.
Para Michael e eu, foi especial simplesmente por ter algumas fotografias de nós na motocicleta, algo que fazemos todos os dias, então é bom ter algo documentado dessa maneira. Depois da última turnê, quando eu estava focado em juntar notas para o livro que se tornou ‘Roadshow’, essa vez eu tenho sentido uma real sensação de liberdade – a liberdade de não ter que documentar nada. Eu simplesmente posso experienciar, pensar sobre os fatos ou não e deixar o dia fluir por mim como quiser.
Dito isso, até agora essa turnê tem certamente merecido um livro também. Eu meio que gostaria que alguém estivesse escrevendo um sobre ela, mas não creio que serei eu. Minhas notas do diário consistem apenas da quilometragem percorrida no dia – apesar de eu não conseguir resistir a anotar alguns cartazes de igrejas: "Dê a Satã Um Centímetro, Logo Ele Reinará" (um trocadilho em inglês com Ruler ter o significado de Reinar e de Régua), e um que eu simplesmente amo: "Errar é Humano, Mas Pode Ser Melhorado". Muito bom. E eu admiro essas frases não apenas pelo sentimento genuíno, mas pela bela construção sintática também.
Outro cartaz de igreja me chamou a atenção por causa da palavra "infiel", como em nossa música em Snakes & Arrows. Esse parecia um pouco mais perverso, no entanto: "E Jesus Respondeu, dizendo: ‘Vocês São uma Geração Infiel e Perversa.".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Por que Axl Rose, do Guns N' Roses, fugia do traíra Dave Mustaine no Rock in Rio 1991
A faixa do "Dark Side" que para Roger Waters resistiu mais ao teste do tempo que as outras
A preocupação de John Lennon com Ringo Starr: "Não quero que termine pobre"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos



